Desejo a toda população de Macatuba e todas as pessoas que incetivam e colaboram com a literatura e a leitura um Feliz Natal e um próspero 2012.
Obrigado a todos!!!
Equipe da Biblioteca Municipal
Veja abaixo algumas fotos da decoração Natalina da cidade de Macatuba realizada pela Prefeitura Municipal.
Fonte: Prefeitura Municipal de Macatuba
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Inscrições Virada Cultural Paulista 2012
Inscrições abertas para a Virada Cultural Paulista 2012
Inscrições para a Virada Cultural Paulista
Estão abertas as inscrições para os grupos e artistas que desejam participar da edição de 2012 da Virada Cultural Paulista. Os interessados devem acessar aqui o formulário relativo à Virada. A seleção de artistas será realizada pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria. O período de inscrições termina em 06 de janeiro de 2012.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEC
Data: 28/11/2011
Inscrições para a Virada Cultural Paulista
Estão abertas as inscrições para os grupos e artistas que desejam participar da edição de 2012 da Virada Cultural Paulista. Os interessados devem acessar aqui o formulário relativo à Virada. A seleção de artistas será realizada pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria. O período de inscrições termina em 06 de janeiro de 2012.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEC
Data: 28/11/2011
Biblioteca Municipal de Macatuba recebe mais de 1700 gibis
Na semana passada, os funcionários da biblioteca municipal “Carlos Drummond de Andrade”, se surpreenderam com a quantidade e conservação de mais de 1700 gibis doados.
Segundo Andréia Fidélis de Freitas, bibliotecária, os gibis estão praticamente novos e a coleção é muito grande com personagens famosos como Batman, Super Man, Homem aranha, X-man, Lanterna verde e inclusive edições especiais. “Na área de gibis nós tínhamos apenas a coleção da turma da Mônica e turma da Mônica jovem. Agora os 1700 gibis doados também”, diz apontando para a prateleira onde estão a disposição os gibis para leitura.
A doação foi feita por uma única pessoa. Ricardo Geremias colecionava os gibis desde 1988. “Resolvi doar por problema de espaço mesmo, não tinha mais onde deixar no meu quarto. Fique ainda com alguns que mais gosto”, revela.
Essa foi a primeira vez que Ricardo fez uma doação para a biblioteca e acredita que a escolha foi certa. “Pensei na biblioteca porque lá eles cuidam bem, é a melhor opção. E o gibi tem que ler lá, não pode levar para a casa”, diz. Mas ele afirma que na biblioteca, sempre que possível pode rever a coleção. “Posso mata a saudade de vez enquanto”, brinca.
O principal público para gibis na biblioteca são os adolescentes e jovens. “Os gibis não podem ser retirados, são emprestados apenas para leitura dentro da biblioteca”, explica Andréia.
Por ano a biblioteca municipal recebe aproximadamente 500 livros doados. “Só não aceitamos doações de apostilas, enciclopédias e livros didáticos. É importante que o livro esteja em bom estado para ser doado”, orienta a bibliotecária.
Os interessados em fazer doações podem levar os livros direto na biblioteca municipal “Carlos Drummond de Andrade” que fica na Rua São Paulo, 12-67 – Centro. Se você não tiver como levar, por causa da quantidade pode entrar em contato pelo telefone 3298.9969.
Link: http://www.jornaldemacatuba.com.br/novo/home/?p=2816
Prêmio de Literatura Unifor
Prêmio de Literatura Unifor
Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Categorias: Obra inédita (mínimo de 100 páginas) / Texto inédito
Prazo: 23 de Dezembro de 2011
Premiação:
I) Obra inédita: 1º lugar - Viagem a Washington e Publicação da obra
II) Texto inédito: 1º lugar - Viagem ao Rio de Janeiro / 1º ao 20º lugar - Publicação em Coletânea
Fonte:
http://www.unifor.br/images/pdfs/premioliteratura2011.pdf
Regulamento:
A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas, torna públicas, para conhecimento dos interessados, as condições do Prêmio de Literatura UNIFOR 2011.
O Prêmio de Literatura Unifor 2011, promovido pela Universidade de Fortaleza, é instituído para laurear autores de textos inéditos, mediante concurso de criação literária, no gênero poesia, cultivando-a e valorizando-a.
Essa premiação é de fundamental importância para a Universidade, visto que lhe amplia o espaço de formação humana, aproximando-a, cada vez mais, das artes e da cultura em geral.
O referido concurso rege-se pelas cláusulas e condições abaixo discriminadas.
1. DOS OBJETIVOS
1.1 Incentivar a criação literária e sua divulgação como forma de promoção do hábito de leitura.
1.2 Divulgar novos escritores no seio da sociedade, através da publicação de suas obras.
2. DAS ÁREAS DO CONCURSO
2.1 Obra inédita.
2.2 Trabalhos inéditos.
3. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
3.1 Para obra inédita:
a) Poderão inscrever-se autores com um livro de poesia em Língua Portuguesa.
b) Os autores concorrentes deverão, no ato da inscrição, apresentar 3 (três) exemplares da obra.
c) No ato da inscrição, acompanhando os exemplares da obra, o concorrente deverá anexar envelope lacrado contendo as seguintes informações: externamente, o nome do concurso e o título da obra; e, internamente, fotocópia da identidade e do CPF, bem como um breve currículo do candidato.
d) Será considerado obra inédita o volume com, no mínimo, 100 (cem) páginas de poesias que não tenham sido publicadas, em nenhum órgão de comunicação, inclusive redes sociais.
e) Os originais deverão ser entregues sob pseudônimo, acompanhados de envelope lacrado, que guardará a identidade do concorrente, só revelada em caso de premiação deste.
3.2 Para trabalhos inéditos:
a) Poderão inscrever-se autores de poesias absolutamente inéditas e escritas em Língua Portuguesa, pois, uma vez já publicadas, quer o todo ou uma parte, implicará o fato sua eliminação a qualquer tempo do certame.
b) Cada trabalho deverá ser apresentado em 3 (três) vias, contendo o pseudônimo, em papel tamanho A4 (210mm x 297mm), em espaço 2 (dois ou duplo), digitado de um só lado do papel, sem rasuras ou emendas manuais, com uso da fonte Times New Roman, tamanho 12, tendo todas as páginas numeradas.
c) É necessária, também, a apresentação dos trabalhos eletronicamente em CD, a serem validados no ato da inscrição, e com etiqueta contendo o pseudônimo do autor.
d) No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar um envelope contendo, internamente, as vias do trabalho, impressas e em CD, acompanhadas de um breve curriculum do autor; e, externamente, etiqueta com as seguintes informações: nome do concurso, área de inscrição, pseudônimo do autor e a palavra “Curriculum”.
e) Cada participante poderá inscrever no máximo 3 (três) poemas, com o máximo de 5 (cinco) páginas cada uma.
f) É vedada a inclusão, sob pena de eliminação do candidato, de qualquer elemento que permita a identificação do autor.
g) Os requisitos acima deverão ser cumpridos rigorosamente no ato da inscrição, sem o que os trabalhos não serão aceitos pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária.
4. DA INSCRIÇÃO
a) Período de inscrição: 16 de novembro a 23 de dezembro de 2011, na Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Fortaleza, Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz – Fortaleza/CE, CEP: 60811-905. As inscrições também poderão ser feitas pelo correio. Informação: (85) 3477 3311.
5. DA COMISSÃO JULGADORA – PRAZO
a) A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) nomes de notório saber no campo da literatura, cujos nomes serão mantidos em sigilo.
b) As decisões da Comissão Julgadora serão irrevogáveis.
c) A Universidade de Fortaleza terá o mês de janeiro de 2012 para julgar os trabalhos e a partir de fevereiro de 2012 para editar o livro premiado e a coletânea de poesias.
d) A divulgação do resultado, a entrega dos prêmios e o lançamento dos dois livros serão feitos por ocasião do aniversário da Universidade de Fortaleza, no dia 21 de março de 2012, em solenidade no Teatro Celina Queiroz.
6. DA PREMIAÇÃO
6.1 Obra inédita:
a) A Comissão Julgadora selecionará apenas 1 (uma) obra inédita, à qual caberá o prêmio de uma viagem a Washington, para visitar a Biblioteca Nacional do Congresso Americano, além da publicação da obra 400 (quatrocentos) exemplares.
6.2 Trabalhos inéditos:
a) A Comissão, em seu julgamento final, selecionará 20 (vinte) trabalhos para a premiação, classificando-os do 1º ao 20º lugar.
b) O autor classificado em 1º lugar receberá o prêmio de uma viagem ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional.
c) Os autores classificados entre o 2º e o 20º lugar, inclusive, terão seus trabalhos publicados numa coletânea 400 (quatrocentos) exemplares.
d) A Unifor publicará o livro “Coletânea”, contendo os trabalhos selecionados, conforme descrito no item (5-c), até o 20º colocado.
e) Cada autor que tiver seu trabalho inserido no livro receberá 20 (vinte) exemplares da edição.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
a) Os trabalhos inscritos no concurso não serão devolvidos.
b) Os prêmios, nas duas áreas, sob nenhuma hipótese, serão divididos, devendo a Comissão Julgadora, por unanimidade ou por maioria simples, definir-se por uma obra concorrente.
c) A inscrição do candidato e a entrega dos trabalhos e/ou obra inédita subentendem o conhecimento e a aceitação deste regulamento, bem como a autorização para a publicação dos trabalhos, caso selecionados.
d) Os professores da Unifor não poderão participar deste concurso.
e) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Certame (Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Diretora do Centro de Ciências Humanas e os três professores julgadores), que não poderá, no entanto, alterar as normas aqui instituídas.
Organização:
(85) 3477 3311
http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=694&Itemid=987
Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Categorias: Obra inédita (mínimo de 100 páginas) / Texto inédito
Prazo: 23 de Dezembro de 2011
Premiação:
I) Obra inédita: 1º lugar - Viagem a Washington e Publicação da obra
II) Texto inédito: 1º lugar - Viagem ao Rio de Janeiro / 1º ao 20º lugar - Publicação em Coletânea
Fonte:
http://www.unifor.br/images/pdfs/premioliteratura2011.pdf
Regulamento:
A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas, torna públicas, para conhecimento dos interessados, as condições do Prêmio de Literatura UNIFOR 2011.
O Prêmio de Literatura Unifor 2011, promovido pela Universidade de Fortaleza, é instituído para laurear autores de textos inéditos, mediante concurso de criação literária, no gênero poesia, cultivando-a e valorizando-a.
Essa premiação é de fundamental importância para a Universidade, visto que lhe amplia o espaço de formação humana, aproximando-a, cada vez mais, das artes e da cultura em geral.
O referido concurso rege-se pelas cláusulas e condições abaixo discriminadas.
1. DOS OBJETIVOS
1.1 Incentivar a criação literária e sua divulgação como forma de promoção do hábito de leitura.
1.2 Divulgar novos escritores no seio da sociedade, através da publicação de suas obras.
2. DAS ÁREAS DO CONCURSO
2.1 Obra inédita.
2.2 Trabalhos inéditos.
3. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
3.1 Para obra inédita:
a) Poderão inscrever-se autores com um livro de poesia em Língua Portuguesa.
b) Os autores concorrentes deverão, no ato da inscrição, apresentar 3 (três) exemplares da obra.
c) No ato da inscrição, acompanhando os exemplares da obra, o concorrente deverá anexar envelope lacrado contendo as seguintes informações: externamente, o nome do concurso e o título da obra; e, internamente, fotocópia da identidade e do CPF, bem como um breve currículo do candidato.
d) Será considerado obra inédita o volume com, no mínimo, 100 (cem) páginas de poesias que não tenham sido publicadas, em nenhum órgão de comunicação, inclusive redes sociais.
e) Os originais deverão ser entregues sob pseudônimo, acompanhados de envelope lacrado, que guardará a identidade do concorrente, só revelada em caso de premiação deste.
3.2 Para trabalhos inéditos:
a) Poderão inscrever-se autores de poesias absolutamente inéditas e escritas em Língua Portuguesa, pois, uma vez já publicadas, quer o todo ou uma parte, implicará o fato sua eliminação a qualquer tempo do certame.
b) Cada trabalho deverá ser apresentado em 3 (três) vias, contendo o pseudônimo, em papel tamanho A4 (210mm x 297mm), em espaço 2 (dois ou duplo), digitado de um só lado do papel, sem rasuras ou emendas manuais, com uso da fonte Times New Roman, tamanho 12, tendo todas as páginas numeradas.
c) É necessária, também, a apresentação dos trabalhos eletronicamente em CD, a serem validados no ato da inscrição, e com etiqueta contendo o pseudônimo do autor.
d) No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar um envelope contendo, internamente, as vias do trabalho, impressas e em CD, acompanhadas de um breve curriculum do autor; e, externamente, etiqueta com as seguintes informações: nome do concurso, área de inscrição, pseudônimo do autor e a palavra “Curriculum”.
e) Cada participante poderá inscrever no máximo 3 (três) poemas, com o máximo de 5 (cinco) páginas cada uma.
f) É vedada a inclusão, sob pena de eliminação do candidato, de qualquer elemento que permita a identificação do autor.
g) Os requisitos acima deverão ser cumpridos rigorosamente no ato da inscrição, sem o que os trabalhos não serão aceitos pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária.
4. DA INSCRIÇÃO
a) Período de inscrição: 16 de novembro a 23 de dezembro de 2011, na Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Fortaleza, Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz – Fortaleza/CE, CEP: 60811-905. As inscrições também poderão ser feitas pelo correio. Informação: (85) 3477 3311.
5. DA COMISSÃO JULGADORA – PRAZO
a) A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) nomes de notório saber no campo da literatura, cujos nomes serão mantidos em sigilo.
b) As decisões da Comissão Julgadora serão irrevogáveis.
c) A Universidade de Fortaleza terá o mês de janeiro de 2012 para julgar os trabalhos e a partir de fevereiro de 2012 para editar o livro premiado e a coletânea de poesias.
d) A divulgação do resultado, a entrega dos prêmios e o lançamento dos dois livros serão feitos por ocasião do aniversário da Universidade de Fortaleza, no dia 21 de março de 2012, em solenidade no Teatro Celina Queiroz.
6. DA PREMIAÇÃO
6.1 Obra inédita:
a) A Comissão Julgadora selecionará apenas 1 (uma) obra inédita, à qual caberá o prêmio de uma viagem a Washington, para visitar a Biblioteca Nacional do Congresso Americano, além da publicação da obra 400 (quatrocentos) exemplares.
6.2 Trabalhos inéditos:
a) A Comissão, em seu julgamento final, selecionará 20 (vinte) trabalhos para a premiação, classificando-os do 1º ao 20º lugar.
b) O autor classificado em 1º lugar receberá o prêmio de uma viagem ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional.
c) Os autores classificados entre o 2º e o 20º lugar, inclusive, terão seus trabalhos publicados numa coletânea 400 (quatrocentos) exemplares.
d) A Unifor publicará o livro “Coletânea”, contendo os trabalhos selecionados, conforme descrito no item (5-c), até o 20º colocado.
e) Cada autor que tiver seu trabalho inserido no livro receberá 20 (vinte) exemplares da edição.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
a) Os trabalhos inscritos no concurso não serão devolvidos.
b) Os prêmios, nas duas áreas, sob nenhuma hipótese, serão divididos, devendo a Comissão Julgadora, por unanimidade ou por maioria simples, definir-se por uma obra concorrente.
c) A inscrição do candidato e a entrega dos trabalhos e/ou obra inédita subentendem o conhecimento e a aceitação deste regulamento, bem como a autorização para a publicação dos trabalhos, caso selecionados.
d) Os professores da Unifor não poderão participar deste concurso.
e) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Certame (Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Diretora do Centro de Ciências Humanas e os três professores julgadores), que não poderá, no entanto, alterar as normas aqui instituídas.
Organização:
(85) 3477 3311
http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=694&Itemid=987
Resultado - 1ª Antologia Internacional de Indrisos
Resultado - 1ª Antologia Internacional de Indrisos
A antologia está disponível para leitura e download no seguinte endereço:
Lista dos Selecionados:
Em Árabe
Porto Rico
Celia Altschuler
Em Catalão
Catalunha/Espanha
Montserrat Germà i Pifarré
Em Alemão
Brasil
Lidia Raquel Herszenbaum Rudman
Em Inglês
Colômbia
Ramiro Padilla Guerrero
Japão
Edweine Loureiro Da Silva
EUA
Emanuel Xavier
Em Espanhol
Argentina
Alejandro Félix Raimundo
Gonzalo Tomás Salesky Lascano
Ricardo Rojas Ayrala
Rosa Gómez de Villa
Yolanda Beatriz Rotenberg
Chile
Jorge Muñoz Salgado
Julio Campos Ávila
Nat Gaete
Espanha
Aarón García Peña
Isabel Díez Serrano
José Mañoso
Luis Luna
Llorenç Vidal
México
Miguel Santos
Rafael Torres
Venezuela
Karelyn Buenaño
Mariana Libertad Suárez
Em Francês
Argentina
Claudio Curuchet
Em Italiano
Itália
Filippo Pirro
Brasil
Gisele Sato
Em Português
Brasil
Cláudia Banegas
Diogo Borges
Joab Nass
Gabriel Rübinger
Geraldo Trombin
Jorge Xerxes
Rommel Werneck
Pablo Flora
Portugal
Luís Pedro de Aguiar Fernandes
Em Romeno
Romênia
Ioana Trică
Liliana Spătaru
Fonte: Concursos Literários
A antologia está disponível para leitura e download no seguinte endereço:
Lista dos Selecionados:
Em Árabe
Porto Rico
Celia Altschuler
Em Catalão
Catalunha/Espanha
Montserrat Germà i Pifarré
Em Alemão
Brasil
Lidia Raquel Herszenbaum Rudman
Em Inglês
Colômbia
Ramiro Padilla Guerrero
Japão
Edweine Loureiro Da Silva
EUA
Emanuel Xavier
Em Espanhol
Argentina
Alejandro Félix Raimundo
Gonzalo Tomás Salesky Lascano
Ricardo Rojas Ayrala
Rosa Gómez de Villa
Yolanda Beatriz Rotenberg
Chile
Jorge Muñoz Salgado
Julio Campos Ávila
Nat Gaete
Espanha
Aarón García Peña
Isabel Díez Serrano
José Mañoso
Luis Luna
Llorenç Vidal
México
Miguel Santos
Rafael Torres
Venezuela
Karelyn Buenaño
Mariana Libertad Suárez
Em Francês
Argentina
Claudio Curuchet
Em Italiano
Itália
Filippo Pirro
Brasil
Gisele Sato
Em Português
Brasil
Cláudia Banegas
Diogo Borges
Joab Nass
Gabriel Rübinger
Geraldo Trombin
Jorge Xerxes
Rommel Werneck
Pablo Flora
Portugal
Luís Pedro de Aguiar Fernandes
Em Romeno
Romênia
Ioana Trică
Liliana Spătaru
Fonte: Concursos Literários
2º Sorteio de Antologias
2º Sorteio de Antologias - Até 07.01.2012
Informações:
a) Sorteio de livros
b) Inscrição pelo Twitter e pelo Facebook
c) Apenas para residentes no Brasil
d) Prazo: 07 de Janeiro de 2012
Premiação:
I) 5 exemplares da Coletânea de Poemas da Biblioteca Popular de Afogados, edição 2010, Recife - PE.
Regulamento:
I) Inscrição:
O sorteio é restrito a residentes no Brasil.
Para participar, basta seguir os passos abaixo:
a) Dê RT na tuitada abaixo:
https://twitter.com/#!/Conc_Literarios/status/149324722033799169
Fonte: Concursos Literários
Informações:
a) Sorteio de livros
b) Inscrição pelo Twitter e pelo Facebook
c) Apenas para residentes no Brasil
d) Prazo: 07 de Janeiro de 2012
Premiação:
I) 5 exemplares da Coletânea de Poemas da Biblioteca Popular de Afogados, edição 2010, Recife - PE.
Regulamento:
I) Inscrição:
O sorteio é restrito a residentes no Brasil.
Para participar, basta seguir os passos abaixo:
a) Dê RT na tuitada abaixo:
https://twitter.com/#!/Conc_Literarios/status/149324722033799169
Fonte: Concursos Literários
1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura
1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura
Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas e Poesias
b) Categorias: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) / Ensino Médio
c) Tema: "O Poder Transformador do Livro e da Leitura"
d) Inscrições por E-mail ou pelo correio
e) Voltado para estudantes do Distrito Federal
Prazo: 12 de Março de 2012
Premiação:
I) Ensino Fundamental: 1º ao 3º - Notebook
II) Ensino Médio: 1º - R$3.000,00 + notebook / 2º - R$2.000,00 + notebook / 3º R$1.000,00 + notebook
Fonte:
http://www.bienalbrasildolivro.com.br/concursos2
Regulamento:
1. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 foi instituído pela Bienal Brasil do Livro e da Leitura, visando estimular os trabalhos de produção literária nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal.
2. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 terá como tema: "O Poder Transformador do Livro e da Leitura".
3. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 selecionará os melhores trabalhos feitos por estudantes do Ensino Público e Privado de Brasília, com premiação distinta para os níveis: Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio.
Serão selecionados 20 (vinte) trabalhos para cada nível, enquadrados nas categorias: 1. Conto ou crônica; 2. Poesia.
4. Poderão concorrer todos os estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio do Distrito Federal, incluindo estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos
5. O trabalho deverá ter no máximo 2 (duas) laudas digitadas em computador (papel A4 numa só face, corpo do texto tamanho 12, fonte Arial e espaçamento entre linhas de 1,5) e ser apresentado em 2 (duas) vias. Cópias de publicações já existentes serão desclassificadas automaticamente.
PREMIAÇÃO
CATEGORIA: CONTO/CRÔNICA
COLOCAÇÃO - FUNDAMENTAL - MÉDIO
1° LUGAR - 1 notebook - R$ 3.000,00 + 1 notebook
2° LUGAR - 1 notebook - R$ 2.000,00 + 1 notebook
3° LUGAR - 1 notebook - R$ 1.000,00 + 1 notebook
CATEGORIA: POESIA
COLOCAÇÃO - FUNDAMENTAL - MÉDIO
1° LUGAR - 1 notebook - R$ 3.000,00 + 1 notebook
2° LUGAR - 1 notebook - R$ 2.000,00 + 1 notebook
3° LUGAR - 1 notebook - R$ 1.000,00 + 1 notebook
6. A premiação terá, além de diplomas, os valores de acordo com a tabela acima, totalizando R$ 12.000,00 (doze mil reais) mais 12 notebooks (com AMD Vision Dual Core E-350, 2GB, 320GB, Gravador de DVD, HDMI, Bluetooth, AMD Radeon Graphics, LED 14" e Windows 7).
7. Os originais, premiados ou não, não serão devolvidos.
8. Cada concorrente poderá apresentar, no máximo, 2 (dois) trabalhos, sendo 1 (um) em cada categoria: crônica/conto ou poesia. Os textos deverão ser inspirados no tema "O Poder Transformador do Livro e da Leitura". Os trabalhos deverão ser inéditos, originais e criativos e deverão ser realizados individualmente.
9. No trabalho, deverá figurar tão somente o título, ou seja, qualquer identificação do estudante ou da escola no texto desclassificará automaticamente o candidato. A identificação do estudante dar-se-á única e exclusivamente através da ficha anexa.
10. A divulgação do trabalho, por qualquer meio, antes do estabelecido no item 20, eliminará o participante do concurso.
11. Os trabalhos deverão ser enviados junto com a ficha de inscrição anexa (pode ser fotocópia), contendo as seguintes informações: título do trabalho; gênero (conto/crônica ou poesia); nível a que concorre (Ensino Fundamental e Ensino Médio); nome completo do(a) estudante; endereço completo; telefone; e-mail; nome do estabelecimento em que estuda e responsável pelo estudante que for menor de idade.
12. Os trabalhos deverão ser entregues ou enviados pelo correio para:
1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura,
Bienal Brasil do Livro e da Leitura
SCRN 706/7 Bloco C, Entrada 10, Salas 103/104, Asa Norte
Brasília-DF, CEP 70740-640
ou enviados para o endereço eletrônico: concurso@bienalbrasildolivro.com.br
13. A inscrição se efetuará pela entrega dos trabalhos no endereço do escritório da Bienal Brasil do Livro e da Leitura (item 13), pela internet ou a postagem nos Correios, dentro do prazo estabelecido no item 15. Para evitar a duplicidade de inscrição, os trabalhos enviados pela internet não deverão ser enviados pelos correios. Após a entrega dos trabalhos, não serão permitidas alterações ou substituições.
14. Os trabalhos serão recebidos de 12 de dezembro de 2011 a 12 de março de 2012.
15. Serão impedidos de participar do concurso todos os funcionários da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, bem como seus parentes de 1° e 2° grau.
16. Serão duas as comissões julgadoras, uma para cada categoria, composta de personalidades ligadas à educação e à cultura. As comissões terão prazo até o dia 02 de abril de de 2012 para fornecer os resultados, que serão comunicados diretamente aos vencedores por intermédio de carta, telefone ou através de notícia pela imprensa.
17. As decisões das Comissões Julgadoras serão soberanas e irrecorríveis.
18. Ao se inscrever, o concorrente aceitará plenamente as normas expressas nesse julgamento.
19. Os 20 primeiros selecionados em cada uma das categorias conto/crônica e poesia, farão parte de uma publicação a ser impressa pela Bienal Brasil do Livro e da Leitura e distribuída durante o evento, no período de 14 a 23 de abril de 2012.
20. Ficará assegurada à Bienal Brasil do Livro e da Leitura o direito de publicar, em veículo de comunicação ou em separata, qualquer original, classificado ou não, a seu exclusivo critério, desde que mencionada a autoria. Os autores, premiados ou não, poderão fazê-lo, às suas custas, desde que isto ocorra após 30 de abril de 2012.
21. A entrega dos prêmios ocorrerá durante a Bienal Brasil do Livro e da Leitura, no período de 14 a 23 de abril de 2012.
22. O estabelecimento de ensino dos três primeiros classificados das duas categorias e respectivos níveis, receberão diploma de mérito referente ao Concurso.
23. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora de cada categoria, em conjunto com o Conselho Consultivo da Bienal Brasil do Livro e da Leitura.
Organização:
concurso@bienalbrasildolivro.com.br
Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas e Poesias
b) Categorias: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) / Ensino Médio
c) Tema: "O Poder Transformador do Livro e da Leitura"
d) Inscrições por E-mail ou pelo correio
e) Voltado para estudantes do Distrito Federal
Prazo: 12 de Março de 2012
Premiação:
I) Ensino Fundamental: 1º ao 3º - Notebook
II) Ensino Médio: 1º - R$3.000,00 + notebook / 2º - R$2.000,00 + notebook / 3º R$1.000,00 + notebook
Fonte:
http://www.bienalbrasildolivro.com.br/concursos2
Regulamento:
1. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 foi instituído pela Bienal Brasil do Livro e da Leitura, visando estimular os trabalhos de produção literária nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal.
2. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 terá como tema: "O Poder Transformador do Livro e da Leitura".
3. O 1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura - Estudantes 20/11/2012 selecionará os melhores trabalhos feitos por estudantes do Ensino Público e Privado de Brasília, com premiação distinta para os níveis: Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio.
Serão selecionados 20 (vinte) trabalhos para cada nível, enquadrados nas categorias: 1. Conto ou crônica; 2. Poesia.
4. Poderão concorrer todos os estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio do Distrito Federal, incluindo estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos
5. O trabalho deverá ter no máximo 2 (duas) laudas digitadas em computador (papel A4 numa só face, corpo do texto tamanho 12, fonte Arial e espaçamento entre linhas de 1,5) e ser apresentado em 2 (duas) vias. Cópias de publicações já existentes serão desclassificadas automaticamente.
PREMIAÇÃO
CATEGORIA: CONTO/CRÔNICA
COLOCAÇÃO - FUNDAMENTAL - MÉDIO
1° LUGAR - 1 notebook - R$ 3.000,00 + 1 notebook
2° LUGAR - 1 notebook - R$ 2.000,00 + 1 notebook
3° LUGAR - 1 notebook - R$ 1.000,00 + 1 notebook
CATEGORIA: POESIA
COLOCAÇÃO - FUNDAMENTAL - MÉDIO
1° LUGAR - 1 notebook - R$ 3.000,00 + 1 notebook
2° LUGAR - 1 notebook - R$ 2.000,00 + 1 notebook
3° LUGAR - 1 notebook - R$ 1.000,00 + 1 notebook
6. A premiação terá, além de diplomas, os valores de acordo com a tabela acima, totalizando R$ 12.000,00 (doze mil reais) mais 12 notebooks (com AMD Vision Dual Core E-350, 2GB, 320GB, Gravador de DVD, HDMI, Bluetooth, AMD Radeon Graphics, LED 14" e Windows 7).
7. Os originais, premiados ou não, não serão devolvidos.
8. Cada concorrente poderá apresentar, no máximo, 2 (dois) trabalhos, sendo 1 (um) em cada categoria: crônica/conto ou poesia. Os textos deverão ser inspirados no tema "O Poder Transformador do Livro e da Leitura". Os trabalhos deverão ser inéditos, originais e criativos e deverão ser realizados individualmente.
9. No trabalho, deverá figurar tão somente o título, ou seja, qualquer identificação do estudante ou da escola no texto desclassificará automaticamente o candidato. A identificação do estudante dar-se-á única e exclusivamente através da ficha anexa.
10. A divulgação do trabalho, por qualquer meio, antes do estabelecido no item 20, eliminará o participante do concurso.
11. Os trabalhos deverão ser enviados junto com a ficha de inscrição anexa (pode ser fotocópia), contendo as seguintes informações: título do trabalho; gênero (conto/crônica ou poesia); nível a que concorre (Ensino Fundamental e Ensino Médio); nome completo do(a) estudante; endereço completo; telefone; e-mail; nome do estabelecimento em que estuda e responsável pelo estudante que for menor de idade.
12. Os trabalhos deverão ser entregues ou enviados pelo correio para:
1° Concurso Estudantil Brasília de Literatura,
Bienal Brasil do Livro e da Leitura
SCRN 706/7 Bloco C, Entrada 10, Salas 103/104, Asa Norte
Brasília-DF, CEP 70740-640
ou enviados para o endereço eletrônico: concurso@bienalbrasildolivro.com.br
13. A inscrição se efetuará pela entrega dos trabalhos no endereço do escritório da Bienal Brasil do Livro e da Leitura (item 13), pela internet ou a postagem nos Correios, dentro do prazo estabelecido no item 15. Para evitar a duplicidade de inscrição, os trabalhos enviados pela internet não deverão ser enviados pelos correios. Após a entrega dos trabalhos, não serão permitidas alterações ou substituições.
14. Os trabalhos serão recebidos de 12 de dezembro de 2011 a 12 de março de 2012.
15. Serão impedidos de participar do concurso todos os funcionários da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, bem como seus parentes de 1° e 2° grau.
16. Serão duas as comissões julgadoras, uma para cada categoria, composta de personalidades ligadas à educação e à cultura. As comissões terão prazo até o dia 02 de abril de de 2012 para fornecer os resultados, que serão comunicados diretamente aos vencedores por intermédio de carta, telefone ou através de notícia pela imprensa.
17. As decisões das Comissões Julgadoras serão soberanas e irrecorríveis.
18. Ao se inscrever, o concorrente aceitará plenamente as normas expressas nesse julgamento.
19. Os 20 primeiros selecionados em cada uma das categorias conto/crônica e poesia, farão parte de uma publicação a ser impressa pela Bienal Brasil do Livro e da Leitura e distribuída durante o evento, no período de 14 a 23 de abril de 2012.
20. Ficará assegurada à Bienal Brasil do Livro e da Leitura o direito de publicar, em veículo de comunicação ou em separata, qualquer original, classificado ou não, a seu exclusivo critério, desde que mencionada a autoria. Os autores, premiados ou não, poderão fazê-lo, às suas custas, desde que isto ocorra após 30 de abril de 2012.
21. A entrega dos prêmios ocorrerá durante a Bienal Brasil do Livro e da Leitura, no período de 14 a 23 de abril de 2012.
22. O estabelecimento de ensino dos três primeiros classificados das duas categorias e respectivos níveis, receberão diploma de mérito referente ao Concurso.
23. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora de cada categoria, em conjunto com o Conselho Consultivo da Bienal Brasil do Livro e da Leitura.
Organização:
concurso@bienalbrasildolivro.com.br
15.02.2012 - I Concurso de Poesias e de Causos Gauchescos
I Concurso de Poesias e de Causos Gauchescos
Informações:
a) Concurso de Poesias e de Causos
b) Tema: história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul
c) Inscrição por E-mail ou por correio
d) Modalidades: Poesias - décima espinéla, oitava ou sextilha / Causos - galponeiro, campeiro ou pulpeiro
Prazo: 15 de Fevereiro de 2012
Fonte:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/noticia.php?id=84&url=ESTANCIA-DA-POESIA-CRIOULA-LANCA-NOVOS-CONCURSOS-LITERARIOS
Regulamento:
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Poesia Gauchesca JAYME CAETANO BRAUM, em homenagem ao poeta JAYME CAETANO BRAUM, exímio Pajador e Sócio-Fundador desta entidade.
O seguinte regulamento normatiza o Concurso:
1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Poesia Gauchesca “Jayme Caetano Braum”.
2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul.
3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma de “décimas espinélas”, “oitavas” ou “sextilhas”, obedecendo métrica e rima, no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho.
4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.
5) Cada autor poderá concorrer com um trabalho em cada modalidade: “décima espinéla”, “oitava” ou “sextilha”
6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL
7) Não será cobrado taxa de inscrição.
8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.
9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.
10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Causos Gauchescos APARICIO SILVA RILLO, em homenagem ao poeta APARICIO SILVA RILLO (1911-2002), exímio poeta e Sócio-Fundador desta entidade.
O seguinte regulamento normatiza o Concurso:
1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Causos Gauchescos “Aparício Silva Rillo”.
2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul, sendo vedado o uso de termos chulos.
3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma narrativa de causo gauchesco (galponeiro, campeiro, pulpeiro) no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho. OBS: Não confundir causo com conto.
4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.
5) Cada autor poderá concorrer com até dois trabalhos.
6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Rua Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL
7) Não será cobrado taxa de inscrição.
8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.
9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.
10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.
Organização:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/contato.php
Informações:
a) Concurso de Poesias e de Causos
b) Tema: história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul
c) Inscrição por E-mail ou por correio
d) Modalidades: Poesias - décima espinéla, oitava ou sextilha / Causos - galponeiro, campeiro ou pulpeiro
Prazo: 15 de Fevereiro de 2012
Regulamento:
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Poesia Gauchesca JAYME CAETANO BRAUM, em homenagem ao poeta JAYME CAETANO BRAUM, exímio Pajador e Sócio-Fundador desta entidade.
O seguinte regulamento normatiza o Concurso:
1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Poesia Gauchesca “Jayme Caetano Braum”.
2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul.
3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma de “décimas espinélas”, “oitavas” ou “sextilhas”, obedecendo métrica e rima, no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho.
4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.
5) Cada autor poderá concorrer com um trabalho em cada modalidade: “décima espinéla”, “oitava” ou “sextilha”
6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL
7) Não será cobrado taxa de inscrição.
8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.
9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.
10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Causos Gauchescos APARICIO SILVA RILLO, em homenagem ao poeta APARICIO SILVA RILLO (1911-2002), exímio poeta e Sócio-Fundador desta entidade.
O seguinte regulamento normatiza o Concurso:
1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Causos Gauchescos “Aparício Silva Rillo”.
2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul, sendo vedado o uso de termos chulos.
3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma narrativa de causo gauchesco (galponeiro, campeiro, pulpeiro) no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho. OBS: Não confundir causo com conto.
4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.
5) Cada autor poderá concorrer com até dois trabalhos.
6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Rua Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL
7) Não será cobrado taxa de inscrição.
8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.
9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.
10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.
Organização:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/contato.php
Fonte:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/noticia.php?id=84&url=ESTANCIA-DA-POESIA-CRIOULA-LANCA-NOVOS-CONCURSOS-LITERARIOS
Informações:
a) Concurso de Poesias e de Causos
b) Tema: história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul
c) Inscrição por E-mail ou por correio
d) Modalidades: Poesias - décima espinéla, oitava ou sextilha / Causos - galponeiro, campeiro ou pulpeiro
Prazo: 15 de Fevereiro de 2012
Fonte:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/noticia.php?id=84&url=ESTANCIA-DA-POESIA-CRIOULA-LANCA-NOVOS-CONCURSOS-LITERARIOS
Regulamento:
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Poesia Gauchesca JAYME CAETANO BRAUM, em homenagem ao poeta JAYME CAETANO BRAUM, exímio Pajador e Sócio-Fundador desta entidade.
O seguinte regulamento normatiza o Concurso:
1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Poesia Gauchesca “Jayme Caetano Braum”.
2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul.
3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma de “décimas espinélas”, “oitavas” ou “sextilhas”, obedecendo métrica e rima, no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho.
4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.
5) Cada autor poderá concorrer com um trabalho em cada modalidade: “décima espinéla”, “oitava” ou “sextilha”
6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL
7) Não será cobrado taxa de inscrição.
8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.
9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.
10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Causos Gauchescos APARICIO SILVA RILLO, em homenagem ao poeta APARICIO SILVA RILLO (1911-2002), exímio poeta e Sócio-Fundador desta entidade.
O seguinte regulamento normatiza o Concurso:
1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Causos Gauchescos “Aparício Silva Rillo”.
2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul, sendo vedado o uso de termos chulos.
3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma narrativa de causo gauchesco (galponeiro, campeiro, pulpeiro) no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho. OBS: Não confundir causo com conto.
4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.
5) Cada autor poderá concorrer com até dois trabalhos.
6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Rua Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL
7) Não será cobrado taxa de inscrição.
8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.
9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.
10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.
Organização:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/contato.php
Informações:
a) Concurso de Poesias e de Causos
b) Tema: história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul
c) Inscrição por E-mail ou por correio
d) Modalidades: Poesias - décima espinéla, oitava ou sextilha / Causos - galponeiro, campeiro ou pulpeiro
Prazo: 15 de Fevereiro de 2012
Regulamento:
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Poesia Gauchesca JAYME CAETANO BRAUM, em homenagem ao poeta JAYME CAETANO BRAUM, exímio Pajador e Sócio-Fundador desta entidade.
O seguinte regulamento normatiza o Concurso:
1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Poesia Gauchesca “Jayme Caetano Braum”.
2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul.
3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma de “décimas espinélas”, “oitavas” ou “sextilhas”, obedecendo métrica e rima, no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho.
4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.
5) Cada autor poderá concorrer com um trabalho em cada modalidade: “décima espinéla”, “oitava” ou “sextilha”
6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL
7) Não será cobrado taxa de inscrição.
8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.
9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.
10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.
A Estância da Poesia Crioula torna público que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Causos Gauchescos APARICIO SILVA RILLO, em homenagem ao poeta APARICIO SILVA RILLO (1911-2002), exímio poeta e Sócio-Fundador desta entidade.
O seguinte regulamento normatiza o Concurso:
1) A partir desta data, até 15 de fevereiro de 2012 estão abertas as inscrições para o I Concurso de Causos Gauchescos “Aparício Silva Rillo”.
2) O tema do Concurso é livre, porém, deverá abordar a história, lendas, tradições, usos ou costumes do Rio Grande do Sul, sendo vedado o uso de termos chulos.
3) Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos, na forma narrativa de causo gauchesco (galponeiro, campeiro, pulpeiro) no estilo consagrado pelo grande poeta gaúcho. OBS: Não confundir causo com conto.
4) O trabalho apresentado deverá conter o título e pseudônimo do autor. Em separado deve ser enviado os dados pessoais, com endereço, telefone e e-mail para contato.
5) Cada autor poderá concorrer com até dois trabalhos.
6) Os trabalhos deverão ser encaminhados, em três cópias, até o dia 15 de Fevereiro de 2012 para o seguinte e-mail: acandido@ghc.com.br ou endereço:
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA – EPC
Rua Duque de Caxias, 1525, Conj. 49/D
CEP: 90.010-283 - Porto Alegre - RS – BRASIL
7) Não será cobrado taxa de inscrição.
8) Os trabalhos serão julgados por comissão especializada, indicada pela instituição promotora do concurso.
9) PREMIAÇÃO: Os trabalhos selecionados do 1º ao 5º lugar receberão diploma.
Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão Diploma e Troféu.
10) Os resultados serão proclamados e os prêmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante o mês de março de 2012, em local a ser definido.
Organização:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/contato.php
Fonte:
http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/noticia.php?id=84&url=ESTANCIA-DA-POESIA-CRIOULA-LANCA-NOVOS-CONCURSOS-LITERARIOS
Apoio e Patrocínio para 2012
Apoio e Patrocínio para 2012
O Portal Concursos e Prêmios Literários, que pertence ao Grupo Editorial Scortecci, organiza anualmente quatro concursos literários:
- Prêmio Literário Livraria Asabeça (Livraria Asabeça)
- Prêmio Canon de Poesia (Canon do Brasil)
- Concurso Literário Amigos do Livro / Flipoços (Poços de Caldas - MG)
- Concurso de Poesia Revista Literária (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal)
Para 2012 está selecionando cotas de apoio e patrocínio para concursos e prêmios literários dos gêneros: Conto e Crônica, Romance e Literatura Infantil.
Oferecemos:
Logística, inscrições pelo site com registro de IP, edição e impressão da obra em antologia ou livro solo (Gráfica Scortecci), divulgação nos sites Amigos do Livro, Portal do Escritor, Portal Scortecci e comercialização da obra na Livraria Asabeça.
Exigimos:
Responsabilidade jurídica, organização e promoção do evento, prêmios complementares e certificados, comissão julgadora (mínimo de três jurados), não cobrar taxa de inscrição e ter um site.
Propostas:
concursosliterarios@concursosliterarios.com.br
Fonte: Concursos Literários
O Portal Concursos e Prêmios Literários, que pertence ao Grupo Editorial Scortecci, organiza anualmente quatro concursos literários:
- Prêmio Literário Livraria Asabeça (Livraria Asabeça)
- Prêmio Canon de Poesia (Canon do Brasil)
- Concurso Literário Amigos do Livro / Flipoços (Poços de Caldas - MG)
- Concurso de Poesia Revista Literária (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal)
Para 2012 está selecionando cotas de apoio e patrocínio para concursos e prêmios literários dos gêneros: Conto e Crônica, Romance e Literatura Infantil.
Oferecemos:
Logística, inscrições pelo site com registro de IP, edição e impressão da obra em antologia ou livro solo (Gráfica Scortecci), divulgação nos sites Amigos do Livro, Portal do Escritor, Portal Scortecci e comercialização da obra na Livraria Asabeça.
Exigimos:
Responsabilidade jurídica, organização e promoção do evento, prêmios complementares e certificados, comissão julgadora (mínimo de três jurados), não cobrar taxa de inscrição e ter um site.
Propostas:
concursosliterarios@concursosliterarios.com.br
Fonte: Concursos Literários
X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011
X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011
A Livraria Asabeça organiza anualmente o Prêmio Literário Livraria Asabeça, com o apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil.
O prêmio tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira e neste ano, em especial, sua edição será comemorativa ao aniversário de 30 anos da Scortecci em 2012. O concurso será dividido em 5 (cinco) prêmios regionais: norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste. O prêmio para o vencedor de cada região será um contrato de edição e publicação de sua obra com a Scortecci Editora.
Inscrições - grátis - até 31.12.2011.
REGULAMENTO
Inscrições (grátis) até 31 de dezembro de 2011.
Gênero: Poesia (Livro inédito).
Ao fazer a inscrição, o Autor concorda com as regras do concurso, autorizando, inclusive, a publicação da obra selecionada pela Scortecci Editora, e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
A Livraria Asabeça escolherá uma Comissão Julgadora, composta de três membros de renomado prestígio literário, e uma Comissão Organizadora, que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.
O candidato poderá participar com 1 (um) livro, inédito, gênero POESIA, de 40 até 60 páginas, formato A4 (210 x 297 cm), texto digitado em Word, espaço 1,5, impresso de um só lado da folha, tamanho 12, fonte Times New Roman ou Arial.
Atenção:
1) Poesias publicadas em Blogs e Sites (menos e-books, com ISBN) são consideradas inéditas e poderão fazer parte da obra.
2) Poesias publicadas em antologias, coletâneas, jornais e revistas perdem a condição de inéditas e não poderão fazer parte da obra.
3) Não precisa enviar capa, ilustrações, prefácios, dedicatórias e agradecimentos.
4) Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
5) A obra deverá ter obrigatoriamente um título. O autor poderá ou não usar pseudônimo (nome literário).
Enviar junto com a obra, em uma única encadernação espiralada, as seguintes informações:
Nome completo
Pseudônimo (nome literário), se houver
Endereço / Cidade / Estado / CEP
DDD / Telefone
e-mail
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia de comprovante de residência
Minibiografia de até 20 linhas
Atenção: O original deverá ser enviado por correio, encadernado em espiral.
Enviar para:
X PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA ASABEÇA 2011
Caixa Postal 11481
São Paulo, SP
CEP 05422-970
PRÊMIOS
O vencedor de cada região será contemplado com um contrato de edição com a Scortecci Editora de 100 (cem) exemplares (sendo 50 exemplares para comercialização através da Livraria Asabeça e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor), com até 60 (sessenta) páginas, formato 14 x 20,7 cm, miolo em preto e branco, com papel branco 75 gramas, Capa coloria com papel cartão 250 gramas, com orelhas e laminação brilhante.
Os livros terão ISBN, Ficha Catalográfica e selo Editorial Scortecci.
A título de Direito Autoral, cada autor receberá 10% (dez por cento) sobre o preço de capa de sua obra, comercializada através da Livraria Asabeça, pelo prazo de 1 (um) ano ou até o término da edição, o que acontecer primeiro.
Cada exemplar da obra será comercializado ao preço de R$ 20,00.
Após o término do contrato, o autor poderá adquirir o saldo dos livros com desconto de 80% sobre o preço de capa. Não havendo interesse por parte do autor, os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas e utilizados para divulgação do próprio Prêmio Literário Livraria Asabeça.
OBSERVAÇÕES
- Os originais não serão devolvidos.
- Os autores vencedores autorizam o uso e veiculação de seu nome e obra pela Livraria Asabeça / Scortecci Editora para fins de divulgação, veiculação e comercialização.
- O resultado do X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011 dar-se-á em fevereiro de 2012 e será publicado oficialmente no Portal Concursos e Prêmios Literários e nos demais sites do Grupo Editorial Scortecci.
- Os autores vencedores deverão entregar à Scortecci Editora o arquivo digital da obra rigorosamente igual ao selecionado pela comissão julgadora.
- É vetada a participação de autores que já tenham recebido prêmio de publicação ou menção honrosa nos concursos: Asabeça e UBE-SP.
CRONOGRAMA
- Inscrições: até 31 de dezembro de 2011.
- Divulgação dos vencedores: fevereiro de 2012.
- Lançamento das obras: 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2012, no estande da Scortecci, durante o evento festivo de 30 anos da editora.
MAIS INFORMAÇÕES
asabeca2011@concursosliterarios.com.br
Telefone: (11) 3032.1179
Fonte: concursos literários
A Livraria Asabeça organiza anualmente o Prêmio Literário Livraria Asabeça, com o apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil.
O prêmio tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira e neste ano, em especial, sua edição será comemorativa ao aniversário de 30 anos da Scortecci em 2012. O concurso será dividido em 5 (cinco) prêmios regionais: norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste. O prêmio para o vencedor de cada região será um contrato de edição e publicação de sua obra com a Scortecci Editora.
Inscrições - grátis - até 31.12.2011.
REGULAMENTO
Inscrições (grátis) até 31 de dezembro de 2011.
Gênero: Poesia (Livro inédito).
Ao fazer a inscrição, o Autor concorda com as regras do concurso, autorizando, inclusive, a publicação da obra selecionada pela Scortecci Editora, e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
A Livraria Asabeça escolherá uma Comissão Julgadora, composta de três membros de renomado prestígio literário, e uma Comissão Organizadora, que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.
O candidato poderá participar com 1 (um) livro, inédito, gênero POESIA, de 40 até 60 páginas, formato A4 (210 x 297 cm), texto digitado em Word, espaço 1,5, impresso de um só lado da folha, tamanho 12, fonte Times New Roman ou Arial.
Atenção:
1) Poesias publicadas em Blogs e Sites (menos e-books, com ISBN) são consideradas inéditas e poderão fazer parte da obra.
2) Poesias publicadas em antologias, coletâneas, jornais e revistas perdem a condição de inéditas e não poderão fazer parte da obra.
3) Não precisa enviar capa, ilustrações, prefácios, dedicatórias e agradecimentos.
4) Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
5) A obra deverá ter obrigatoriamente um título. O autor poderá ou não usar pseudônimo (nome literário).
Enviar junto com a obra, em uma única encadernação espiralada, as seguintes informações:
Nome completo
Pseudônimo (nome literário), se houver
Endereço / Cidade / Estado / CEP
DDD / Telefone
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia de comprovante de residência
Minibiografia de até 20 linhas
Atenção: O original deverá ser enviado por correio, encadernado em espiral.
Enviar para:
X PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA ASABEÇA 2011
Caixa Postal 11481
São Paulo, SP
CEP 05422-970
PRÊMIOS
O vencedor de cada região será contemplado com um contrato de edição com a Scortecci Editora de 100 (cem) exemplares (sendo 50 exemplares para comercialização através da Livraria Asabeça e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor), com até 60 (sessenta) páginas, formato 14 x 20,7 cm, miolo em preto e branco, com papel branco 75 gramas, Capa coloria com papel cartão 250 gramas, com orelhas e laminação brilhante.
Os livros terão ISBN, Ficha Catalográfica e selo Editorial Scortecci.
A título de Direito Autoral, cada autor receberá 10% (dez por cento) sobre o preço de capa de sua obra, comercializada através da Livraria Asabeça, pelo prazo de 1 (um) ano ou até o término da edição, o que acontecer primeiro.
Cada exemplar da obra será comercializado ao preço de R$ 20,00.
Após o término do contrato, o autor poderá adquirir o saldo dos livros com desconto de 80% sobre o preço de capa. Não havendo interesse por parte do autor, os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas e utilizados para divulgação do próprio Prêmio Literário Livraria Asabeça.
OBSERVAÇÕES
- Os originais não serão devolvidos.
- Os autores vencedores autorizam o uso e veiculação de seu nome e obra pela Livraria Asabeça / Scortecci Editora para fins de divulgação, veiculação e comercialização.
- O resultado do X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011 dar-se-á em fevereiro de 2012 e será publicado oficialmente no Portal Concursos e Prêmios Literários e nos demais sites do Grupo Editorial Scortecci.
- Os autores vencedores deverão entregar à Scortecci Editora o arquivo digital da obra rigorosamente igual ao selecionado pela comissão julgadora.
- É vetada a participação de autores que já tenham recebido prêmio de publicação ou menção honrosa nos concursos: Asabeça e UBE-SP.
CRONOGRAMA
- Inscrições: até 31 de dezembro de 2011.
- Divulgação dos vencedores: fevereiro de 2012.
- Lançamento das obras: 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2012, no estande da Scortecci, durante o evento festivo de 30 anos da editora.
MAIS INFORMAÇÕES
asabeca2011@concursosliterarios.com.br
Telefone: (11) 3032.1179
Fonte: concursos literários
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Oficina de criação literária
A Biblioteca Municipal realizará no dia 04/11 uma Oficina de Criação Literária com a escritora Veronica Stigger. Para participar da oficina é preciso se inscrever antecipadamente na Biblioteca Municipal e todos participantes receberão certificados de particpação. A Oficina de Criação Literária faz parte do programa Viagem Literária que é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com as Bibliotecas Públicas participantes.
Oficina de Criação Literária
Com VERONICA STIGGER
SOBRE O AUTOR
Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela USP e pós-doutorados pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Tem cinco livros publicados: quatro de contos e um infantil. Teve alguns contos traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês e o italiano.
A Oficina: – Ver, descrever, escrever
A criação de textos desta oficina parte de um dos elementos fundamentais de toda narrativa ficcional, seja conto, seja romance: a descrição. A partir da leitura de trechos literários, serão ressaltadas a importância da observação prévia e atenta e os diferentes procedimentos por meio dos quais é possível descrever um objeto, uma pessoa, uma cena, entre outros.
* Todos participantes da oficina receberão certificado de participação
04/ Novembro 13h30 – Macatuba
Local: Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade”
Rua São Paulo, 1267
Telefone: (14)32989969
As inscrições poderam ser realizadas por telefone ou presencialmente na Biblioteca Municipal.
Oficina de Criação Literária
Com VERONICA STIGGER
SOBRE O AUTOR
Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela USP e pós-doutorados pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Tem cinco livros publicados: quatro de contos e um infantil. Teve alguns contos traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês e o italiano.
A Oficina: – Ver, descrever, escrever
A criação de textos desta oficina parte de um dos elementos fundamentais de toda narrativa ficcional, seja conto, seja romance: a descrição. A partir da leitura de trechos literários, serão ressaltadas a importância da observação prévia e atenta e os diferentes procedimentos por meio dos quais é possível descrever um objeto, uma pessoa, uma cena, entre outros.
* Todos participantes da oficina receberão certificado de participação
04/ Novembro 13h30 – Macatuba
Local: Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade”
Rua São Paulo, 1267
Telefone: (14)32989969
As inscrições poderam ser realizadas por telefone ou presencialmente na Biblioteca Municipal.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Bate - Papo com o escritor Bernardo Ajzenberg
A Biblioteca Municipal receberá no dia 25/10 às 9h30 para um Bate-papo o escritor Bernardo Ajzenberg, o evento faz parte do programa Viagem Literária que é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com as Bibliotecas Públicas participantes.
SOBRE O AUTOR
Bernardo Ajzenberg nasceu em São Paulo em 1959. Escritor, tradutor e jornalista, publicou os romances Olhos Secos (2009), finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura); A Gaiola de Faraday (2002), prêmio de Ficção do Ano da Academia Brasileira de Letras; entre outros. O volume de contos Homens com Mulheres (2005) foi finalista do prêmio Jabuti. Verteu para o português mais de trinta obras. Recebeu o prêmio Jabuti em 2010 pela tradução de Purgatório, de Tomás Eloy Martinez. Foi ombudsman da Folha de S.Paulo e coordenador-executivo do Instituto Moreira Salles. É diretor executivo da editora Cosac Naify.
Dia: 25 de Outubro
Horário: 9h30
Local: Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade”
Rua São Paulo, 1267
terça-feira, 13 de setembro de 2011
A Biblioteca Municipal recebera para um Bate-Papo o escritor Raphael Draccon
No dia 26/09 às 9h30 a Biblioteca Municipal recebera para um Bate-papo o escritor Raphael Draccon, o evento faz parte do programa Viagem Literária que é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com as Bibliotecas Públicas participantes.
26 de Setembro – 9h30 - Macatuba
Local: Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade"
Rua São Paulo 1267
SOBRE O AUTOR
Raphael Draccon nasceu no Rio de Janeiro, em 1981. Estudou cinema e aos 20 anos recebeu uma Menção Honrosa da American Screenwriter Association (ASA) pelo seu primeiro roteiro de longa-metragem, o drama sobrenatural In Your Hands. Aos 22 escreveu seu primeiro romance de literatura fantástica, Dragões de Éter (2003). Atualmente trabalha com produtores, diretores de cinema e editores literários nacionais e estrangeiros no desenvolvimento de roteiros audiovisuais e séries de literatura, e escreve a coluna Cavernas & Dragões no Sedentário & Hiperativo, um dos sites de cultura pop mais relevante do país, com mais de 2 milhões de acessos únicos por mês. Estreou no mercado literário português com Espíritos de Gelo, a ser lançado também no Brasil. A série de literatura fantástica Dragões de Éter, que ultrapassou a marca dos 50 mil exemplares no Brasil, também será lançada em Portugal.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Apoio
Apoio
O monitor do posto Acessa SP de Macatuba, Nelson Barbosa, cadastrou seu projeto “Informática para 3ª idade” no Prêmio Frida, que irá reconhecer iniciativas que façam uso da internet como agente de mudança na sociedade, entre América Latina e o Caribe. Para vencer, ele precisa de votos de internautas. Por ser um projeto realmente relevante para Macatuba, pedimos que você dê sua ajuda e vote. É só em: http://premiofrida.org/por/projects/view/1930
O monitor do posto Acessa SP de Macatuba, Nelson Barbosa, cadastrou seu projeto “Informática para 3ª idade” no Prêmio Frida, que irá reconhecer iniciativas que façam uso da internet como agente de mudança na sociedade, entre América Latina e o Caribe. Para vencer, ele precisa de votos de internautas. Por ser um projeto realmente relevante para Macatuba, pedimos que você dê sua ajuda e vote. É só em: http://premiofrida.org/por/projects/view/1930
terça-feira, 26 de julho de 2011
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM O GRUPO SALADA MISTA EM "FÁBULAS DE LA FONTAINE"
O público se divertirá com clássicas histórias do célebre autor francês, como A Formiga e a Cigarra, A Lebre e a Tartaruga, A Menina e o Leite e muitas outras. Por meio da manipulação de objetos, de brinquedos e muitas vezes assumindo o papel dos personagens, o contador resgata de forma lúdica e prazerosa os ensinamentos e as reflexões propostas pelas fábulas, além de estimular o sabor pela leitura e pela literatura.
Data: 10 de Agosto
Horário: 8h30 e 13h30
Local: Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade”
Rua São Paulo, 1267 - Centro, Macatuba
Telefone: (14) 32989969
*O agendamento será realizado pelo telefone (14) 3298-9969.
Data: 10 de Agosto
Horário: 8h30 e 13h30
Local: Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade”
Rua São Paulo, 1267 - Centro, Macatuba
Telefone: (14) 32989969
*O agendamento será realizado pelo telefone (14) 3298-9969.
Prêmio Literário Inscreve Autores Inéditos em Todo o País
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura, versão 2011, que podem ser realizadas nas unidades que o Serviço Social do Comércio mantém em diversas regiões da Paraíba: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Sousa. As inscrições irão até 30 de Agosto.
Esse ano o concurso de nível nacional, que prioriza a editoração de contos e romances inéditos, inclui novidades como a entrega de fichas de inscrições feitos pelos escritores interessados, através do site: http://www.sesc.com.br/ , que serão validadas nas sedes dos regionais do Sesc, mediante a entrega dos 4 exemplares de cada trabalho literário inscrito.
Para efetuar sua pré-inscrição online, o participante deverá acessar o site do Prêmio SESC http://www.sesc.com.br/premiosesc e preencher o formulário com as informações pedidas. Será gerado um código verificador, por meio do qual o candidato poderá acessar sua pré-inscrição. Após a validação da pré-inscrição será emitido um e-mail de confirmação contendo os dados cadastrais do inscrito.
PREMIÇÃO
O resultado do PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2011 será divulgado em março de 2012.
- O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares.
- O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte da primeira edição será adquirida pelo SESC para inserção no acervo de bibliotecas da instituição.
- A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, com data prevista para julho de 2012.
-O autor vencedor de cada categoria poderá participar de lançamentos da obra em eventos literários promovidos pelo SESC, que assumirá os custos de locomoção e estada do escritor.
- Os autores indicados para menção honrosa receberão um certificado emitido pelo SESC, atestando a qualidade da obra para possível análise e publicação no mercado editorial, além de kits com livros publicados pela editora Record.
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura, versão 2011, que podem ser realizadas nas unidades que o Serviço Social do Comércio mantém em diversas regiões da Paraíba: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Sousa. As inscrições irão até 30 de Agosto.
Esse ano o concurso de nível nacional, que prioriza a editoração de contos e romances inéditos, inclui novidades como a entrega de fichas de inscrições feitos pelos escritores interessados, através do site: http://www.sesc.com.br/ , que serão validadas nas sedes dos regionais do Sesc, mediante a entrega dos 4 exemplares de cada trabalho literário inscrito.
Para efetuar sua pré-inscrição online, o participante deverá acessar o site do Prêmio SESC http://www.sesc.com.br/premiosesc e preencher o formulário com as informações pedidas. Será gerado um código verificador, por meio do qual o candidato poderá acessar sua pré-inscrição. Após a validação da pré-inscrição será emitido um e-mail de confirmação contendo os dados cadastrais do inscrito.
PREMIÇÃO
O resultado do PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2011 será divulgado em março de 2012.
- O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares.
- O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte da primeira edição será adquirida pelo SESC para inserção no acervo de bibliotecas da instituição.
- A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, com data prevista para julho de 2012.
-O autor vencedor de cada categoria poderá participar de lançamentos da obra em eventos literários promovidos pelo SESC, que assumirá os custos de locomoção e estada do escritor.
- Os autores indicados para menção honrosa receberão um certificado emitido pelo SESC, atestando a qualidade da obra para possível análise e publicação no mercado editorial, além de kits com livros publicados pela editora Record.
Concurso de Poesias na Biblioteca Municipal de Mogi Guaçu
BIBLIOTECA MUNICIPAL JOÃO XXIII
XXVII CONCURSO DE POESIAS – 2011
01. Denominação e Finalidade
A Biblioteca Municipal João XXIII de Mogi Guaçu promovendo este Concurso, faz deste evento o intercâmbio cultural das letras em todo território nacional, descobrindo poetas e poesias.
02. Participação
Poderão participar do XXVII Concurso de Poesias de Mogi Guaçu poetas de todo o Brasil, nas seguintes categorias:
- Adulto local e outras cidades (acima de 18 anos)
- Juvenil local e outras cidades (13 a 17 anos)
- Infantil local e outras cidades (até 12 anos)
03. Inscrições
Cada candidato poderá inscrever-se com até 02(duas) obras inéditas datilografadas ou digitadas em três vias cada.
Cada poema deverá ser identificado apenas com o pseudônimo do autor e o título da obra e acondicionado em um envelope grande.
Dentro do mesmo envelope enviar uma folha datilografada ou digitada contendo a ficha de inscrição do candidato com seus dados pessoais: título da poesia, pseudônimo, nome de autor, cidade e estado, idade, endereço completo, nome da escola que estuda (se estudante).
Este único envelope com os textos e a ficha de inscrição deverá ser entregue na Biblioteca ou por via postal até 30/09/2011 (valendo a data do carimbo postal) no seguinte endereço:
Biblioteca Municipal João XXIII – Av. dos Trabalhadores, 2.651 – Mogi Guaçu – SP – Cep.: 13.840-195 Tel.(019)3861-4225 – Centro Cultural.
A inscrição implicará na total aceitação do presente regulamento
04. Seleção
A comissão julgadora será definida posteriormente e deverá selecionar 06 poemas de cada categoria..
Os trabalhos que não forem selecionados não serão devolvidos.
05. Premiação: Troféus e Medalhas
Dia: 25/11/2011 às 17h00.
Local: Biblioteca João XXIII – Centro Cultural
Endereço: Av. dos Trabalhadores, 2.651 – Mogi Guaçu /SP –CEP: 13.840.195
Tel.(019)3861-4225 e- mail sc-biblioteca@mogiguacu.sp.gov.br
Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU
SECRETARIA DE CULTURA
XXVII CONCURSO DE POESIAS – 2011
01. Denominação e Finalidade
A Biblioteca Municipal João XXIII de Mogi Guaçu promovendo este Concurso, faz deste evento o intercâmbio cultural das letras em todo território nacional, descobrindo poetas e poesias.
02. Participação
Poderão participar do XXVII Concurso de Poesias de Mogi Guaçu poetas de todo o Brasil, nas seguintes categorias:
- Adulto local e outras cidades (acima de 18 anos)
- Juvenil local e outras cidades (13 a 17 anos)
- Infantil local e outras cidades (até 12 anos)
03. Inscrições
Cada candidato poderá inscrever-se com até 02(duas) obras inéditas datilografadas ou digitadas em três vias cada.
Cada poema deverá ser identificado apenas com o pseudônimo do autor e o título da obra e acondicionado em um envelope grande.
Dentro do mesmo envelope enviar uma folha datilografada ou digitada contendo a ficha de inscrição do candidato com seus dados pessoais: título da poesia, pseudônimo, nome de autor, cidade e estado, idade, endereço completo, nome da escola que estuda (se estudante).
Este único envelope com os textos e a ficha de inscrição deverá ser entregue na Biblioteca ou por via postal até 30/09/2011 (valendo a data do carimbo postal) no seguinte endereço:
Biblioteca Municipal João XXIII – Av. dos Trabalhadores, 2.651 – Mogi Guaçu – SP – Cep.: 13.840-195 Tel.(019)3861-4225 – Centro Cultural.
A inscrição implicará na total aceitação do presente regulamento
04. Seleção
A comissão julgadora será definida posteriormente e deverá selecionar 06 poemas de cada categoria..
Os trabalhos que não forem selecionados não serão devolvidos.
05. Premiação: Troféus e Medalhas
Dia: 25/11/2011 às 17h00.
Local: Biblioteca João XXIII – Centro Cultural
Endereço: Av. dos Trabalhadores, 2.651 – Mogi Guaçu /SP –CEP: 13.840.195
Tel.(019)3861-4225 e- mail sc-biblioteca@mogiguacu.sp.gov.br
Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU
SECRETARIA DE CULTURA
quinta-feira, 7 de julho de 2011
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Macatubense está na final do Prêmio Acessa São Paulo
Macatubense está na final do Prêmio Acessa São Paulo
O macatubense Nelson Barbosa, funcionário público que trabalha no programa Acessa São Paulo da cidade, apresentou um programa de inclusão digital para a melhor idade, e depois de se classificar em várias etapas, chega à final do Prêmio Acessa São Paulo.
Dos 53 participantes de todo o Estado, o macatubense concorre na final com mais 11 projetos. Os três primeiros colocados ganham um notebook, e o projeto destaque, um datashow. O anúncio dos vencedores será feito em cerimônia, nesta quarta-feira, no Memorial da América Latina.
O projeto de Nelson, “Informática na terceira idade”, já está sendo executado na cidade, e hoje atende 12 macatubenses com atividades de inclusão digital.
Outras informações sobre o projeto no Acessa São Paulo, que fica na biblioteca municipal, ao lado da Praça Santo Antônio. Tel.: 3298-9969.
Fonte: Prefeitura Municipal de Macatuba
O macatubense Nelson Barbosa, funcionário público que trabalha no programa Acessa São Paulo da cidade, apresentou um programa de inclusão digital para a melhor idade, e depois de se classificar em várias etapas, chega à final do Prêmio Acessa São Paulo.
Dos 53 participantes de todo o Estado, o macatubense concorre na final com mais 11 projetos. Os três primeiros colocados ganham um notebook, e o projeto destaque, um datashow. O anúncio dos vencedores será feito em cerimônia, nesta quarta-feira, no Memorial da América Latina.
O projeto de Nelson, “Informática na terceira idade”, já está sendo executado na cidade, e hoje atende 12 macatubenses com atividades de inclusão digital.
Outras informações sobre o projeto no Acessa São Paulo, que fica na biblioteca municipal, ao lado da Praça Santo Antônio. Tel.: 3298-9969.
Fonte: Prefeitura Municipal de Macatuba
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Macatuba de conto em conto
A Divisão Municipal de Cultura convida os moradores mais antigos da cidade para participarem do projeto “Macatuba de conto em conto”, que irá colher depoimentos e histórias para a edição de um livro com os registros históricos da cidade.
Os interessados em contribuir com o projeto devem ligar no Centro Cultural, pelo tel.: 3268-1821, e agendar a entrevista.
Fonte: Prefeitura Municipal de Macatuba
Os interessados em contribuir com o projeto devem ligar no Centro Cultural, pelo tel.: 3268-1821, e agendar a entrevista.
Fonte: Prefeitura Municipal de Macatuba
terça-feira, 28 de junho de 2011
Comissão divulga programação da Festa do Peão de Boiadeiros de Macatuba
Comissão divulga programação da Festa do Peão de Boiadeiros de Macatuba
A comissão organizadora da Festa do Peão de Macatuba divulga as atrações da 19ª edição do evento. Uma das novidades é que neste ano serão seis dias de festa, de 6 a 11 de setembro, no Centro de Lazer dos Trabalhadores.
A entrada continua sendo de graça. “Já tentaram no passado fazer uma festa cobrando a entrada, e o resultado foi frustrante. Nós optamos por fazer uma festa muito bem organizada e que fosse aberta a todos os macatubenses. Esse modelo deu certo nas últimas edições e vamos mantê-lo neste ano”, afirma Ado Galli, presidente da comissão organizadora.
Além da praça de alimentação, parque de diversões e exposições, haverá o tradicional rodeio em touros – principal atração da festa - com cerca de 70 peões convidados.
Haverá shows em todos os dias, com Luiz Guilherme & Nadielly, Tempo Livre, Tyson e Pedrinho, Téo & Michael, Lucas Ferreira, Ulisses e Moisés.
Nas próximas semanas, a comissão organizadora divulgará mais detalhes do evento.
Fonte: Prefeitura Municipal
A comissão organizadora da Festa do Peão de Macatuba divulga as atrações da 19ª edição do evento. Uma das novidades é que neste ano serão seis dias de festa, de 6 a 11 de setembro, no Centro de Lazer dos Trabalhadores.
A entrada continua sendo de graça. “Já tentaram no passado fazer uma festa cobrando a entrada, e o resultado foi frustrante. Nós optamos por fazer uma festa muito bem organizada e que fosse aberta a todos os macatubenses. Esse modelo deu certo nas últimas edições e vamos mantê-lo neste ano”, afirma Ado Galli, presidente da comissão organizadora.
Além da praça de alimentação, parque de diversões e exposições, haverá o tradicional rodeio em touros – principal atração da festa - com cerca de 70 peões convidados.
Haverá shows em todos os dias, com Luiz Guilherme & Nadielly, Tempo Livre, Tyson e Pedrinho, Téo & Michael, Lucas Ferreira, Ulisses e Moisés.
Nas próximas semanas, a comissão organizadora divulgará mais detalhes do evento.
Fonte: Prefeitura Municipal
quarta-feira, 25 de maio de 2011
O escritor Luiz Ruffato visitará a Biblioteca Municipal.
No dia 29/06 às 9h a Biblioteca Municipal receberá para um Bate-Papo o premiado escritor Luiz Ruffato, a visita faz parte do programa Viagem Literária uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura com as Bibliotecas Públicas Participantes.
Luiz Ruffato
Nascido em Minas Gerais, Luiz Ruffato publicou vários livros, muitos deles premiados e lançados em outros países. Em 2001 lançou Eles eram Muitos Cavalos, que recebeu os prêmios Machado de Assis e APCA. Estive em Lisboa e Lembrei de Você (2009) foi finalista do Prêmio Portugal Telecom e Prêmio São Paulo de Literatura. A partir de 2005, iniciou uma série intitulada Inferno Provisório, composta por cinco volumes: Mamma, son tanto Felice (2005, APCA), O Mundo Inimigo (2005, APCA e finalista do Prêmio Portugal Telecom), Vista Parcial da Noite (2006, Jabuti), O Livro das Impossibilidades (2008, finalista do Prêmio Zaffari-Bourbon) e Domingos sem Deus (no prelo). Recebeu menção especial no Prêmio Casa de las Américas, por Os Sobreviventes. Tem livros e histórias publicadas em antologias nos Estados Unidos, França, Argentina, Itália, Portugal, Angola, Suécia e Polônia.
Viagem Literária 2011
Vem aí o Programa Viagem Literária 2011, que é o resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura com as Bibliotecas Públicas participantes do programa.
A Biblioteca Municipal de Macatuba participará pelo terceiro ano consecutivo do do Programa Viagem Literária que se consolidou como um dos maiores programas de incentivo a leitura e a literatura, o programa promove encontros de consagrados escritores da literatura brasileira nas Bibliotecas Públicas participantes. No primeiro módulo a Biblioteca Municipal receberá no dia 29/06 às 9h o premiado escritor Luiz Ruffato.
A Biblioteca Municipal de Macatuba participará pelo terceiro ano consecutivo do do Programa Viagem Literária que se consolidou como um dos maiores programas de incentivo a leitura e a literatura, o programa promove encontros de consagrados escritores da literatura brasileira nas Bibliotecas Públicas participantes. No primeiro módulo a Biblioteca Municipal receberá no dia 29/06 às 9h o premiado escritor Luiz Ruffato.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Festival da Mantiqueira 2011 tem Carrero, Pondé, Sá, Prata, Andahazi e Lobão.
Festival da Mantiqueira 2011 tem Carrero, Pondé, Sá, Prata, Andahazi e Lobão.
O 4º Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, considerado no ano passado um dos principais eventos literários do País, segundo a Secretaria de Estado da Cultura, que promove o evento em parceria com a Prefeitura de SJC e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2011.
O evento já tem confirmada a presença dos seguintes “feras”:
Raimundo Carrero – vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2010. O escritor se reabilita de um AVC. Ao ser convidado pelo secretário da cultura Andrea Matarazzo, consultou os médicos. “Eles me deram o aval e vou feliz da vida!”, afirmou o escritor que já prepara um novo romance inspirado na experiência da doença.
Os escritores Luiz Felipe Pondé, Xico Sá e Antonio Prata participam da mesa de debate “O bom mocinho”.
Federico Andahazi, escritor argentino, autor de “O Anatomista” protagonizou um escândalo em torno da premiação de seu romance sobre a vida do médico renascentista Mateo Realdo Colombo. Considerado erótico pela Fundação Amalia Lacroze de Fortabat que promoveu o prêmio, foi impedido de receber a honraria de US$ 15 mil. No ano seguinte ao lançamento, o romance foi publicado em vários países, tornando-se um best-seller também na Argentina.
Lobão fala de literatura e música no Festival. O roqueiro teve sua biografia revelada em “50 Anos a Mil”, de Claudio Tognolli. Lobão comanda show no evento.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Projeto 3ª Idade está classificado para o II Prêmio AcessaSP
Projeto 3ª Idade está classificado para o II Prêmio AcessaSP
O Acessa de Macatuba está entre os 12 projetos classificados para a próxima fase do II Prêmio AcessaSP. Os projetistas classificados se apresentarão para uma Banca Julgadora que poderá fazer perguntas sobre os projetos e irá selecionar os três vencedores do Prêmio Acessa Sp e o prêmio de destaque da Categoria Prêmio Júri.
Todos os projetistas que chegaram a final receberão como prêmio uma máquina fotográfica digital, certificado,troféu e placa para o posto do Acessa SP. Os três vencedores ganharam notebooks,e o escolhido pelo Júri ganhará um datashow.
O Acessa de Macatuba está entre os 12 projetos classificados para a próxima fase do II Prêmio AcessaSP. Os projetistas classificados se apresentarão para uma Banca Julgadora que poderá fazer perguntas sobre os projetos e irá selecionar os três vencedores do Prêmio Acessa Sp e o prêmio de destaque da Categoria Prêmio Júri.
Todos os projetistas que chegaram a final receberão como prêmio uma máquina fotográfica digital, certificado,troféu e placa para o posto do Acessa SP. Os três vencedores ganharam notebooks,e o escolhido pelo Júri ganhará um datashow.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Alunos da Apae de Macatuba visitam a Biblioteca .
quarta-feira, 27 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
1º Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura
1º Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura
Parceria entre a Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto e Unaerp resultou na elaboração do 1º Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura, cujo objetivo é incentivar e divulgar o trabalho de formação de leitores jovens desenvolvidos por docentes em ambiente escolar.
O Concurso é aberto apenas para professores de escolas públicas e privadas que estejam lecionando no Ensino Fundamental II, correspondente a 5ª a 9ª série. Tal concurso será realizado no decorrer da 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, a ser promovida em 2011.
Os três primeiros colocados serão premiados com um acervo de 50 livros para a escolha em que lecionam. Além disso, o vencedor ganhará um notebook; o segundo colocado receberá uma filmadora portátil e o terceiro será premiado com uma câmera digital Docentes interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 30 de abril de 2011.
As inscrições devem ser encaminhadas, obrigatoriamente, via encomenda expressa, do tipo Sedex, para: FUNDAÇÃO FEIRA DO LIVRO / Avenida Senador Cesar Vergueiro nº1205, sala 14 / CEP 14020-500 - Ribeirão Preto - SP.
Acesse o Regulamento para mais informações: http://www.unaerp.br/images/stories/noticias_rp/2010/concursoleitura/regulamentook.pdf
Fonte: Ascom
Parceria entre a Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto e Unaerp resultou na elaboração do 1º Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura, cujo objetivo é incentivar e divulgar o trabalho de formação de leitores jovens desenvolvidos por docentes em ambiente escolar.
O Concurso é aberto apenas para professores de escolas públicas e privadas que estejam lecionando no Ensino Fundamental II, correspondente a 5ª a 9ª série. Tal concurso será realizado no decorrer da 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, a ser promovida em 2011.
Os três primeiros colocados serão premiados com um acervo de 50 livros para a escolha em que lecionam. Além disso, o vencedor ganhará um notebook; o segundo colocado receberá uma filmadora portátil e o terceiro será premiado com uma câmera digital Docentes interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 30 de abril de 2011.
As inscrições devem ser encaminhadas, obrigatoriamente, via encomenda expressa, do tipo Sedex, para: FUNDAÇÃO FEIRA DO LIVRO / Avenida Senador Cesar Vergueiro nº1205, sala 14 / CEP 14020-500 - Ribeirão Preto - SP.
Acesse o Regulamento para mais informações: http://www.unaerp.br/images/stories/noticias_rp/2010/concursoleitura/regulamentook.pdf
Fonte: Ascom
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Terminam nesta sexta-feira as inscrições para isenção e redução da taxa do Vestibular das Fatecs
As inscrições para isenção total e redução de 50% na taxa de inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2011 terminam às 15 horas desta sexta-feira, 15 de abril. Serão concedidas seis mil isenções.
Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para cada finalidade. Neste caso, devem efetuar duas inscrições.
Os interessados deverão preencher o formulário específico que estará disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Após o preenchimento do formulário, é preciso guardar o número do protocolo, que deverá constar do envelope que vai conter os documentos comprobatórios.
De 6 a 15 de abril, das 13 às 19 horas (somente nos dias úteis), o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios, relacionados abaixo, em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que pretende estudar.
No momento da entrega do envelope – no qual deve constar o número do protocolo –, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. Este documento também estará disponível no site www.vestibularfatec.com.br, na seção “isenção/redução”. A resposta à solicitação será divulgada no dia 2 de maio somente pela internet.
Requisitos para isenção
O candidato precisa ter concluído integralmente, até o ano de 2010, o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos - EJA (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de R$ 545 (por pessoa). Se o candidato for independente, sua renda bruta máxima deverá ser nesse mesmo valor. O candidato também deve residir no Estado de São Paulo.
Documentos necessários
A - cópia simples do histórico escolar ou de declaração escolar da instituição de ensino, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública. Em caso de ter cursado o Ensino Médio, parcial ou integralmente, em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação, identificando o período em que se deu a concessão. O candidato que cursou o equivalente ao Ensino Médio no exterior, totalmente ou em parte, deve apresentar parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria Estadual de Educação.
B - Cópia simples do comprovante de rendimento de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal que residam no mesmo endereço do candidato. Os trabalhadores do comércio informal devem fazer uma declaração por escrito, especificando seu rendimento mensal, com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes do candidato ou de quem se está comprovando a renda, com RG e endereço. O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição, conforme modelo disponível no site, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.
C – Cópia simples de comprovante de residência recente, de algum mês de 2011 (como por exemplo, conta de água, energia elétrica ou comprovante de IPTU).
Requisitos para redução da taxa
É preciso ser estudante regularmente matriculado em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 1.090) ou estar desempregado.
Documentos necessários
A – Certidão ou declaração expedida por instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com carimbo do responsável, que comprove sua condição estudantil.
B - Comprovante de rendimento: contracheque (recibo, holerite, etc de algum mês do ano de 2011) para que estiver empregado; o candidato que for trabalhador informal, eventual, deve apresentar declaração especificando a remuneração mensal com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes até o 3º grau, com RG e endereço. Quem estiver desempregado deve declarar sua condição por escrito, conforme modelo no site www.vestibularfatec.com.br, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.
Inscrições para o Vestibular - 2º semestre de 2011
Entre os dias 2 de maio e 8 de junho, o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição para o processo seletivo em um único curso de graduação na Fatec de sua escolha. A inscrição será, exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. O Manual do Candidato também estará disponível para download gratuito neste site
O valor da taxa de inscrição para o Vestibular é R$ 70.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.
Fonte: Centro Paula Souza
Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para cada finalidade. Neste caso, devem efetuar duas inscrições.
Os interessados deverão preencher o formulário específico que estará disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Após o preenchimento do formulário, é preciso guardar o número do protocolo, que deverá constar do envelope que vai conter os documentos comprobatórios.
De 6 a 15 de abril, das 13 às 19 horas (somente nos dias úteis), o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios, relacionados abaixo, em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que pretende estudar.
No momento da entrega do envelope – no qual deve constar o número do protocolo –, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. Este documento também estará disponível no site www.vestibularfatec.com.br, na seção “isenção/redução”. A resposta à solicitação será divulgada no dia 2 de maio somente pela internet.
Requisitos para isenção
O candidato precisa ter concluído integralmente, até o ano de 2010, o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos - EJA (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de R$ 545 (por pessoa). Se o candidato for independente, sua renda bruta máxima deverá ser nesse mesmo valor. O candidato também deve residir no Estado de São Paulo.
Documentos necessários
A - cópia simples do histórico escolar ou de declaração escolar da instituição de ensino, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública. Em caso de ter cursado o Ensino Médio, parcial ou integralmente, em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação, identificando o período em que se deu a concessão. O candidato que cursou o equivalente ao Ensino Médio no exterior, totalmente ou em parte, deve apresentar parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria Estadual de Educação.
B - Cópia simples do comprovante de rendimento de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal que residam no mesmo endereço do candidato. Os trabalhadores do comércio informal devem fazer uma declaração por escrito, especificando seu rendimento mensal, com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes do candidato ou de quem se está comprovando a renda, com RG e endereço. O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição, conforme modelo disponível no site, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.
C – Cópia simples de comprovante de residência recente, de algum mês de 2011 (como por exemplo, conta de água, energia elétrica ou comprovante de IPTU).
Requisitos para redução da taxa
É preciso ser estudante regularmente matriculado em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 1.090) ou estar desempregado.
Documentos necessários
A – Certidão ou declaração expedida por instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com carimbo do responsável, que comprove sua condição estudantil.
B - Comprovante de rendimento: contracheque (recibo, holerite, etc de algum mês do ano de 2011) para que estiver empregado; o candidato que for trabalhador informal, eventual, deve apresentar declaração especificando a remuneração mensal com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes até o 3º grau, com RG e endereço. Quem estiver desempregado deve declarar sua condição por escrito, conforme modelo no site www.vestibularfatec.com.br, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.
Inscrições para o Vestibular - 2º semestre de 2011
Entre os dias 2 de maio e 8 de junho, o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição para o processo seletivo em um único curso de graduação na Fatec de sua escolha. A inscrição será, exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. O Manual do Candidato também estará disponível para download gratuito neste site
O valor da taxa de inscrição para o Vestibular é R$ 70.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.
Fonte: Centro Paula Souza
terça-feira, 12 de abril de 2011
IV FESTIVAL DA MANTIQUEIRA - PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM
Com o principal objetivo de incentivar o prazer da leitura, a Secretaria de Estado da Cultura promove o IV Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. O encontro reúne escritores renomados para conversar com o público sobre suas obras e sobre literatura em geral.
O Festival, que já entrou no calendário dos principais eventos literários do país, será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2011, na aconchegante São Francisco Xavier. O distrito, localizado a 59 km de São José dos Campos e 138 km de São Paulo, situado no coração da Serra da Mantiqueira, propicia o contato direto entre autores e leitores.
As atividades acontecem principalmente na Praça Cônego Antônio Manzi, onde serão montadas os principais espaços do Festival. Entre eles: a Tenda Principal, onde grandes autores da atualidade participam de mesas de diálogos abertas ao público, e a Tenda dos Estudantes, dedicada ao debate de obras específicas entre alunos de escolas da região com seus respectivos autores, mas também aberta ao público.
Além da agenda exclusivamente ligada à literatura, o Festival da Mantiqueira terá shows musicais, atividades infantis, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e muito mais. Repetindo a programação bem-sucedida dos anos anteriores, durante o evento serão divulgados os nomes dos finalistas do “Prêmio São Paulo de Literatura - 2011” e será lançado o quarto ano do programa “Viagem Literária”.
A intenção de criar um ambiente onde lazer e boa literatura se encontram permanece e toda a programação do Festival é pensada buscando proporcionar momentos inesquecíveis para leitores, escritores, professores, estudantes e curiosos.
Até o dia 25 de abril, estão abertas as inscrições para as oficinas de “Criação Literária”, com o escritor Nelson de Oliveira, e “Motivação de Leitura”, com a professora Elizabeth Ziani.
Regulamento:
http://www.apaacultural.org.br/eventos_noticias_interna.php?id_noticia=858
Fonte: Apaa
O Festival, que já entrou no calendário dos principais eventos literários do país, será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2011, na aconchegante São Francisco Xavier. O distrito, localizado a 59 km de São José dos Campos e 138 km de São Paulo, situado no coração da Serra da Mantiqueira, propicia o contato direto entre autores e leitores.
As atividades acontecem principalmente na Praça Cônego Antônio Manzi, onde serão montadas os principais espaços do Festival. Entre eles: a Tenda Principal, onde grandes autores da atualidade participam de mesas de diálogos abertas ao público, e a Tenda dos Estudantes, dedicada ao debate de obras específicas entre alunos de escolas da região com seus respectivos autores, mas também aberta ao público.
Além da agenda exclusivamente ligada à literatura, o Festival da Mantiqueira terá shows musicais, atividades infantis, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e muito mais. Repetindo a programação bem-sucedida dos anos anteriores, durante o evento serão divulgados os nomes dos finalistas do “Prêmio São Paulo de Literatura - 2011” e será lançado o quarto ano do programa “Viagem Literária”.
A intenção de criar um ambiente onde lazer e boa literatura se encontram permanece e toda a programação do Festival é pensada buscando proporcionar momentos inesquecíveis para leitores, escritores, professores, estudantes e curiosos.
Até o dia 25 de abril, estão abertas as inscrições para as oficinas de “Criação Literária”, com o escritor Nelson de Oliveira, e “Motivação de Leitura”, com a professora Elizabeth Ziani.
Regulamento:
http://www.apaacultural.org.br/eventos_noticias_interna.php?id_noticia=858
Fonte: Apaa
25° Prêmio Design MCB
25° Prêmio Design MCB
Museu da Casa Brasileira abre inscrições para o concurso do cartaz da 25ª edição do Prêmio Design. Abuse da criatividade!
Em sua 25ֺª edição o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira abre inscrições para o Concurso do Cartaz
Trabalhos devem ser entregues até 4 de maio no MCB
Comemorando sua 25ª edição, o Prêmio Design MCB abre inscrições para o Concurso do Cartaz, que elege a principal peça de divulgação e inspira toda a identidade visual da premiação. Até o dia 25 de abril, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, receberá as inscrições pelo site www.mcb.org.br, onde está disponível o regulamento. O valor para a inscrição de cada trabalho é de R$ 35,00.
Já é tradição: este concurso agita o universo dos designers gráficos de todo o País, que esbanjam sua criatividade, motivados pela oportunidade de revelação de novos talentos na área e pelo reconhecimento de outros, já consagrados, especialmente no que se refere à mídia cartaz. Os trabalhos concorrentes devem estar no MCB (av. Faria Lima, 2705, CEP: 01451-000 São Paulo) até o dia 4 de maio.
A seleção do cartaz será feita por uma comissão julgadora independente, formada por nomes importantes do meio acadêmico e profissionais do design gráfico. Como coordenador do júri deste ano, o designer Milton Cipis ressalta a qualidade dos trabalhos que se superam a cada edição: Para Cipis, os cartazes do Prêmio Design representam “um recorte importante dos 25 anos da produção gráfica nacional e das discussões em torno das artes gráficas”.
Com temática livre, o concurso avalia critérios como o conceito, a estética e a criatividade na escolha do melhor trabalho. A peça eleita irá inspirar toda a identidade visual do 25º Prêmio Design MCB, em criações como convite impresso, camisetas, anúncios publicitários, flyers, folder, banners, certificados e site. O Museu promove uma exposição da obra vencedora e das que receberam menções de destaque por parte do júri na exposição Prêmio Design MCB, com abertura prevista para 22 de novembro.
A importância do Concurso do Cartaz do Prêmio Design MCB cresce a cada ano. Em 2010, foram inscritos 791 trabalhos de todo o país. O principal objetivo do cartaz é divulgar a atual edição do Prêmio Design MCB, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O cartaz é um importante meio de expressão cultural e, no Brasil, o Prêmio Design MCB é uma das poucas iniciativas que adota esta mídia. Ele vem sendo divulgado através de cartazes desde a sua quarta edição, em 1989. A partir de 1995, começou a ser realizado o concurso para a escolha do cartaz.
O autor do cartaz vencedor receberá prêmio no valor de R$ 3.000,00, a ser pago após a divulgação do resultado, que será realizada dia 16 de maio. E ainda terá um contrato de R$ 5.000,00, para a criação de outras peças gráficas relacionadas ao Prêmio Design no decorrer do ano, sob a direção do coordenador da comissão julgadora.
Calendário do Concurso do Cartaz do 25º Prêmio Design MCB
Inscrições e pgto de boletos: de 22 de março a 25 de abril
Entrega dos cartazes no MCB: até 4 de maio, data limite para envio do cartaz digital e impresso
Resultado: 16 de maio
Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Museu da Casa Brasileira abre inscrições para o concurso do cartaz da 25ª edição do Prêmio Design. Abuse da criatividade!
Em sua 25ֺª edição o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira abre inscrições para o Concurso do Cartaz
Trabalhos devem ser entregues até 4 de maio no MCB
Comemorando sua 25ª edição, o Prêmio Design MCB abre inscrições para o Concurso do Cartaz, que elege a principal peça de divulgação e inspira toda a identidade visual da premiação. Até o dia 25 de abril, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, receberá as inscrições pelo site www.mcb.org.br, onde está disponível o regulamento. O valor para a inscrição de cada trabalho é de R$ 35,00.
Já é tradição: este concurso agita o universo dos designers gráficos de todo o País, que esbanjam sua criatividade, motivados pela oportunidade de revelação de novos talentos na área e pelo reconhecimento de outros, já consagrados, especialmente no que se refere à mídia cartaz. Os trabalhos concorrentes devem estar no MCB (av. Faria Lima, 2705, CEP: 01451-000 São Paulo) até o dia 4 de maio.
A seleção do cartaz será feita por uma comissão julgadora independente, formada por nomes importantes do meio acadêmico e profissionais do design gráfico. Como coordenador do júri deste ano, o designer Milton Cipis ressalta a qualidade dos trabalhos que se superam a cada edição: Para Cipis, os cartazes do Prêmio Design representam “um recorte importante dos 25 anos da produção gráfica nacional e das discussões em torno das artes gráficas”.
Com temática livre, o concurso avalia critérios como o conceito, a estética e a criatividade na escolha do melhor trabalho. A peça eleita irá inspirar toda a identidade visual do 25º Prêmio Design MCB, em criações como convite impresso, camisetas, anúncios publicitários, flyers, folder, banners, certificados e site. O Museu promove uma exposição da obra vencedora e das que receberam menções de destaque por parte do júri na exposição Prêmio Design MCB, com abertura prevista para 22 de novembro.
A importância do Concurso do Cartaz do Prêmio Design MCB cresce a cada ano. Em 2010, foram inscritos 791 trabalhos de todo o país. O principal objetivo do cartaz é divulgar a atual edição do Prêmio Design MCB, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O cartaz é um importante meio de expressão cultural e, no Brasil, o Prêmio Design MCB é uma das poucas iniciativas que adota esta mídia. Ele vem sendo divulgado através de cartazes desde a sua quarta edição, em 1989. A partir de 1995, começou a ser realizado o concurso para a escolha do cartaz.
O autor do cartaz vencedor receberá prêmio no valor de R$ 3.000,00, a ser pago após a divulgação do resultado, que será realizada dia 16 de maio. E ainda terá um contrato de R$ 5.000,00, para a criação de outras peças gráficas relacionadas ao Prêmio Design no decorrer do ano, sob a direção do coordenador da comissão julgadora.
Calendário do Concurso do Cartaz do 25º Prêmio Design MCB
Inscrições e pgto de boletos: de 22 de março a 25 de abril
Entrega dos cartazes no MCB: até 4 de maio, data limite para envio do cartaz digital e impresso
Resultado: 16 de maio
Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Inscrições abertas
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Inscrições abertas
Evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura possibilita aos músicos bolsistas uma vivência e aprendizado com renomados profissionais, durante o maior festival de música clássica da América Latina.
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luís Arrobas Martins”, maior festival de música clássica da América Latina, recebe de 28/03 a 06/05, as inscrições de interessados em integrar o grupo de bolsistas de sua 42ª edição. O evento é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
“O Festival se concretiza como uma das maiores ações de incentivo à formação em música clássica e erudita. Os jovens estudantes têm a chance de participar de intensas atividades didáticas com profissionais de referência nacional e mundial”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
De 02 a 24/07, os 164 alunos selecionados participarão de um intenso laboratório de prática musical, que envolve aulas com músicos ligados a instituições de referência na música clássica no Brasil e no mundo, a prática de música de câmara e os ensaios com a Orquestra do Festival. Durante o evento, os bolsistas selecionados estarão imersos em música durante três semanas - com aulas, ensaios, concertos e master classes, que abrangem, além dos instrumentos de orquestra, piano, harpa, violão, canto, composição e técnica de gravação de música erudita.
Para concorrer a uma das bolsas dos cursos de instrumentos e de técnicas de gravação, os interessados devem ter até 30 anos (nascidos a partir de 1º janeiro de 1981). Já para os cursos de canto e composição, o limite de idade é de 35 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1976). Além de realizar as atividades gratuitamente, os inscritos também receberão transporte, hospedagem, refeições e acesso aos concertos realizados no Festival.
Os participantes brasileiros concorrem ainda a seis premiações: o tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que concede uma bolsa de estudos no exterior (no valor de R$ 48 mil) ao bolsista de maior destaque; o Prêmio Ayrton Pinto, que oferecerá quatro premiações de R$ 8 mil ao melhor bolsista por categoria de instrumentos; e a sexta premiação vai para os bolsistas do curso de composição, que participam do Concurso Camargo Guarnieri, com prêmio no valor de R$ 15 mil. Vale ressaltar que para concorrer ao Prêmio Eleazar de Carvalho, é necessário manifestar interesse e estar ciente dos pré-requisitos ao preencher a ficha de inscrição, conforme orientações no site.
Inscrições online e seleção pelo Youtube
Este ano, as inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Festival www.festivalcamposdojordao.org.br. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, disponibilizando um ou mais links de um vídeo com sua performance, postado no site Youtube, conforme orientações na seção “Repertório para seleção dos bolsistas” presente no Edital de Inscrições publicado no mesmo site. Assim, não serão realizadas audições presenciais com os candidatos para seleção.
Para os cursos de Composição e Técnica de Gravação, não há necessidade de envio de vídeos. Os candidatos podem verificar na seção “Repertório para seleção dos bolsistas” os procedimentos para inscrições específicas para estes cursos.
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é famoso por formar músicos que são, posteriormente, convidados a participar de importantes escolas na Europa, Estados Unidos e das principais orquestras do Brasil e da América Latina.
Em 2011, o Festival recebe grupos de câmara que são referências mundiais como o Arditti Quartet, Imani Winds, Mozart Quartet Berlin, Zukerman Chamber Players e professores de destaque internacional como Irvine Arditti (violino), Mark Gothoni (violino), Pinchas Zukerman (violino), Elisa Fukuda (violino), Betina Stegmann (violino), Hartmut Rohde (viola), Diana Ligeti (violoncelo), Mark Kosower (violoncelo), Peter Hörr (violoncelo), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Catalin Rotaru (contrabaixo), Vincent Lucas (flauta), Keith Underwood (flauta), Christian Wetzel (oboé), Frank Forst (fagote), Bostjan Lipovsek (trompa), Luiz Garcia (trompa), László Tóth (trompete), Branimir Slokar (trombone), Roland Szentpali (tuba), Paul Rivinus (piano), Paulo Álvares (piano), Angela Cheng (piano), Florent Jodelet (percussão), Nicolau de Figueiredo (cravo), Isabelle Moretti (harpa), Fabrice Pierre (harpa), Robert Harrison (voz), Silvio Ferraz (composição), entre muitos outros. Confira a lista completa no site do Festival.
A Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, será regida pelo maestro e violinista Cláudio Cruz (spalla da Osesp e regente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto) e realizará duas apresentações em Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro e Praça do Capivari) e o concerto de encerramento, no dia 24 de julho, na Sala São Paulo.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO
Evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura possibilita aos músicos bolsistas uma vivência e aprendizado com renomados profissionais, durante o maior festival de música clássica da América Latina.
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luís Arrobas Martins”, maior festival de música clássica da América Latina, recebe de 28/03 a 06/05, as inscrições de interessados em integrar o grupo de bolsistas de sua 42ª edição. O evento é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
“O Festival se concretiza como uma das maiores ações de incentivo à formação em música clássica e erudita. Os jovens estudantes têm a chance de participar de intensas atividades didáticas com profissionais de referência nacional e mundial”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
De 02 a 24/07, os 164 alunos selecionados participarão de um intenso laboratório de prática musical, que envolve aulas com músicos ligados a instituições de referência na música clássica no Brasil e no mundo, a prática de música de câmara e os ensaios com a Orquestra do Festival. Durante o evento, os bolsistas selecionados estarão imersos em música durante três semanas - com aulas, ensaios, concertos e master classes, que abrangem, além dos instrumentos de orquestra, piano, harpa, violão, canto, composição e técnica de gravação de música erudita.
Para concorrer a uma das bolsas dos cursos de instrumentos e de técnicas de gravação, os interessados devem ter até 30 anos (nascidos a partir de 1º janeiro de 1981). Já para os cursos de canto e composição, o limite de idade é de 35 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1976). Além de realizar as atividades gratuitamente, os inscritos também receberão transporte, hospedagem, refeições e acesso aos concertos realizados no Festival.
Os participantes brasileiros concorrem ainda a seis premiações: o tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que concede uma bolsa de estudos no exterior (no valor de R$ 48 mil) ao bolsista de maior destaque; o Prêmio Ayrton Pinto, que oferecerá quatro premiações de R$ 8 mil ao melhor bolsista por categoria de instrumentos; e a sexta premiação vai para os bolsistas do curso de composição, que participam do Concurso Camargo Guarnieri, com prêmio no valor de R$ 15 mil. Vale ressaltar que para concorrer ao Prêmio Eleazar de Carvalho, é necessário manifestar interesse e estar ciente dos pré-requisitos ao preencher a ficha de inscrição, conforme orientações no site.
Inscrições online e seleção pelo Youtube
Este ano, as inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Festival www.festivalcamposdojordao.org.br. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, disponibilizando um ou mais links de um vídeo com sua performance, postado no site Youtube, conforme orientações na seção “Repertório para seleção dos bolsistas” presente no Edital de Inscrições publicado no mesmo site. Assim, não serão realizadas audições presenciais com os candidatos para seleção.
Para os cursos de Composição e Técnica de Gravação, não há necessidade de envio de vídeos. Os candidatos podem verificar na seção “Repertório para seleção dos bolsistas” os procedimentos para inscrições específicas para estes cursos.
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é famoso por formar músicos que são, posteriormente, convidados a participar de importantes escolas na Europa, Estados Unidos e das principais orquestras do Brasil e da América Latina.
Em 2011, o Festival recebe grupos de câmara que são referências mundiais como o Arditti Quartet, Imani Winds, Mozart Quartet Berlin, Zukerman Chamber Players e professores de destaque internacional como Irvine Arditti (violino), Mark Gothoni (violino), Pinchas Zukerman (violino), Elisa Fukuda (violino), Betina Stegmann (violino), Hartmut Rohde (viola), Diana Ligeti (violoncelo), Mark Kosower (violoncelo), Peter Hörr (violoncelo), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Catalin Rotaru (contrabaixo), Vincent Lucas (flauta), Keith Underwood (flauta), Christian Wetzel (oboé), Frank Forst (fagote), Bostjan Lipovsek (trompa), Luiz Garcia (trompa), László Tóth (trompete), Branimir Slokar (trombone), Roland Szentpali (tuba), Paul Rivinus (piano), Paulo Álvares (piano), Angela Cheng (piano), Florent Jodelet (percussão), Nicolau de Figueiredo (cravo), Isabelle Moretti (harpa), Fabrice Pierre (harpa), Robert Harrison (voz), Silvio Ferraz (composição), entre muitos outros. Confira a lista completa no site do Festival.
A Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, será regida pelo maestro e violinista Cláudio Cruz (spalla da Osesp e regente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto) e realizará duas apresentações em Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro e Praça do Capivari) e o concerto de encerramento, no dia 24 de julho, na Sala São Paulo.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO
I Prêmio de Poesia Cavalo Marinho - IDB
I Prêmio de Poesia Cavalo Marinho - IDB
O "I Prêmio de Poesia Cavalo Marinho - IDB" produzido pelo Instituto Digital Boards visa à estimulação cultural de seus participantes, incentivando-os a literatura impressa e eletrônica e também leitura visual. Seu objetivo é difundir novos poetas, críticos e fotógrafos. Inscrições até 28 de agosto de 2011. Regulamento completo acesse o site: http://www.digitalboards.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=10:holistico&catid=3:premios-concursos-e-festivais
Fonte: Concursos Literários
O "I Prêmio de Poesia Cavalo Marinho - IDB" produzido pelo Instituto Digital Boards visa à estimulação cultural de seus participantes, incentivando-os a literatura impressa e eletrônica e também leitura visual. Seu objetivo é difundir novos poetas, críticos e fotógrafos. Inscrições até 28 de agosto de 2011. Regulamento completo acesse o site: http://www.digitalboards.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=10:holistico&catid=3:premios-concursos-e-festivais
Fonte: Concursos Literários
quinta-feira, 7 de abril de 2011
12ª Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães
12ª Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães
Instalado em 1988, o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães homenageia o jornalista e escritor sul-rio-grandense que apoiou a criação e expansão das Jornadas Literárias de Passo Fundo, que se realizam a cada dois anos desde 1981.
O concurso destina-se a contistas, com obras publicadas ou não, que apresentem textos inéditos. Cada participante deverá apresentar três contos. As inscrições serão realizadas do dia 31 de janeiro de 2011 a 01 de junho de 2011.
As inscrições podem ser feitas através da entrega de originais no local de inscrição ou por correio. Não serão aceitas inscrições por e-mail.
As cópias dos três contos devem ser remetidas ao endereço:
Universidade de Passo Fundo
14ª Jornada Nacional de Literatura
Centro Administrativo, Campus I – BR 285 KM 171
Bairro São José – CEP 99001 – 970 – Passo Fundo/RS
Fone/Fax (54) 3316.8368
Informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo site e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316. 8368.
Premiação:
•1º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais); Troféu Vasco Prado
•2º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais); Troféu Vasco Prado
Fonte: Concursos Literários
Instalado em 1988, o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães homenageia o jornalista e escritor sul-rio-grandense que apoiou a criação e expansão das Jornadas Literárias de Passo Fundo, que se realizam a cada dois anos desde 1981.
O concurso destina-se a contistas, com obras publicadas ou não, que apresentem textos inéditos. Cada participante deverá apresentar três contos. As inscrições serão realizadas do dia 31 de janeiro de 2011 a 01 de junho de 2011.
As inscrições podem ser feitas através da entrega de originais no local de inscrição ou por correio. Não serão aceitas inscrições por e-mail.
As cópias dos três contos devem ser remetidas ao endereço:
Universidade de Passo Fundo
14ª Jornada Nacional de Literatura
Centro Administrativo, Campus I – BR 285 KM 171
Bairro São José – CEP 99001 – 970 – Passo Fundo/RS
Fone/Fax (54) 3316.8368
Informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo site e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316. 8368.
Premiação:
•1º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais); Troféu Vasco Prado
•2º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais); Troféu Vasco Prado
Fonte: Concursos Literários
Prêmio OFF FLIP de Literatura
Prêmio OFF FLIP de Literatura
Estão abertas até 30 de abril de 2011 as inscrições para a sexta edição do Prêmio OFF FLIP de Literatura. Criado em 2006 como parte da programação literária da OFF FLIP, o Prêmio oferecerá aos poetas e contistas vencedores R$ 12 mil no total, além de estadia em Paraty e ingressos para mesas de debate da FLIP. Os textos serão avaliados por escritores de expressão no cenário literário brasileiro e os 30 finalistas serão publicados em uma coletânea pelo Selo OFF FLIP. A premiação acontecerá entre 6 e 10 de julho paralelamente à Festa Literária Internacional de Paraty. Regulamento e mais informações: http://www.premio-offflip.net/
Fonte: Concursos Literários
Estão abertas até 30 de abril de 2011 as inscrições para a sexta edição do Prêmio OFF FLIP de Literatura. Criado em 2006 como parte da programação literária da OFF FLIP, o Prêmio oferecerá aos poetas e contistas vencedores R$ 12 mil no total, além de estadia em Paraty e ingressos para mesas de debate da FLIP. Os textos serão avaliados por escritores de expressão no cenário literário brasileiro e os 30 finalistas serão publicados em uma coletânea pelo Selo OFF FLIP. A premiação acontecerá entre 6 e 10 de julho paralelamente à Festa Literária Internacional de Paraty. Regulamento e mais informações: http://www.premio-offflip.net/
Fonte: Concursos Literários
terça-feira, 29 de março de 2011
PROJETO LIVRO FALADO
PROJETO LIVRO FALADO
Trabalha pela inclusão cultural, artística e educacional da pessoa com deficiência visual. Atua desde o ano de 2000 com diversas ações, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, graças ao patrocínio e apoios culturais de alguns parceiros. O Projeto Livro Falado foi idealizado e é coordenado por AnaLu Palma.
Maiores Informações: http://www.livrofalado.pro.br/projeto.html
Fonte: Livro Falado
Trabalha pela inclusão cultural, artística e educacional da pessoa com deficiência visual. Atua desde o ano de 2000 com diversas ações, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, graças ao patrocínio e apoios culturais de alguns parceiros. O Projeto Livro Falado foi idealizado e é coordenado por AnaLu Palma.
Maiores Informações: http://www.livrofalado.pro.br/projeto.html
Fonte: Livro Falado
segunda-feira, 28 de março de 2011
PARTICIPEM DA ANTOLOGIA AMOR ENTRE LETRAS – ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
ATENÇÃO, ESCRITORES
PARTICIPEM DA ANTOLOGIA AMOR ENTRE LETRAS – ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
A ALL PRINT EDITORA está com as inscrições abertas para a Antologia AMOR ENTRE LETRAS – Especial Dia dos Namorados 2011, que terá lançamento na Livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo, no dia 9 de junho de 2011. Poderão participar escritores residentes ou não no Brasil, independente de idade. Os textos deverão estar relacionados ao tema AMOR e poderão ser enviados em formato de Poesia, Contos e Crônicas.
Mais informações e inscrições através do site: www.allprinteditora.com.br
VAGAS LIMITADAS
Tatiana Lima
antologia@allprinteditora.com.br
All Print Editora
www.allprinteditora.com.br
Tel. (11) 2478-3413/ 2478-3415
PARTICIPEM DA ANTOLOGIA AMOR ENTRE LETRAS – ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
A ALL PRINT EDITORA está com as inscrições abertas para a Antologia AMOR ENTRE LETRAS – Especial Dia dos Namorados 2011, que terá lançamento na Livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo, no dia 9 de junho de 2011. Poderão participar escritores residentes ou não no Brasil, independente de idade. Os textos deverão estar relacionados ao tema AMOR e poderão ser enviados em formato de Poesia, Contos e Crônicas.
Mais informações e inscrições através do site: www.allprinteditora.com.br
VAGAS LIMITADAS
Tatiana Lima
antologia@allprinteditora.com.br
All Print Editora
www.allprinteditora.com.br
Tel. (11) 2478-3413/ 2478-3415
Projeto de inclusão digital na 3ª idade
Governo investe R$ 60 milhões no Programa de Ação Cultural
Governo investe R$ 60 milhões no Programa de Ação Cultural
A Secretaria de Estado da Cultura abre as inscrições para novos projetos e proponentes do Programa de Ação Cultural em março
O Governo de São Paulo dá, neste mês, mais um passo em direção ao incentivo e à valorização da cultura paulista. A partir do dia 14, estarão abertas as inscrições para novos proponentes interessados em obter patrocínio para projetos culturais por renúncia fiscal, por meio do Programa de Ação Cultural. Em 21 de março serão abertas as inscrições de novos projetos para obtenção dos benefícios do ProAC-ICMS. As inscrições vão até 30 de abril.
Neste ano, o Governo de São Paulo estabeleceu o limite de R$ 60 milhões para captação dos proponentes junto às empresas, que deduzem o valor investido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. “O Programa de Ação Cultural por meio de renúncia fiscal do ICMS oferece ao contribuinte a oportunidade de patrocinar a produção artística e cultural de São Paulo”, explica o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
O que é ProAC
O ProAC ICMS é um mecanismo pelo qual o Estado delega competência para a sociedade civil escolher onde investir parte do imposto gerado. Por meio dele, o contribuinte apoia financeiramente projetos credenciados pela Secretaria de Estado da Cultura. Quem participar do programa poderá aproveitar-se de benefício fiscal, creditando-se do valor destinado ao patrocínio. Trata-se de uma oportunidade de patrocinar ações na área da Cultura, gerando publicidade favorável à imagem institucional das empresas, sem ônus direto, pois o patrocínio é realizado por meio de renúncia fiscal. O valor patrocinado entra como crédito de ICMS na apuração do contribuinte.
Fonte: Secretaria de Cultura de São Paulo
A Secretaria de Estado da Cultura abre as inscrições para novos projetos e proponentes do Programa de Ação Cultural em março
O Governo de São Paulo dá, neste mês, mais um passo em direção ao incentivo e à valorização da cultura paulista. A partir do dia 14, estarão abertas as inscrições para novos proponentes interessados em obter patrocínio para projetos culturais por renúncia fiscal, por meio do Programa de Ação Cultural. Em 21 de março serão abertas as inscrições de novos projetos para obtenção dos benefícios do ProAC-ICMS. As inscrições vão até 30 de abril.
Neste ano, o Governo de São Paulo estabeleceu o limite de R$ 60 milhões para captação dos proponentes junto às empresas, que deduzem o valor investido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. “O Programa de Ação Cultural por meio de renúncia fiscal do ICMS oferece ao contribuinte a oportunidade de patrocinar a produção artística e cultural de São Paulo”, explica o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
O que é ProAC
O ProAC ICMS é um mecanismo pelo qual o Estado delega competência para a sociedade civil escolher onde investir parte do imposto gerado. Por meio dele, o contribuinte apoia financeiramente projetos credenciados pela Secretaria de Estado da Cultura. Quem participar do programa poderá aproveitar-se de benefício fiscal, creditando-se do valor destinado ao patrocínio. Trata-se de uma oportunidade de patrocinar ações na área da Cultura, gerando publicidade favorável à imagem institucional das empresas, sem ônus direto, pois o patrocínio é realizado por meio de renúncia fiscal. O valor patrocinado entra como crédito de ICMS na apuração do contribuinte.
Fonte: Secretaria de Cultura de São Paulo
terça-feira, 15 de março de 2011
Estão abertas as inscrições para o concurso de oficial administrativo da Câmara Municipal de Macatuba
Estão abertas as inscrições para o cargo de oficial administrativo da Cãmara Municipal de Macatuba.
As inscrições poderão ser realizadas no período de 14 a 28 de Março pelo endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br ou pessoalmente no posto do Acessa SP localizado na Rua: São Paulo 12-67 no prédio da Biblioteca Municipal.
As inscrições poderão ser realizadas no período de 14 a 28 de Março pelo endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br ou pessoalmente no posto do Acessa SP localizado na Rua: São Paulo 12-67 no prédio da Biblioteca Municipal.
Biblioteca Municipal de Macatuba é contemplada com a distribuição de revistas culturais realizada pelo Minc
MinC começa a distribuir revistas culturais para bibliotecas em fevereiro
Serão 12 mil periódicos enviados a todas as bibliotecas públicas municipais e pontos de leitura do País
A partir de fevereiro, os acervos de bibliotecas públicas municipais e pontos de leitura vão contar com a assinatura de 12 revistas, feita pelo Ministério da Cultura. Estão sendo investidos R$ 5,2 milhões para a aquisição de 7 mil assinaturas de cada uma das publicações contempladas no Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura.
“A seleção pretende popularizar materiais de leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico, disponibilizando a populações urbanas e rurais, freqüentadoras de espaços culturais públicos, publicações com conteúdos diversificados e de qualidade”, afirma o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura. Revistas, jornais e publicações de quase todas as regiões do país enviaram propostas ao edital, totalizando 62 inscritos.
Os periódicos que vão compor o acervo das bibliotecas e demais espaços culturais são: Brasileiros, Cult, Viração, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola, Jornal Rascunho, Fórum Outro Mundo em Debate, Le Monde Diplomatique Brasil, Caros Amigos e Almanaque Brasil de Cultura Popular. Devido à legislação eleitoral, os periódicos não puderam ser distribuídos neste ano. Em reunião na última sexta-feira, os representantes da editoras responsáveis pela publicação e do Ministério da Cultura decidiram por iniciar o envio a partir de fevereiro.
Os periódicos que participaram do edital deviam, obrigatoriamente, desenvolver conteúdo sobre Cultura, Sociedade, Artes, Política e Economia, com ênfase mínima de 35% da publicação para Cultura e Artes. Além disso, tinham de oferecer um desconto de, no mínimo, 30% sobre o preço de assinaturas individuais.
Serão 12 mil periódicos enviados a todas as bibliotecas públicas municipais e pontos de leitura do País
A partir de fevereiro, os acervos de bibliotecas públicas municipais e pontos de leitura vão contar com a assinatura de 12 revistas, feita pelo Ministério da Cultura. Estão sendo investidos R$ 5,2 milhões para a aquisição de 7 mil assinaturas de cada uma das publicações contempladas no Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura.
“A seleção pretende popularizar materiais de leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico, disponibilizando a populações urbanas e rurais, freqüentadoras de espaços culturais públicos, publicações com conteúdos diversificados e de qualidade”, afirma o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura. Revistas, jornais e publicações de quase todas as regiões do país enviaram propostas ao edital, totalizando 62 inscritos.
Os periódicos que vão compor o acervo das bibliotecas e demais espaços culturais são: Brasileiros, Cult, Viração, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola, Jornal Rascunho, Fórum Outro Mundo em Debate, Le Monde Diplomatique Brasil, Caros Amigos e Almanaque Brasil de Cultura Popular. Devido à legislação eleitoral, os periódicos não puderam ser distribuídos neste ano. Em reunião na última sexta-feira, os representantes da editoras responsáveis pela publicação e do Ministério da Cultura decidiram por iniciar o envio a partir de fevereiro.
Os periódicos que participaram do edital deviam, obrigatoriamente, desenvolver conteúdo sobre Cultura, Sociedade, Artes, Política e Economia, com ênfase mínima de 35% da publicação para Cultura e Artes. Além disso, tinham de oferecer um desconto de, no mínimo, 30% sobre o preço de assinaturas individuais.
Minha Escola Lê
Projeto, apoiado pelo Ministério da Cultura, receberá inscrições das escolas públicas até 31 de março
Escolas públicas de todo o país interessadas em participar do projeto Minha Escola Lê têm até o dia 31 de março para fazer as suas inscrições. O trabalho é desenvolvido pelo grupo ‘Projetos de Leitura’, instituição sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, que atua em todo o Brasil com diversas atividades que têm a finalidade de incentivar o hábito da leitura junto às crianças, jovens e adultos. O Ministério da Cultura apoia o projeto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A empresa ZF do Brasil, voltada à indústria automobilística, é a patrocinadora do trabalho.
Para participar do projeto Minha Escola Lê, os colégios públicos interessados fazem suas inscrições iniciais pelo site da instituição. Em seguida, recebem uma amostra do material que será utilizado pelos alunos (livros e outros materiais). Depois dessa análise, as escolas preenchem uma segunda ficha (também no site do projeto), que é a de confirmação do interesse em participar do trabalho. Todas as escolas públicas brasileiras podem participar com séries a partir do 6º ano (5ª série) do ensino fundamental, até o ensino médio. A aplicação do projeto é realizada gratuitamente.
Em 2010, os estados que mais participaram do projeto foram: São Paulo (151 escolas); Minas Gerais (68); Ceará (63); Bahia (52); Mato Grosso (36); Pará (30); Rio Grande do Sul (30); e Santa Catarina (26).
Texto: Glaucia Ribeiro, Ascom/MinC)
(Fotos: Arquivo/Projetos de Leitura)
Escolas públicas de todo o país interessadas em participar do projeto Minha Escola Lê têm até o dia 31 de março para fazer as suas inscrições. O trabalho é desenvolvido pelo grupo ‘Projetos de Leitura’, instituição sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, que atua em todo o Brasil com diversas atividades que têm a finalidade de incentivar o hábito da leitura junto às crianças, jovens e adultos. O Ministério da Cultura apoia o projeto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A empresa ZF do Brasil, voltada à indústria automobilística, é a patrocinadora do trabalho.
Para participar do projeto Minha Escola Lê, os colégios públicos interessados fazem suas inscrições iniciais pelo site da instituição. Em seguida, recebem uma amostra do material que será utilizado pelos alunos (livros e outros materiais). Depois dessa análise, as escolas preenchem uma segunda ficha (também no site do projeto), que é a de confirmação do interesse em participar do trabalho. Todas as escolas públicas brasileiras podem participar com séries a partir do 6º ano (5ª série) do ensino fundamental, até o ensino médio. A aplicação do projeto é realizada gratuitamente.
Em 2010, os estados que mais participaram do projeto foram: São Paulo (151 escolas); Minas Gerais (68); Ceará (63); Bahia (52); Mato Grosso (36); Pará (30); Rio Grande do Sul (30); e Santa Catarina (26).
Texto: Glaucia Ribeiro, Ascom/MinC)
(Fotos: Arquivo/Projetos de Leitura)
Quinta edição do Circuito Cultural Paulista começa em março
Quinta edição do Circuito Cultural Paulista começa em março. Serão oito meses de atividades culturais gratuitas em 70 cidades!
Secretaria de Estado da Cultura dá largada, em março, para o Circuito Cultural Paulista
De 11 de março até o mês de novembro, o programa do Governo de São Paulo apresenta espetáculos de circo, de teatro, de dança e de música em 70 cidades, sempre com entrada franca
O Circuito Cultural Paulista, programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos, chega ao seu quinto ano em 2011.
Nesta edição, são 70 as cidades participantes, do interior e litoral de São Paulo, que recebem apresentações de espetáculos de circo, teatro, dança e música até o mês de novembro. Todas as apresentações têm entrada franca.
Ao todo serão oito meses de atividades culturais gratuitas e cerca de 700 atrações. Entre os destaques da programação de março e abril estão espetáculos circenses do grupo Circo Vox: Curta Temporada, em Guairá, e Nostalgia, em Atibaia. Vale conferir também o espetáculo teatral Análise Comportamental e Crítica da Música Eduardo e Mônica, com direção de Fernanda D’Umbra, em Valparaíso. E o show da dama do samba paulista, Dona Inah, em Ibitinga.
“A proposta do Circuito Cultural Paulista é a formação de público e o acesso à diversidade artística pela população de diversas cidades do Estado. Uma forma de levar cultura de qualidade e de forma acessível para a população de todo o Estado”, afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura.
Os municípios participantes e que recebem pelo menos um evento cultural por mês são Andradina, Valparaíso, lha Solteira, Mirandópolis, Guairá, Agudos, Dois Córregos, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Itatiba, Nova Odessa, Pirassununga, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo, Ibitinga, Matão, Orlândia, Guararema, Jandira, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Assis, Garça, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Adamantina, Dracena, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Iguape, Miracatu, Registro
Brodowski, Monte Alto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Catanduva, Fernandópolis, José Bonifácio, Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Bananal, Ilha Bela, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Avaré, Capela do Alto, Itapetininga, Piraju, Salto, São Manuel e Taquarituba.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA SEC
Secretaria de Estado da Cultura dá largada, em março, para o Circuito Cultural Paulista
De 11 de março até o mês de novembro, o programa do Governo de São Paulo apresenta espetáculos de circo, de teatro, de dança e de música em 70 cidades, sempre com entrada franca
O Circuito Cultural Paulista, programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos, chega ao seu quinto ano em 2011.
Nesta edição, são 70 as cidades participantes, do interior e litoral de São Paulo, que recebem apresentações de espetáculos de circo, teatro, dança e música até o mês de novembro. Todas as apresentações têm entrada franca.
Ao todo serão oito meses de atividades culturais gratuitas e cerca de 700 atrações. Entre os destaques da programação de março e abril estão espetáculos circenses do grupo Circo Vox: Curta Temporada, em Guairá, e Nostalgia, em Atibaia. Vale conferir também o espetáculo teatral Análise Comportamental e Crítica da Música Eduardo e Mônica, com direção de Fernanda D’Umbra, em Valparaíso. E o show da dama do samba paulista, Dona Inah, em Ibitinga.
“A proposta do Circuito Cultural Paulista é a formação de público e o acesso à diversidade artística pela população de diversas cidades do Estado. Uma forma de levar cultura de qualidade e de forma acessível para a população de todo o Estado”, afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura.
Os municípios participantes e que recebem pelo menos um evento cultural por mês são Andradina, Valparaíso, lha Solteira, Mirandópolis, Guairá, Agudos, Dois Córregos, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Itatiba, Nova Odessa, Pirassununga, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo, Ibitinga, Matão, Orlândia, Guararema, Jandira, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Assis, Garça, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Adamantina, Dracena, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Iguape, Miracatu, Registro
Brodowski, Monte Alto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Catanduva, Fernandópolis, José Bonifácio, Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Bananal, Ilha Bela, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Avaré, Capela do Alto, Itapetininga, Piraju, Salto, São Manuel e Taquarituba.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA SEC
sexta-feira, 11 de março de 2011
Concurso Cultural Ler é Preciso
Concurso Cultural Ler é Preciso
Com o tema "Vamos Cuidar da Vida", o Instituto Ecofuturo lança o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso. Cerca de 70 mil escolas, 6 mil bibliotecas públicas e comunitárias e 800 organizações sociais em todo o Brasil foram convidadas a ler, conversar e escrever sobre os cuidados com a vida, de forma alegre, leve e inteligente. A 7ª edição do Concurso será realizada 100% via internet. O site com as informações, o Passo a Passo para as escolas analisarem e selecionarem os textos mais expressivos e bem escritos que as representarão no Concurso e as instruções sobre Como Participar já está no ar. Inscrições até 30 de junho de 2011.
Com o tema "Vamos Cuidar da Vida", o Instituto Ecofuturo lança o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso. Cerca de 70 mil escolas, 6 mil bibliotecas públicas e comunitárias e 800 organizações sociais em todo o Brasil foram convidadas a ler, conversar e escrever sobre os cuidados com a vida, de forma alegre, leve e inteligente. A 7ª edição do Concurso será realizada 100% via internet. O site com as informações, o Passo a Passo para as escolas analisarem e selecionarem os textos mais expressivos e bem escritos que as representarão no Concurso e as instruções sobre Como Participar já está no ar. Inscrições até 30 de junho de 2011.
Prêmio São Paulo de Literatura
Prêmio São Paulo de Literatura
O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, por intermédio de sua SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, com sede na Rua Mauá 51, Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, representada por seu Secretário, Sr. Andrea Matarazzo, institui o Concurso PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2011, nos termos e condições estabelecidas neste Edital, que se regerá pela Lei Estadual nº 6.544/89, pela Lei Federal nº 8.666/93, e respectivas alterações, assim como pelas demais normas legais e regulamentares pertinentes à espécie, inclusive pela Resolução SC – 01/2011. Inscrições até 04 de abril de 2011.
Maiores Informações: http://www.cultura.sp.gov.br
O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, por intermédio de sua SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, com sede na Rua Mauá 51, Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, representada por seu Secretário, Sr. Andrea Matarazzo, institui o Concurso PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2011, nos termos e condições estabelecidas neste Edital, que se regerá pela Lei Estadual nº 6.544/89, pela Lei Federal nº 8.666/93, e respectivas alterações, assim como pelas demais normas legais e regulamentares pertinentes à espécie, inclusive pela Resolução SC – 01/2011. Inscrições até 04 de abril de 2011.
Maiores Informações: http://www.cultura.sp.gov.br
Prêmios Literários Cidade do Recife
oi publicado no último sábado (29), no Diário Oficial do Recife o decreto 25.677, com o regulamento para a concessão dos Prêmios Literários Cidade do Recife. As inscrições serão realizadas, a partir de 01 de fevereiro, até 31 de março de 2011, das 9h às 13h, no Conselho Municipal de Política Cultural, na Rua das Águas Verdes n° 08, Pátio de São Pedro, s/n°, São José.
Os Prêmios Literários serão atribuídos nas categorias: Prêmio Lucilo Varejão, destinado ao melhor livro de ficção (novela, romance ou contos); Prêmio Elpídio Câmara, destinado à melhor peça teatral; Prêmio Eugênio Coimbra Júnior, destinado ao melhor livro de poesia, e Prêmio Jordão Emerenciano, destinado ao melhor livro de ensaio.
Os vencedores terão direito a prêmios no valor de R$ 5.000,00 para cada uma das categorias e as obras premiadas serão inscritas no programa editorial do Conselho Municipal de Política Cultural, desde que permaneçam inéditas para publicação, até a concessão da premiação subsequente. Os autores premiados receberão certificados do Conselho Municipal de Política Cultural.
Nas remessas efetuadas pelo correio somente serão considerados inscritos os trabalhos postados dentro do prazo estabelecido para as inscrições. Os vencedores serão conhecidos no dia 5 de maio de 2011, no Diário Oficial do Recife e os resultados dos Prêmios Literários Cidade do Recife ficarão disponíveis no site da PCR Informações pelos telefones: 3355-3298 / 3355-3299 ou pelo e-mail do conselho: conselhodecultura@gmail.com
Maiores informações pelo site:http://www.recife.pe.gov.br/
Fonte:Concursos Literários
Os Prêmios Literários serão atribuídos nas categorias: Prêmio Lucilo Varejão, destinado ao melhor livro de ficção (novela, romance ou contos); Prêmio Elpídio Câmara, destinado à melhor peça teatral; Prêmio Eugênio Coimbra Júnior, destinado ao melhor livro de poesia, e Prêmio Jordão Emerenciano, destinado ao melhor livro de ensaio.
Os vencedores terão direito a prêmios no valor de R$ 5.000,00 para cada uma das categorias e as obras premiadas serão inscritas no programa editorial do Conselho Municipal de Política Cultural, desde que permaneçam inéditas para publicação, até a concessão da premiação subsequente. Os autores premiados receberão certificados do Conselho Municipal de Política Cultural.
Nas remessas efetuadas pelo correio somente serão considerados inscritos os trabalhos postados dentro do prazo estabelecido para as inscrições. Os vencedores serão conhecidos no dia 5 de maio de 2011, no Diário Oficial do Recife e os resultados dos Prêmios Literários Cidade do Recife ficarão disponíveis no site da PCR Informações pelos telefones: 3355-3298 / 3355-3299 ou pelo e-mail do conselho: conselhodecultura@gmail.com
Maiores informações pelo site:http://www.recife.pe.gov.br/
Fonte:Concursos Literários
9ª EDIÇÃO PRÊMIO PORTUGAL TELECOM DE LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Portugal Telecom
9ª EDIÇÃO PRÊMIO PORTUGAL TELECOM DE LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
De 1º a 27 de março de 2011, editores e/ou escritores podem inscrever seus livros no site. O Prêmio contempla anualmente as obras literárias de escritores de língua portuguesa (independentemente da sua nacionalidade), desde que tenham sido publicadas no Brasil.
Poderão concorrer obras nas categorias de romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia e autobiografia, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição no Brasil e publicados entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010, ou com primeira edição no exterior e publicados entre 1º de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2010, desde que tenham sido editados no Brasil em 2010.
Maiores informações pelo site: http://www.premioportugaltelecom.com.br
9ª EDIÇÃO PRÊMIO PORTUGAL TELECOM DE LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
De 1º a 27 de março de 2011, editores e/ou escritores podem inscrever seus livros no site. O Prêmio contempla anualmente as obras literárias de escritores de língua portuguesa (independentemente da sua nacionalidade), desde que tenham sido publicadas no Brasil.
Poderão concorrer obras nas categorias de romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia e autobiografia, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição no Brasil e publicados entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010, ou com primeira edição no exterior e publicados entre 1º de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2010, desde que tenham sido editados no Brasil em 2010.
Maiores informações pelo site: http://www.premioportugaltelecom.com.br
Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento
Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento
REGULAMENTO
Art. 1º - Promovido pela Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e pela Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí/SP (ADPCIM), o CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO tem por objetivo estimular a produção literária e incentivar a cultura premiando crônicas nacionais.
Art. 2º - Poderão participar do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO textos em língua portuguesa.
Art. 3º - O texto apresentado individualmente deverá ser inédito, seja na forma impressa, seja na forma eletrônica.
Art. 4º - Não serão aceitas nem obras póstumas nem assinadas por grupos.
Art. 5º - É vedada a participação de parentes – filhos, enteados, sobrinhos, primos, cônjuges (civil ou religiosamente casados ou em União Estável), irmãos, cunhados, pais, mães, padrastos, madrastas e avós – dos membros da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO.
Art. 6º - Cada concorrente poderá participar com APENAS UMA CRÔNICA, sendo vedada a co-autoria.
Art. 7º - O tema da crônica é livre.
Art. 8º - As crônicas não poderão exceder 2 (duas) páginas. Os autores devem utilizar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm (três centímetros).
Parágrafo único – O desrespeito às regras estabelecidas neste regulamento implica na desclassificação do concorrente.
Art. 9º - As inscrições estarão abertas de 1 (um) de fevereiro a 30 (trinta) de junho de 2011.
Art. 10 – Os trabalhos devem ser enviados pelos Correios em carta simples, registrada ou via Sedex para: CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO - Caixa Postal 457 – Maracaí/SP. CEP: 19840-000.
Parágrafo Primeiro – Os textos postados até 30 de junho de 2011, para tanto valendo o carimbo dos Correios, serão aceitos se chegarem impreterivelmente até 15 de julho de 2011. Os textos que chegarem após 15 de julho de 2011 serão automaticamente desconsiderados e imediatamente descartados.
Parágrafo Segundo – As entidades promotoras do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO não se responsabilizam pelas correspondências que não chegarem ao destino.
Art. 11 – Os textos, em 5 (cinco) vias, páginas devidamente numeradas, deverão conter o título (centralizado) e o pseudônimo do concorrente (alinhado à direita, logo após o título).
Art. 12 – Junto com esse material deve ser encaminhado um envelope menor, lacrado, identificado externamente apenas com o título do trabalho e o pseudônimo do concorrente. O envelope menor deverá conter o título e o pseudônimo do trabalho, o nome do autor, endereço completo, telefones, endereços eletrônicos (e-mails), fotocópia de RG e curriculum de, no máximo, 1000 (mil) caracteres.
Parágrafo Primeiro – Os candidatos maiores de 18 (dezoito) anos devem enviar fotocópia do CPF, número de conta corrente ou conta poupança em banco de abrangência nacional para que, eventualmente classificados, recebam o prêmio em dinheiro.
Parágrafo Segundo – Os candidatos menores de 18 (dezoito) anos, se classificados, deverão, no prazo de trinta dias após a divulgação dos resultados, enviar fotocópias do RG e do CPF do responsável, acompanhadas de autorização de recebimento dos valores e dos dados bancários (número de agência e de conta corrente ou conta poupança em banco de abrangência nacional).
Art. 13 – O julgamento será feito por uma Comissão composta de intelectuais de comprovado conhecimento literário.
Parágrafo Único – Os nomes e as biografias dos membros da Comissão Julgadora estarão disponíveis em fins de setembro.
Art. 14 – A avaliação dos textos será realizada considerando a originalidade, a criatividade, a qualidade técnica e o respeito às especificações do art.8º e do art. 11.
Art. 15 – As decisões da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora são irrecorríveis.
Art. 16 – Serão selecionados 5 (cinco) textos.
Art. 17 – Os resultados serão divulgados em 15 de outubro de 2011, no mural da Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e da Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí (ADPCIM); na página da internet do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO – e da ADPCIM e nos programas da UMAC – União Maracaiense de Associações Comunitárias – na rádio comunitária de Maracaí (SP).
Parágrafo Único – A comissão organizadora enviará aos meios de comunicação os resultados do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO não se responsabilizando, no entanto, pelo compromisso de divulgação nos mencionados meios de comunicação.
Art. 18 – Cinco concorrentes serão classificados e premiados da seguinte forma:
PRIMEIRO LUGAR: R$ 1.000,00 (mil reais) + certificado + livros
SEGUNDO LUGAR: R$ 500,00 (quinhentos reais) + certificado + livros
TERCEIRO LUGAR: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) + certificado + livros
QUARTO LUGAR: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) + certificado + livros
QUINTO LUGAR: R$ 100,00 (cem reais) + certificado + livros
Art. 19 – Após o término do concurso, os textos recebidos não serão devolvidos.
Art. 20 – A participação no CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
Art. 21 – Os casos omissos neste regulamento serão, de maneira irrecorrível, resolvidos pela Comissão Organizadora.
REGULAMENTO
Art. 1º - Promovido pela Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e pela Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí/SP (ADPCIM), o CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO tem por objetivo estimular a produção literária e incentivar a cultura premiando crônicas nacionais.
Art. 2º - Poderão participar do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO textos em língua portuguesa.
Art. 3º - O texto apresentado individualmente deverá ser inédito, seja na forma impressa, seja na forma eletrônica.
Art. 4º - Não serão aceitas nem obras póstumas nem assinadas por grupos.
Art. 5º - É vedada a participação de parentes – filhos, enteados, sobrinhos, primos, cônjuges (civil ou religiosamente casados ou em União Estável), irmãos, cunhados, pais, mães, padrastos, madrastas e avós – dos membros da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO.
Art. 6º - Cada concorrente poderá participar com APENAS UMA CRÔNICA, sendo vedada a co-autoria.
Art. 7º - O tema da crônica é livre.
Art. 8º - As crônicas não poderão exceder 2 (duas) páginas. Os autores devem utilizar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm (três centímetros).
Parágrafo único – O desrespeito às regras estabelecidas neste regulamento implica na desclassificação do concorrente.
Art. 9º - As inscrições estarão abertas de 1 (um) de fevereiro a 30 (trinta) de junho de 2011.
Art. 10 – Os trabalhos devem ser enviados pelos Correios em carta simples, registrada ou via Sedex para: CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO - Caixa Postal 457 – Maracaí/SP. CEP: 19840-000.
Parágrafo Primeiro – Os textos postados até 30 de junho de 2011, para tanto valendo o carimbo dos Correios, serão aceitos se chegarem impreterivelmente até 15 de julho de 2011. Os textos que chegarem após 15 de julho de 2011 serão automaticamente desconsiderados e imediatamente descartados.
Parágrafo Segundo – As entidades promotoras do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO não se responsabilizam pelas correspondências que não chegarem ao destino.
Art. 11 – Os textos, em 5 (cinco) vias, páginas devidamente numeradas, deverão conter o título (centralizado) e o pseudônimo do concorrente (alinhado à direita, logo após o título).
Art. 12 – Junto com esse material deve ser encaminhado um envelope menor, lacrado, identificado externamente apenas com o título do trabalho e o pseudônimo do concorrente. O envelope menor deverá conter o título e o pseudônimo do trabalho, o nome do autor, endereço completo, telefones, endereços eletrônicos (e-mails), fotocópia de RG e curriculum de, no máximo, 1000 (mil) caracteres.
Parágrafo Primeiro – Os candidatos maiores de 18 (dezoito) anos devem enviar fotocópia do CPF, número de conta corrente ou conta poupança em banco de abrangência nacional para que, eventualmente classificados, recebam o prêmio em dinheiro.
Parágrafo Segundo – Os candidatos menores de 18 (dezoito) anos, se classificados, deverão, no prazo de trinta dias após a divulgação dos resultados, enviar fotocópias do RG e do CPF do responsável, acompanhadas de autorização de recebimento dos valores e dos dados bancários (número de agência e de conta corrente ou conta poupança em banco de abrangência nacional).
Art. 13 – O julgamento será feito por uma Comissão composta de intelectuais de comprovado conhecimento literário.
Parágrafo Único – Os nomes e as biografias dos membros da Comissão Julgadora estarão disponíveis em fins de setembro.
Art. 14 – A avaliação dos textos será realizada considerando a originalidade, a criatividade, a qualidade técnica e o respeito às especificações do art.8º e do art. 11.
Art. 15 – As decisões da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora são irrecorríveis.
Art. 16 – Serão selecionados 5 (cinco) textos.
Art. 17 – Os resultados serão divulgados em 15 de outubro de 2011, no mural da Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e da Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí (ADPCIM); na página da internet do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO – e da ADPCIM e nos programas da UMAC – União Maracaiense de Associações Comunitárias – na rádio comunitária de Maracaí (SP).
Parágrafo Único – A comissão organizadora enviará aos meios de comunicação os resultados do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO não se responsabilizando, no entanto, pelo compromisso de divulgação nos mencionados meios de comunicação.
Art. 18 – Cinco concorrentes serão classificados e premiados da seguinte forma:
PRIMEIRO LUGAR: R$ 1.000,00 (mil reais) + certificado + livros
SEGUNDO LUGAR: R$ 500,00 (quinhentos reais) + certificado + livros
TERCEIRO LUGAR: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) + certificado + livros
QUARTO LUGAR: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) + certificado + livros
QUINTO LUGAR: R$ 100,00 (cem reais) + certificado + livros
Art. 19 – Após o término do concurso, os textos recebidos não serão devolvidos.
Art. 20 – A participação no CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
Art. 21 – Os casos omissos neste regulamento serão, de maneira irrecorrível, resolvidos pela Comissão Organizadora.
sábado, 22 de janeiro de 2011
Obras de Fernando Pessoa no Museu da Lígua Portuguesa
Exposição mostra a multiplicidade da obra do poeta que foi capaz de se reinventar por meio de seus heterônimos
Em Fernando Pessoa, plural como o universo, o público tem a oportunidade de conhecer, ou reconhecer, algumas das personas do poeta português, que se revelam nos versos assinados por seus heterônimos – personagens-poetas com identidade própria – e por Pessoa, “Ele-mesmo”, e a observar a interação entres esses e outros vários personagens literários criados, simultaneamente, ao longo de seus 47 anos de vida. Com curadoria de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith e projeto cenográfico assinado por Helio Eichbauer, a exposição mostra toda a multiplicidade da obra de Pessoa e pretende conduzir o visitante a uma viagem sensorial pelo universo do poeta, fazendo-o ler, ver, sentir e ouvir a materialidade de suas palavras.
Essa é a primeira vez que o Museu da Língua Portuguesa abriga uma exposição sobre um autor português. Depois de homenagear grandes nomes da literatura brasileira, como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Machado de Assis, o Museu apresenta a vida-obra ou obra-vida do poeta, autor do verso “Viver não é necessário; o que é necessário é criar”, por meio de textos, imagens e vídeos. O visitante tem a chance de ver algumas raridades, como a primeira edição do livro Mensagem, único publicado por ele em vida, e os dois números da revista Orpheu, um marco do modernismo em Portugal.
Para Carlos Felipe Moisés, um dos curadores, não é necessário conhecer previamente a obra do poeta para visitar a exposição. “Nosso propósito básico é levar Fernando Pessoa à vida do cidadão que não o conhece, e que, portanto, encontrará uma linguagem acessível, e àqueles que já estão familiarizados com seus versos, que terão a chance de descobrir aspectos e conceitos novos”. Moisés acredita que basta conviver com a obra de Pessoa para entendê-la. E afirma que isso deve ser feito em etapas para melhor assimilá-la. “Nossa intenção é provocar o público, fazer com que as pessoas fiquem intrigadas, inquietas e voltem para perceber a exposição de outras formas”. Segundo o também curador Richard Zenith, “a ideia é que essa relação também se estenda para fora dos domínios do Museu e seja atraente para os mais diferentes públicos”. Zenith espera que o visitante saia de lá disposto a ler e pesquisar sobre Pessoa.
Durante o percurso da exposição Fernando Pessoa, plural como o universo, o visitante entrará em contato com os versos de Alberto Caeiro, o “poeta da natureza”; Ricardo Reis, médico e discípulo de Caeiro; Álvaro de Campos, um engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa; Bernardo Soares, autor do Livro do Desassossego e considerado pelo próprio Pessoa um semi-heterônimo porque, como seu próprio criador explica, "não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade’; e de Pessoa, “Ele-mesmo”, considerado pelo próprio um ortônimo, em tom de ironia. Estarão expostos também poemas de heterônimos menos conhecidos e de algumas de suas personalidades literárias, como o Barão de Teive, o prosador suicida.
A exposição Fernando Pessoa, plural como o universo ficará em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2011 e é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do governo do Estado de São Paulo através do Museu da Língua Portuguesa (administrado pela Organização Social de Cultura Poiesis), com patrocínio da Rede Globo, do Itaú, do Banco Caixa Geral - Brasil e da Fundação Calouste Gulbenkian e apoio do Consulado Geral de Portugal, em São Paulo, da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, do Centro Cultural dos Correios, do Rio de Janeiro, e do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Exposição Fernando Pessoa, plural como o universo
Até 30 de janeiro de 2011
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3326-0775
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Fonte: Secretaria de Cultura
Em Fernando Pessoa, plural como o universo, o público tem a oportunidade de conhecer, ou reconhecer, algumas das personas do poeta português, que se revelam nos versos assinados por seus heterônimos – personagens-poetas com identidade própria – e por Pessoa, “Ele-mesmo”, e a observar a interação entres esses e outros vários personagens literários criados, simultaneamente, ao longo de seus 47 anos de vida. Com curadoria de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith e projeto cenográfico assinado por Helio Eichbauer, a exposição mostra toda a multiplicidade da obra de Pessoa e pretende conduzir o visitante a uma viagem sensorial pelo universo do poeta, fazendo-o ler, ver, sentir e ouvir a materialidade de suas palavras.
Essa é a primeira vez que o Museu da Língua Portuguesa abriga uma exposição sobre um autor português. Depois de homenagear grandes nomes da literatura brasileira, como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Machado de Assis, o Museu apresenta a vida-obra ou obra-vida do poeta, autor do verso “Viver não é necessário; o que é necessário é criar”, por meio de textos, imagens e vídeos. O visitante tem a chance de ver algumas raridades, como a primeira edição do livro Mensagem, único publicado por ele em vida, e os dois números da revista Orpheu, um marco do modernismo em Portugal.
Para Carlos Felipe Moisés, um dos curadores, não é necessário conhecer previamente a obra do poeta para visitar a exposição. “Nosso propósito básico é levar Fernando Pessoa à vida do cidadão que não o conhece, e que, portanto, encontrará uma linguagem acessível, e àqueles que já estão familiarizados com seus versos, que terão a chance de descobrir aspectos e conceitos novos”. Moisés acredita que basta conviver com a obra de Pessoa para entendê-la. E afirma que isso deve ser feito em etapas para melhor assimilá-la. “Nossa intenção é provocar o público, fazer com que as pessoas fiquem intrigadas, inquietas e voltem para perceber a exposição de outras formas”. Segundo o também curador Richard Zenith, “a ideia é que essa relação também se estenda para fora dos domínios do Museu e seja atraente para os mais diferentes públicos”. Zenith espera que o visitante saia de lá disposto a ler e pesquisar sobre Pessoa.
Durante o percurso da exposição Fernando Pessoa, plural como o universo, o visitante entrará em contato com os versos de Alberto Caeiro, o “poeta da natureza”; Ricardo Reis, médico e discípulo de Caeiro; Álvaro de Campos, um engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa; Bernardo Soares, autor do Livro do Desassossego e considerado pelo próprio Pessoa um semi-heterônimo porque, como seu próprio criador explica, "não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade’; e de Pessoa, “Ele-mesmo”, considerado pelo próprio um ortônimo, em tom de ironia. Estarão expostos também poemas de heterônimos menos conhecidos e de algumas de suas personalidades literárias, como o Barão de Teive, o prosador suicida.
A exposição Fernando Pessoa, plural como o universo ficará em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2011 e é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do governo do Estado de São Paulo através do Museu da Língua Portuguesa (administrado pela Organização Social de Cultura Poiesis), com patrocínio da Rede Globo, do Itaú, do Banco Caixa Geral - Brasil e da Fundação Calouste Gulbenkian e apoio do Consulado Geral de Portugal, em São Paulo, da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, do Centro Cultural dos Correios, do Rio de Janeiro, e do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Exposição Fernando Pessoa, plural como o universo
Até 30 de janeiro de 2011
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3326-0775
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Fonte: Secretaria de Cultura
Assinar:
Postagens (Atom)