quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal e um ótimo 2012

Desejo a toda população de Macatuba e todas as pessoas que incetivam e colaboram com a literatura e a leitura um Feliz Natal e um próspero 2012.

Obrigado a todos!!!
Equipe da Biblioteca Municipal


Veja abaixo algumas fotos da decoração Natalina da cidade de Macatuba realizada pela Prefeitura Municipal.



Fonte: Prefeitura Municipal de Macatuba

Inscrições Virada Cultural Paulista 2012

Inscrições abertas para a Virada Cultural Paulista 2012

Inscrições para a Virada Cultural Paulista

Estão abertas as inscrições para os grupos e artistas que desejam participar da edição de 2012 da Virada Cultural Paulista. Os interessados devem acessar aqui o formulário relativo à Virada. A seleção de artistas será realizada pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria. O período de inscrições termina em 06 de janeiro de 2012.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEC
Data: 28/11/2011

Biblioteca Municipal de Macatuba recebe mais de 1700 gibis



Na semana passada, os funcionários da biblioteca municipal “Carlos Drummond de Andrade”, se surpreenderam com a quantidade e conservação de mais de 1700 gibis doados.

Segundo Andréia Fidélis de Freitas, bibliotecária, os gibis estão praticamente novos e a coleção é muito grande com personagens famosos como Batman, Super Man, Homem aranha, X-man, Lanterna verde e inclusive edições especiais. “Na área de gibis nós tínhamos apenas a coleção da turma da Mônica e turma da Mônica jovem. Agora os 1700 gibis doados também”, diz apontando para a prateleira onde estão a disposição os gibis para leitura.

A doação foi feita por uma única pessoa. Ricardo Geremias colecionava os gibis desde 1988. “Resolvi doar por problema de espaço mesmo, não tinha mais onde deixar no meu quarto. Fique ainda com alguns que mais gosto”, revela.

Essa foi a primeira vez que Ricardo fez uma doação para a biblioteca e acredita que a escolha foi certa. “Pensei na biblioteca porque lá eles cuidam bem, é a melhor opção. E o gibi tem que ler lá, não pode levar para a casa”, diz. Mas ele afirma que na biblioteca, sempre que possível pode rever a coleção. “Posso mata a saudade de vez enquanto”, brinca.

O principal público para gibis na biblioteca são os adolescentes e jovens. “Os gibis não podem ser retirados, são emprestados apenas para leitura dentro da biblioteca”, explica Andréia.

Por ano a biblioteca municipal recebe aproximadamente 500 livros doados. “Só não aceitamos doações de apostilas, enciclopédias e livros didáticos. É importante que o livro esteja em bom estado para ser doado”, orienta a bibliotecária.

Os interessados em fazer doações podem levar os livros direto na biblioteca municipal “Carlos Drummond de Andrade” que fica na Rua São Paulo, 12-67 – Centro. Se você não tiver como levar, por causa da quantidade pode entrar em contato pelo telefone 3298.9969.

Link: http://www.jornaldemacatuba.com.br/novo/home/?p=2816

Prêmio de Literatura Unifor

Prêmio de Literatura Unifor
Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Categorias: Obra inédita (mínimo de 100 páginas) / Texto inédito

Prazo: 23 de Dezembro de 2011

Premiação:
I) Obra inédita: 1º lugar - Viagem a Washington e Publicação da obra
II) Texto inédito: 1º lugar - Viagem ao Rio de Janeiro / 1º ao 20º lugar - Publicação em Coletânea


Fonte:
http://www.unifor.br/images/pdfs/premioliteratura2011.pdf


Regulamento:
A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas, torna públicas, para conhecimento dos interessados, as condições do Prêmio de Literatura UNIFOR 2011.

O Prêmio de Literatura Unifor 2011, promovido pela Universidade de Fortaleza, é instituído para laurear autores de textos inéditos, mediante concurso de criação literária, no gênero poesia, cultivando-a e valorizando-a.

Essa premiação é de fundamental importância para a Universidade, visto que lhe amplia o espaço de formação humana, aproximando-a, cada vez mais, das artes e da cultura em geral.

O referido concurso rege-se pelas cláusulas e condições abaixo discriminadas.

1. DOS OBJETIVOS
1.1 Incentivar a criação literária e sua divulgação como forma de promoção do hábito de leitura.
1.2 Divulgar novos escritores no seio da sociedade, através da publicação de suas obras.

2. DAS ÁREAS DO CONCURSO
2.1 Obra inédita.
2.2 Trabalhos inéditos.

3. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1 Para obra inédita:
a) Poderão inscrever-se autores com um livro de poesia em Língua Portuguesa.
b) Os autores concorrentes deverão, no ato da inscrição, apresentar 3 (três) exemplares da obra.
c) No ato da inscrição, acompanhando os exemplares da obra, o concorrente deverá anexar envelope lacrado contendo as seguintes informações: externamente, o nome do concurso e o título da obra; e, internamente, fotocópia da identidade e do CPF, bem como um breve currículo do candidato.
d) Será considerado obra inédita o volume com, no mínimo, 100 (cem) páginas de poesias que não tenham sido publicadas, em nenhum órgão de comunicação, inclusive redes sociais.
e) Os originais deverão ser entregues sob pseudônimo, acompanhados de envelope lacrado, que guardará a identidade do concorrente, só revelada em caso de premiação deste.

3.2 Para trabalhos inéditos:
a) Poderão inscrever-se autores de poesias absolutamente inéditas e escritas em Língua Portuguesa, pois, uma vez já publicadas, quer o todo ou uma parte, implicará o fato sua eliminação a qualquer tempo do certame.
b) Cada trabalho deverá ser apresentado em 3 (três) vias, contendo o pseudônimo, em papel tamanho A4 (210mm x 297mm), em espaço 2 (dois ou duplo), digitado de um só lado do papel, sem rasuras ou emendas manuais, com uso da fonte Times New Roman, tamanho 12, tendo todas as páginas numeradas.
c) É necessária, também, a apresentação dos trabalhos eletronicamente em CD, a serem validados no ato da inscrição, e com etiqueta contendo o pseudônimo do autor.
d) No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar um envelope contendo, internamente, as vias do trabalho, impressas e em CD, acompanhadas de um breve curriculum do autor; e, externamente, etiqueta com as seguintes informações: nome do concurso, área de inscrição, pseudônimo do autor e a palavra “Curriculum”.
e) Cada participante poderá inscrever no máximo 3 (três) poemas, com o máximo de 5 (cinco) páginas cada uma.
f) É vedada a inclusão, sob pena de eliminação do candidato, de qualquer elemento que permita a identificação do autor.
g) Os requisitos acima deverão ser cumpridos rigorosamente no ato da inscrição, sem o que os trabalhos não serão aceitos pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária.

4. DA INSCRIÇÃO
a) Período de inscrição: 16 de novembro a 23 de dezembro de 2011, na Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Fortaleza, Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz – Fortaleza/CE, CEP: 60811-905. As inscrições também poderão ser feitas pelo correio. Informação: (85) 3477 3311.

5. DA COMISSÃO JULGADORA – PRAZO
a) A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) nomes de notório saber no campo da literatura, cujos nomes serão mantidos em sigilo.
b) As decisões da Comissão Julgadora serão irrevogáveis.
c) A Universidade de Fortaleza terá o mês de janeiro de 2012 para julgar os trabalhos e a partir de fevereiro de 2012 para editar o livro premiado e a coletânea de poesias.
d) A divulgação do resultado, a entrega dos prêmios e o lançamento dos dois livros serão feitos por ocasião do aniversário da Universidade de Fortaleza, no dia 21 de março de 2012, em solenidade no Teatro Celina Queiroz.

6. DA PREMIAÇÃO
6.1 Obra inédita:
a) A Comissão Julgadora selecionará apenas 1 (uma) obra inédita, à qual caberá o prêmio de uma viagem a Washington, para visitar a Biblioteca Nacional do Congresso Americano, além da publicação da obra 400 (quatrocentos) exemplares.

6.2 Trabalhos inéditos:
a) A Comissão, em seu julgamento final, selecionará 20 (vinte) trabalhos para a premiação, classificando-os do 1º ao 20º lugar.
b) O autor classificado em 1º lugar receberá o prêmio de uma viagem ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional.
c) Os autores classificados entre o 2º e o 20º lugar, inclusive, terão seus trabalhos publicados numa coletânea 400 (quatrocentos) exemplares.
d) A Unifor publicará o livro “Coletânea”, contendo os trabalhos selecionados, conforme descrito no item (5-c), até o 20º colocado.
e) Cada autor que tiver seu trabalho inserido no livro receberá 20 (vinte) exemplares da edição.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
a) Os trabalhos inscritos no concurso não serão devolvidos.
b) Os prêmios, nas duas áreas, sob nenhuma hipótese, serão divididos, devendo a Comissão Julgadora, por unanimidade ou por maioria simples, definir-se por uma obra concorrente.
c) A inscrição do candidato e a entrega dos trabalhos e/ou obra inédita subentendem o conhecimento e a aceitação deste regulamento, bem como a autorização para a publicação dos trabalhos, caso selecionados.
d) Os professores da Unifor não poderão participar deste concurso.
e) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Certame (Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Diretora do Centro de Ciências Humanas e os três professores julgadores), que não poderá, no entanto, alterar as normas aqui instituídas.


Organização:
(85) 3477 3311
http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=694&Itemid=987

Resultado - 1ª Antologia Internacional de Indrisos

Resultado - 1ª Antologia Internacional de Indrisos
A antologia está disponível para leitura e download no seguinte endereço:


Lista dos Selecionados:

Em Árabe
Porto Rico
Celia Altschuler

Em Catalão
Catalunha/Espanha
Montserrat Germà i Pifarré

Em Alemão
Brasil
Lidia Raquel Herszenbaum Rudman

Em Inglês
Colômbia
Ramiro Padilla Guerrero

Japão
Edweine Loureiro Da Silva

EUA
Emanuel Xavier

Em Espanhol
Argentina
Alejandro Félix Raimundo
Gonzalo Tomás Salesky Lascano
Ricardo Rojas Ayrala
Rosa Gómez de Villa
Yolanda Beatriz Rotenberg

Chile
Jorge Muñoz Salgado
Julio Campos Ávila
Nat Gaete

Espanha
Aarón García Peña
Isabel Díez Serrano
José Mañoso
Luis Luna
Llorenç Vidal

México
Miguel Santos
Rafael Torres

Venezuela
Karelyn Buenaño
Mariana Libertad Suárez

Em Francês
Argentina
Claudio Curuchet


Em Italiano
Itália
Filippo Pirro

Brasil
Gisele Sato

Em Português
Brasil
Cláudia Banegas
Diogo Borges
Joab Nass
Gabriel Rübinger
Geraldo Trombin
Jorge Xerxes
Rommel Werneck
Pablo Flora

Portugal
Luís Pedro de Aguiar Fernandes

Em Romeno
Romênia
Ioana Trică
Liliana Spătaru

Fonte: Concursos Literários

2º Sorteio de Antologias

2º Sorteio de Antologias - Até 07.01.2012
Informações:
a) Sorteio de livros
b) Inscrição pelo Twitter e pelo Facebook
c) Apenas para residentes no Brasil
d) Prazo: 07 de Janeiro de 2012

Premiação:
I) 5 exemplares da Coletânea de Poemas da Biblioteca Popular de Afogados, edição 2010, Recife - PE.


Regulamento:
I) Inscrição:
O sorteio é restrito a residentes no Brasil.

Para participar, basta seguir os passos abaixo:

a) Dê RT na tuitada abaixo:

https://twitter.com/#!/Conc_Literarios/status/149324722033799169

Fonte: Concursos Literários

1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura

1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura
Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas e Poesias
b) Categorias: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) / Ensino Médio
c) Tema: "O Poder Transformador do Livro e da Leitura"
d) Inscrições por E-mail ou pelo correio
e) Voltado para estudantes do Distrito Federal

Prazo: 12 de Março de 2012

Premiação:
I) Ensino Fundamental: 1º ao 3º - Notebook
II) Ensino Médio: 1º - R$3.000,00 + notebook / 2º - R$2.000,00 + notebook / 3º R$1.000,00 + notebook


Fonte:
http://www.bienalbrasildolivro.com.br/concursos2


Regulamento:
1. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 foi instituído pela Bienal Brasil do Livro e da Leitura, visando estimular os trabalhos de produção literária nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal.
2. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 terá como tema: "O Poder Transformador do Livro e da Leitura".
3. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 selecionará os melhores trabalhos feitos por estudantes do Ensino Público e Privado de Brasília, com premiação distinta para os níveis: Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio.
Serão selecionados 20 (vinte) trabalhos para cada nível, enquadrados nas categorias: 1. Conto ou crônica; 2. Poesia.
4. Poderão concorrer todos os estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio do Distrito Federal, incluindo estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos
5. O trabalho deverá ter no máximo 2 (duas) laudas digitadas em computador (papel A4 numa só face, corpo do texto tamanho 12, fonte Arial e espaçamento entre linhas de 1,5) e ser apresentado em 2 (duas) vias. Cópias de publicações já existentes serão desclassificadas automaticamente.

PREMIAÇÃO

CATEGORIA: CONTO/CRÔNICA
COLOCAÇÃO - FUNDAMENTAL - MÉDIO
1° LUGAR - 1 notebook - R$ 3.000,00 + 1 notebook
2° LUGAR - 1 notebook - R$ 2.000,00 + 1 notebook
3° LUGAR - 1 notebook - R$ 1.000,00 + 1 notebook

CATEGORIA: POESIA
COLOCAÇÃO - FUNDAMENTAL - MÉDIO
1° LUGAR - 1 notebook - R$ 3.000,00 + 1 notebook
2° LUGAR - 1 notebook - R$ 2.000,00 + 1 notebook
3° LUGAR - 1 notebook - R$ 1.000,00 + 1 notebook

6. A premiação terá, além de diplomas, os valores de acordo com a tabela acima, totalizando R$ 12.000,00 (doze mil reais) mais 12 notebooks (com AMD Vision Dual Core E-350, 2GB, 320GB, Gravador de DVD, HDMI, Bluetooth, AMD Radeon Graphics, LED 14" e Windows 7).
7. Os originais, premiados ou não, não serão devolvidos.
8. Cada concorrente poderá apresentar, no máximo, 2 (dois) trabalhos, sendo 1 (um) em cada categoria: crônica/conto ou poesia. Os textos deverão ser inspirados no tema "O Poder Transformador do Livro e da Leitura". Os trabalhos deverão ser inéditos, originais e criativos e deverão ser realizados individualmente.
9. No trabalho, deverá figurar tão somente o título, ou seja, qualquer identificação do estudante ou da escola no texto desclassificará automaticamente o candidato. A identificação do estudante dar-se-á única e exclusivamente através da ficha anexa.
10. A divulgação do trabalho, por qualquer meio, antes do estabelecido no item 20, eliminará o participante do concurso.
11. Os trabalhos deverão ser enviados junto com a ficha de inscrição anexa (pode ser fotocópia), contendo as seguintes informações: título do trabalho; gênero (conto/crônica ou poesia); nível a que concorre (Ensino Fundamental e Ensino Médio); nome completo do(a) estudante; endereço completo; telefone; e-mail; nome do estabelecimento em que estuda e responsável pelo estudante que for menor de idade.
12. Os trabalhos deverão ser entregues ou enviados pelo correio para:
1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura,
Bienal Brasil do Livro e da Leitura
SCRN 706/7 Bloco C, Entrada 10, Salas 103/104, Asa Norte
Brasília-DF, CEP 70740-640
ou enviados para o endereço eletrônico: concurso@bienalbrasildolivro.com.br
13. A inscrição se efetuará pela entrega dos trabalhos no endereço do escritório da Bienal Brasil do Livro e da Leitura (item 13), pela internet ou a postagem nos Correios, dentro do prazo estabelecido no item 15. Para evitar a duplicidade de inscrição, os trabalhos enviados pela internet não deverão ser enviados pelos correios. Após a entrega dos trabalhos, não serão permitidas alterações ou substituições.
14. Os trabalhos serão recebidos de 12 de dezembro de 2011 a 12 de março de 2012.
15. Serão impedidos de participar do concurso todos os funcionários da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, bem como seus parentes de 1° e 2° grau.
16. Serão duas as comissões julgadoras, uma para cada categoria, composta de personalidades ligadas à educação e à cultura. As comissões terão prazo até o dia 02 de abril de de 2012 para fornecer os resultados, que serão comunicados diretamente aos vencedores por intermédio de carta, telefone ou através de notícia pela imprensa.
17. As decisões das Comissões Julgadoras serão soberanas e irrecorríveis.
18. Ao se inscrever, o concorrente aceitará plenamente as normas expressas nesse julgamento.
19. Os 20 primeiros selecionados em cada uma das categorias conto/crônica e poesia, farão parte de uma publicação a ser impressa pela Bienal Brasil do Livro e da Leitura e distribuída durante o evento, no período de 14 a 23 de abril de 2012.
20. Ficará assegurada à Bienal Brasil do Livro e da Leitura o direito de publicar, em veículo de comunicação ou em separata, qualquer original, classificado ou não, a seu exclusivo critério, desde que mencionada a autoria. Os autores, premiados ou não, poderão fazê-lo, às suas custas, desde que isto ocorra após 30 de abril de 2012.
21. A entrega dos prêmios ocorrerá durante a Bienal Brasil do Livro e da Leitura, no período de 14 a 23 de abril de 2012.
22. O estabelecimento de ensino dos três primeiros classificados das duas categorias e respectivos níveis, receberão diploma de mérito referente ao Concurso.
23. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora de cada categoria, em conjunto com o Conselho Consultivo da Bienal Brasil do Livro e da Leitura.


Organização:
concurso@bienalbrasildolivro.com.br

15.02.2012 - I Concurso de Poesias e de Causos Gauchescos

I Concurso de Poesias e de Causos Gauchescos
Informações:
a) Concurso de Poesias e de Causos
b) Tema: história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul
c) Inscrição por E-mail ou por correio
d) Modalidades: Poesias - décima espinéla, oitava ou sextilha / Causos - galponeiro, campeiro ou pulpeiro

Prazo: 15 de Fevereiro de 2012


Fonte:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/noticia.php?id=84&url=ESTANCIA-DA-POESIA-CRIOULA-LANCA-NOVOS-CONCURSOS-LITERARIOS


Regulamento:
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Poesia Gauchesca JAYME CAETANO BRAUM, em homenagem ao poeta JAYME CAETANO BRAUM, exímio Pajador e Sócio-Fundador desta entidade.

O seguinte regulamento normatiza o Concurso:

1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Poesia Gauchesca “Jayme Caetano Braum”.

2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul.

3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma de “décimas espinélas”, “oitavas” ou “sextilhas”, obedecendo métrica e rima, no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho.

4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.

5) Cada autor poderá concorrer com um trabalho em cada modalidade: “décima espinéla”, “oitava” ou “sextilha”

6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:

ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL

7) Não será cobrado taxa de inscrição.

8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.

9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.

Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.

10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.



A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Causos Gauchescos APARICIO SILVA RILLO, em homenagem ao poeta APARICIO SILVA RILLO (1911-2002), exímio poeta e Sócio-Fundador desta entidade.

O seguinte regulamento normatiza o Concurso:

1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Causos Gauchescos “Aparício Silva Rillo”.

2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul, sendo vedado o uso de termos chulos.

3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma narrativa de causo gauchesco (galponeiro, campeiro, pulpeiro) no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho. OBS: Não confundir causo com conto.

4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.

5) Cada autor poderá concorrer com até dois trabalhos.

6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:

ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Rua Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL

7) Não será cobrado taxa de inscrição.

8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.

9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.

Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.

10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.


Organização:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/contato.php
Informações:
a) Concurso de Poesias e de Causos
b) Tema: história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul
c) Inscrição por E-mail ou por correio
d) Modalidades: Poesias - décima espinéla, oitava ou sextilha / Causos - galponeiro, campeiro ou pulpeiro

Prazo: 15 de Fevereiro de 2012

Regulamento:
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Poesia Gauchesca JAYME CAETANO BRAUM, em homenagem ao poeta JAYME CAETANO BRAUM, exímio Pajador e Sócio-Fundador desta entidade.

O seguinte regulamento normatiza o Concurso:

1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Poesia Gauchesca “Jayme Caetano Braum”.

2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul.

3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma de “décimas espinélas”, “oitavas” ou “sextilhas”, obedecendo métrica e rima, no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho.

4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.

5) Cada autor poderá concorrer com um trabalho em cada modalidade: “décima espinéla”, “oitava” ou “sextilha”

6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:

ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL

7) Não será cobrado taxa de inscrição.

8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.

9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.

Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.

10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.



A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Causos Gauchescos APARICIO SILVA RILLO, em homenagem ao poeta APARICIO SILVA RILLO (1911-2002), exímio poeta e Sócio-Fundador desta entidade.

O seguinte regulamento normatiza o Concurso:

1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Causos Gauchescos “Aparício Silva Rillo”.

2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul, sendo vedado o uso de termos chulos.

3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma narrativa de causo gauchesco (galponeiro, campeiro, pulpeiro) no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho. OBS: Não confundir causo com conto.

4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.

5) Cada autor poderá concorrer com até dois trabalhos.

6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:

ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Rua Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL

7) Não será cobrado taxa de inscrição.

8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.

9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.

Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.

10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.


Organização:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/contato.php


Fonte:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/noticia.php?id=84&url=ESTANCIA-DA-POESIA-CRIOULA-LANCA-NOVOS-CONCURSOS-LITERARIOS

Apoio e Patrocínio para 2012

Apoio e Patrocínio para 2012

O Portal Concursos e Prêmios Literários, que pertence ao Grupo Editorial Scortecci, organiza anualmente quatro concursos literários:

- Prêmio Literário Livraria Asabeça (Livraria Asabeça)
- Prêmio Canon de Poesia (Canon do Brasil)
- Concurso Literário Amigos do Livro / Flipoços (Poços de Caldas - MG)
- Concurso de Poesia Revista Literária (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal)

Para 2012 está selecionando cotas de apoio e patrocínio para concursos e prêmios literários dos gêneros: Conto e Crônica, Romance e Literatura Infantil.

Oferecemos:

Logística, inscrições pelo site com registro de IP, edição e impressão da obra em antologia ou livro solo (Gráfica Scortecci), divulgação nos sites Amigos do Livro, Portal do Escritor, Portal Scortecci e comercialização da obra na Livraria Asabeça.

Exigimos:

Responsabilidade jurídica, organização e promoção do evento, prêmios complementares e certificados, comissão julgadora (mínimo de três jurados), não cobrar taxa de inscrição e ter um site.

Propostas:

concursosliterarios@concursosliterarios.com.br

Fonte: Concursos Literários

X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011

X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011

A Livraria Asabeça organiza anualmente o Prêmio Literário Livraria Asabeça, com o apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil.
O prêmio tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira e neste ano, em especial, sua edição será comemorativa ao aniversário de 30 anos da Scortecci em 2012. O concurso será dividido em 5 (cinco) prêmios regionais: norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste. O prêmio para o vencedor de cada região será um contrato de edição e publicação de sua obra com a Scortecci Editora.
Inscrições - grátis - até 31.12.2011.

REGULAMENTO

Inscrições (grátis) até 31 de dezembro de 2011.

Gênero: Poesia (Livro inédito).

Ao fazer a inscrição, o Autor concorda com as regras do concurso, autorizando, inclusive, a publicação da obra selecionada pela Scortecci Editora, e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.

A Livraria Asabeça escolherá uma Comissão Julgadora, composta de três membros de renomado prestígio literário, e uma Comissão Organizadora, que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.

O candidato poderá participar com 1 (um) livro, inédito, gênero POESIA, de 40 até 60 páginas, formato A4 (210 x 297 cm), texto digitado em Word, espaço 1,5, impresso de um só lado da folha, tamanho 12, fonte Times New Roman ou Arial.

Atenção:

1) Poesias publicadas em Blogs e Sites (menos e-books, com ISBN) são consideradas inéditas e poderão fazer parte da obra.
2) Poesias publicadas em antologias, coletâneas, jornais e revistas perdem a condição de inéditas e não poderão fazer parte da obra.
3) Não precisa enviar capa, ilustrações, prefácios, dedicatórias e agradecimentos.
4) Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
5) A obra deverá ter obrigatoriamente um título. O autor poderá ou não usar pseudônimo (nome literário).

Enviar junto com a obra, em uma única encadernação espiralada, as seguintes informações:

Nome completo
Pseudônimo (nome literário), se houver
Endereço / Cidade / Estado / CEP
DDD / Telefone
e-mail
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia de comprovante de residência
Minibiografia de até 20 linhas

Atenção: O original deverá ser enviado por correio, encadernado em espiral.

Enviar para:
X PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA ASABEÇA 2011
Caixa Postal 11481
São Paulo, SP
CEP 05422-970

PRÊMIOS

O vencedor de cada região será contemplado com um contrato de edição com a Scortecci Editora de 100 (cem) exemplares (sendo 50 exemplares para comercialização através da Livraria Asabeça e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor), com até 60 (sessenta) páginas, formato 14 x 20,7 cm, miolo em preto e branco, com papel branco 75 gramas, Capa coloria com papel cartão 250 gramas, com orelhas e laminação brilhante.

Os livros terão ISBN, Ficha Catalográfica e selo Editorial Scortecci.

A título de Direito Autoral, cada autor receberá 10% (dez por cento) sobre o preço de capa de sua obra, comercializada através da Livraria Asabeça, pelo prazo de 1 (um) ano ou até o término da edição, o que acontecer primeiro.

Cada exemplar da obra será comercializado ao preço de R$ 20,00.

Após o término do contrato, o autor poderá adquirir o saldo dos livros com desconto de 80% sobre o preço de capa. Não havendo interesse por parte do autor, os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas e utilizados para divulgação do próprio Prêmio Literário Livraria Asabeça.

OBSERVAÇÕES

- Os originais não serão devolvidos.
- Os autores vencedores autorizam o uso e veiculação de seu nome e obra pela Livraria Asabeça / Scortecci Editora para fins de divulgação, veiculação e comercialização.
- O resultado do X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011 dar-se-á em fevereiro de 2012 e será publicado oficialmente no Portal Concursos e Prêmios Literários e nos demais sites do Grupo Editorial Scortecci.
- Os autores vencedores deverão entregar à Scortecci Editora o arquivo digital da obra rigorosamente igual ao selecionado pela comissão julgadora.
- É vetada a participação de autores que já tenham recebido prêmio de publicação ou menção honrosa nos concursos: Asabeça e UBE-SP.

CRONOGRAMA

- Inscrições: até 31 de dezembro de 2011.
- Divulgação dos vencedores: fevereiro de 2012.
- Lançamento das obras: 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2012, no estande da Scortecci, durante o evento festivo de 30 anos da editora.

MAIS INFORMAÇÕES

asabeca2011@concursosliterarios.com.br
Telefone: (11) 3032.1179

Fonte: concursos literários