segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Oficina de Criação Literária com Roniwalter Jatobá

Oficina de Criação Literária

No dia 18 de Novembro às 13h acontecerá na Biblioteca uma Oficina de Criação Literária com o escritor Roniwalter Jatobá. A oficina literária “A Arte da Escrita” tem o objetivo de ser um laboratório de criação dirigido aos interessados em desenvolver o potencial da escrita, estimulando a criação de textos e a capacidade de leitura. O foco será dirigido para os seguintes temas:Conhecimento de gêneros literários de narração: conto, crônica e romance.
A Oficina de Criação Literária terá duração de 4hs e todos os participantes recebrão certificados.
Para participar da Oficina é necessário efetuar a inscrição na Biblioteca Municipal ou pelo telefone (14)3298-9969.

Roniwalter Jatobá


Roniwalter Jatobá nasceu em 22 de julho de 1949 em Campanário, Minas Gerais. Aos dez anos foi morar em Campo Formoso, Bahia, onde concluiu, em 1964, o curso ginasial. Por alguns anos perambulou pelo sertão baiano, dirigindo um caminhão Ford e lendo nas muitas horas vagas. Em 1970, após servir o exército em Salvador, veio para São Paulo. Trabalhou como operário na Karmann-Ghia, no ABC, enquanto morava ao lado da Nitroquímica, em São Miguel Paulista. Entrou para a Editora Abril no final de 1973, na área gráfica, e cinco anos depois, auxiliado financeiramente pela empresa, formou-se em jornalismo. Foi redator das publicações infanto-juvenis desta editora e da Rio Gráfica (hoje Globo) e colaborou em Versus, Folha de S.Paulo, Movimento, Escrita, Ficção e outros. No final dos anos 70 viveu sete meses na Europa, num exílio voluntário. De volta ao Brasil foi redator do Nosso século, editor de textos de Movimento e Retrato do Brasil (fascículos), editor executivo de Saúde, Boa Forma e de publicações especiais da revista Corpo a Corpo; criou e dirigiu ainda a revista Memória e editou livros históricos na Eletropaulo.
Atuou, também, como cronista do Diário Popular. Publicou, entre outros, os livros Sabor de química (1977, Prêmio Escrita de Literatura), Crônicas da vida operária (1978, finalista do Prêmio Casa das Américas), Filhos do medo (1980), Viagem à montanha azul (1982), O pavão misterioso e outras memórias (1999, finalista do Prêmio Jabuti), Paragens (2004, finalista do Prêmio Jabuti), Trabalhadores do Brasil: histórias do povo brasileiro (1998, organizador) e Viagem ao outro lado do mundo (2009). Pela editora Nova Alexandria, publicou Rios sedentos (2006), voltado para o público infanto-juvenil, Contos Antológicos (2009) e, para a coleção “Jovens sem fronteiras”, O jovem Che Guevara (2004), O jovem JK (2005), O jovem Fidel Cas¬tro (2008) e O jovem Luiz Gonzaga (2009).

Oficina de Criação Literária com Roniwalter Jatobá

Oficina de Criação Literária

No dia 18 de Novembro às 13h acontecerá na Biblioteca uma Oficina de Criação Literária com o escritor Roniwalter Jatobá. A oficina literária “A Arte da Escrita” tem o objetivo de ser um laboratório de criação dirigido aos interessados em desenvolver o potencial da escrita, estimulando a criação de textos e a capacidade de leitura. O foco será dirigido para os seguintes temas:Conhecimento de gêneros literários de narração: conto, crônica e romance.
A Oficina de Criação Literária terá duração de 4hs e todos os participantes recebrão certificados.
Para participar da Oficina é necessário efetuar a inscrição na Biblioteca Municipal ou pelo telefone (14)3298-9969.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Escritor Hermes Machado



O escritor da Baixada Santista Hermes Machado esteve presente no Bate-Papo com Edney Silvestre e doou para o acervo da Biblioteca um exemplar de seu livro Vitória na XXV.

Bate-Papo com Edney Silvestre


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bate-Papo com o jornalista e escritor Edney Silvestre


Dia 19/10 às 14h o jornalista e escritor Edney Silvestre estará na Biblioteca Municipal para um Bate-Papo. O evento é gratuito e faz parte do programa Viagem Literária uma parceria da Secretaria de Cultura de São Paulo com as Bibliotecas Públicas. Para participar é necessário fazer a inscrição na Biblioteca.

Edney Silvestre é escritor e jornalista. Foi correspondente internacional do jornal O Globo e da TV Globo em Nova York, de 1991 a 2002. Entre suas coberturas marcantes estão os atentados às torres do World Trade Center, sendo o primeiro jornalista brasileiro a chegar ao local dos ataques. Atualmente vive no Rio, onde faz reportagens para o Jornal Nacional, o Bom Dia Brasil e o Jornal da Globo. Tem uma coluna semanal no RJTV e apresenta o programa Espaço Aberto Literatura, na Globonews. Publicou os livros de crônicas Dias de cachorro louco (1995), Outros tempos (2002) e Contestadores (2003). Participa das coletâneas Conversations with John Updike (1994, EUA), O livro das grandes reportagens (Globo), entre outras. Seu primeiro romance, Se eu fechar os olhos agora (2009), venceu o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Autor Estreante e ganhou o Prêmio Jabuti 2010 na categoria melhor Romance.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

V Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia

1 - O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus visa estimular novas produções literárias na modalidade Poesia e é dirigido a candidatos de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil ou no exterior, desde que seus trabalhos sejam escritos em língua portuguesa. Inscrição.:

2.1 - As inscrições estão abertas até 31 de dezembro de cada ano (acompanhada de CD ou disquete com o material inscrito), através dos correios, no seguinte endereço:

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus
Rua Sargento Camargo, 95-A, São Caetano
CEP 40391-152 - Salvador/BA

Ou via e-mail para: valdeck@hotmail.com

OBS: Inscrições via Correios que não vierem com todos os arquivos (poesia, minibiografia, endereço) em CD ou em disquete serão automaticamente desclassificadas.

3 - A inscrição se dá com o envio de 01 (um) poema, inédito ou não, com até 20 (vinte) linhas, versando sobre qualquer tema, e mais 5 (cinco) linhas de biografia. O autor pode enviar mais de uma poesia, mas apenas uma poderá ser selecionada. Cada autor responderá perante a lei por plágio, cópia indevida ou outro crime relacionado ao direito autoral. Não será selecionada nenhuma poesia que faça apologia ao uso de drogas, com conteúdo racista, preconceituoso, faça propaganda política ou contenha intolerância religiosa ou de culto.

3.1 - O simples ato de se inscrever implica na concordância do autor/escritor em ceder os direitos autorais de seu poema, apenas para a primeira edição do livro. O autor que desejar adquirir exemplares do livro deverá fazê-lo diretamente com a editora ou com o organizador do prêmio. A critério da organização do evento, os autores selecionados poderão receber um exemplar do livro.

3.2 - A comprovação da data de postagem validará a inscrição, que deverá vir acompanhada dos seguintes dados do autor/escritor: nome completo, endereço completo com CEP, número de RG e de CPF, telefone de contato com código DDD, e-mail, nome da obra e pequena biografia. Seleção.:

4 - Os poemas selecionados serão publicados na antologia. Premiação.:

5 - A premiação é a publicação do poema selecionado.

6 - Os casos omissos serão decididos soberanamente pela equipe promotora.

PROJETO PUBLICADO NO SITE DO PNLL DO MINISTÉRIO DA CULTURA

E-mail: valdeck@hotmail.com
Fone: (71) 8805-4708

Inscrições: até 31 de Dezembro de cada ano.

Prémio Literário Maria Ondina Braga 2011 - Portugal

Prémio Literário Maria Ondina Braga 2011 - Portugal
No intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, a Câmara Municipal de Braga, honrando a memória de Maria Ondina Braga, insigne escritora, nascida e falecida na cidade de Braga e cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e um grande motivo de orgulho para todos os bracarenses, instituiu o "Prémio Literário Maria Ondina Braga", cuja primeira edição ocorreu no ano de 2005.

Este prémio, cuja periodicidade bienal ocorre nos anos ímpares, é consagrado alternadamente às modalidades de ficção e poesia, géneros em que a patrona se notabilizou, sendo a edição do ano de 2011 destinada à ficção literária nas suas variedades de conto ou romance. No exercício da competência fixada no artº. 64º, nº.7, alínea a) da Lei nº. 169/99, de 18 de Setembro, e tendo em vista o disposto na alínea b) do nº 4, do citado artigo.
Inscrições: Até 31 de Dezembro de 2010.

Maiores informações no site: http://municipiobraga-documentos.blogspot.com/2009/11/regulamento-do-premio-literario-maria.html

Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil

7º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil

Segue aberta até o dia 30 de dezembro de 2010 as inscrições para o 7º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil.

Maiores informações podem ser obtidas pelo site: http://www.edicoessm.com.br/backend/public/images/SM%20-%20Regulamento%207BV.jpg

Prêmio Benvirá de Literatura Ficção 2010

Prêmio Benvirá de Literatura Ficção 2010

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio Benvirá de Literatura Ficção 2010. Com a finalidade de estimular a produção e divulgação das obras de escritores brasileiros, a Editora Saraiva institui o concurso, que também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: o livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país.

Autores já publicados ou não, de nacionalidade brasileira, poderão participar inscrevendo uma obra inédita de ficção, de tema livre escrita em língua portuguesa. Cada candidato poderá concorrer somente com 1 (um) original. O livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país.

Caberá ao vencedor, além da publicação da obra pelo selo Benvirá, um prêmio de R$30.000,00 (trinta mil reais). As inscrições deverão ocorrer no período de 12/08/2010 a 30/11/2010, somente através do site www.benvira.com.br.

Hora da Leitura completa um ano em Macatuba


Hora da Leitura completa um ano em Macatuba
Macatuba - O Teatro Municipal de Macatuba (46 quilômetros) ficou lotado anteontem para a comemoração do primeiro aniversário do projeto Hora da Leitura, desenvolvido pela rede municipal de ensino com o apoio da Zilor. O projeto consiste na narrativa de contos, fábulas e causos aos alunos, com o apoio de profissionais caracterizados no contexto das histórias.
O evento contou com a apresentação das crianças do projeto EducArtes, que usam latas como instrumentos musicais, além da contação de histórias pelas educadoras Rosana Maria Trevisan Ribeiro e Dalva Ananias da Silva. Além da população, o evento teve as presenças da diretoria da Zilor e do prefeito Coolidge Hercos Junior.
Para Cristiano Ramos de Souza, diretor de Gestão de Pessoas e Socioempresarial, programas como Hora da Leitura reforça o compromisso da empresa na educação para jovens, resultado de investimentos sociais da Zilor nas comunidades.
Durante um ano, a magia dos universos de Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Câmara Cascudo, Pedro Bandeira e de personagens como Pedro Malasartes deu vida imaginária aos alunos participantes do Hora da Leitura.
Um dos artifícios usados pelas contadoras de história é o recurso de criar suspense no desenrolar da trama.

FONTE: Jornal da Cidade - Bauru
http://www.jcnet.com.br/

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sessão Especial "Hora da Leitura"


Participem da Comemoração de um ano do projeto "Hora da Leitura" que será realizado dia 22/09 às 19h30 no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico. O projeto "Hora da Leitura" é uma parceria da Secretaria de Educação de Macatuba com a Zilor, o projeto é realizado semanalmente na Biblioteca Municipal e nas escolas municipais de Macatuba.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bate-Papo com a escritora de literatura infanto-juvenil Heloísa Prieto


No dia 21/09 às 14h a Biblioteca Municipal receberá para um Bate-papo a escritora de literatura infanto-juvenil Heloísa Prieto. O evento faz parte do programa Viagem Literária uma parceria da Secretaria de Cultura de São Paulo com as Bibliotecas Municipais.

Heloisa Prieto
Uma das grandes escritoras de literatura infanto-juvenil. Com 44 títulos publicados, é também colecionadora de prêmios de literatura. Já escreveu textos para teatro, cinema e TV, onde participou do Castelo Rá Tim Bum. Doutora em literatura francesa pela USP e Mestre em semiótica pela PUC, escreveu: Lá vem história outra vez; Balada; a série Mano Descobre, em parceria com o jornalista Gilberto Dimenstein e O Imperador Amarelo, com o psiquiatra e escritor Paulo Bloise.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Contação de histórias com Madalena Monteiro


Não percam dia 11 de agosto na Biblioteca Municipal a contadora de histórias Madalena Monteiro com o espetáculo DESTE E DE OUTRO MUNDO ,entremeados por cantigas folclóricas e outras brincadeiras da tradição oral, os contos Orelha de ferro, Como surgiu a noite e O macaco e a velha envolverão o público numa atmosfera de simbologias, imagens fantásticas, encantamento e ritmos. Prepare-se para uma incrível viagem imaginária a lugares deste e de outro mundo!

O evento é gratuito e contamos com a presença de todos.

Campanha de prevenção às drogas começa na próxima semana

Eventos devem mobilizar toda a cidade durante os 47 dias de campanha

Começa na próxima semana e vai até 30 de setembro a campanha de prevenção às drogas “Abrace a Vida”, promovida pelo governo municipal, Grupo de Multiplicadores, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Poder Judiciário e sociedade civil, tudo com o apoio da empresa Zilor.

Com o tema “Abrace a Vida, por uma Macatuba sem drogas”, a campanha tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre o problema das drogas e a importância da família no papel da prevenção.

Para cada público uma atividade diferente

Para atingir o maior número de famílias (pais e mães), os organizadores contam com o apoio de sindicatos, associações, Lions, Rotary, Maçonaria, Legião Mirim, igrejas e escolas. Essas instituições promovem o encontro com seu respectivo público de atuação e os organizadores da campanha coordenam os diálogos. Serão fornecidos materiais informativos com telefones e e-mail em caso de dúvidas, ajuda ou denúncias.

Para as quase três mil crianças das escolas municipais serão realizadas atividades conjuntas entre professores e profissionais da saúde, com foco na qualidade de vida e nos problemas trazidos pelo consumo do cigarro e o do álcool. Um jogo digital será utilizado nas aulas de informática. Serão distribuídas ainda pulseiras com a logomarca da campanha.

Os adolescentes – de 12 a 16 anos – têm à disposição um site com informações sobre as drogas mais consumidas, vídeos e um espaço para tirarem dúvidas. Quem acessar o site e participar com comentários em texto ou vídeo concorre a nove celulares. Há também um perfil no Orkut - que já conta com cerca de 400 macatubenses cadastrados. O site está disponível em www.macatuba.sp.gov.br/abraceavida.


Fonte: Prefeitura de Macatuba

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Prêmio São Paulo de Literatura 2010

Raimundo Carrero e Edney Silvestre são os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010
Os autores foram escolhidos pelo júri entre dez finalistas em cada categoria – Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano - Autor Estreante


O Prêmio São Paulo de Literatura, o maior em valor da Língua Portuguesa, foi concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, para os autores Raimundo Carrero e Edney Silvestre, nas categorias Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano - Autor Estreante, respectivamente. Pelo prêmio, os vencedores recebem R$ 200 mil cada. A divulgação dos vencedores foi realizada na segunda-feira (02.08), em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, que contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

"Incentivar a leitura em todos os momentos é um dos focos das ações do Governo do Estado de São Paulo. Por isso temos programas como o Viagem Literária, que leva autores renomados para conversas em bibliotecas públicas, o Festival da Mantiqueira, que promove a aproximação do público leitor com seus autores preferidos, e ainda o Prêmio São Paulo, que celebra os melhores romances publicados no ano", afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura.

Raimundo Carrero e Edney Silvestre foram eleitos vencedores a partir de 217 romances inscritos. Fizeram parte do júri: Walther Moreira Santos, Luiz Felipe Pondé, Moacyr Scliar, Plínio Martins e Valentim Facioli.

Fonte: Secretaria de Cultura São Paulo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo



Será realizada em São Paulo no Parque Anhembi a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A Bienal começa no dia 12 de agosto e encerra-se no dia 22 de agosto. A expectativa é de receber 700 mil visitantes ao longo dos 11 dias. O evento oferecerá, em um espaço de 60 mil m², 1.100 horas de atividades culturais, lançamentos de mais de 4 mil obras e mais de 2 milhões de livros em exposição ou à venda. A Bienal é o maior evento editorial das Américas e o terceiro maior do mundo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Livros Comprados

A Biblioteca Municipal adquiriu os lançamentos:

Crepúsculo - Stephenie Meyer
Ecplise - Stephenie Meyer
Lua Nova - Stephenie Meyer
1808 - Laurentino Gomes
Comer,rezar e amar - Elizabeth Gilbert
Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado -Ana Beatriz Barbosa Silva
A cabana - William Young
Pare de sabotar e dê a volta por cima - Flip Flippen
Cartas entre Amigos: sobre ganhar e perder - Gabriel Chalita e Fábio de Melo

Todos os livros encontram-se disponíveis para empréstimo.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Contação de Histórias com Madalena Monteiro

No dia 11 de Agosto a Biblioteca Municipal receberá a contadora de histórias Madelana Monteiro e o evento contará com duas sessões programadas para às 9hs e às 14hs. O evento é gratuito e contamos com a presença de todos.




DESTE E DE OUTRO MUNDO com Madalena Monteiro
Entremeados por cantigas folclóricas e outras brincadeiras da tradição oral, os contos Orelha de ferro, Como surgiu a noite e O macaco e a velha envolverão o público numa atmosfera de simbologias, imagens fantásticas, encantamento e ritmos. Prepare-se para uma incrível viagem imaginária a lugares deste e de outro mundo!

Madalena Monteiro é educadora e contadora de histórias. Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Didática da Alfabetização, integrou o Grupo Pé de Palavra de Contadores de Histórias e foi professora de Educação Infantil da Escola Vera Cruz. Ministra oficinas sobre a arte de contar histórias e seu uso na sala de aula, e é formadora de educadores na Comunidade Educativa - CEDAC.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Elvira Vigna na Biblioteca Municipal

A escritora Elvira Vigna esteve na Biblioteca Municipal no dia 23 de Junho às 10hs para um Bate-Papo com alunos da Escola Estadual Dr. Osmar Francisco da Conceição e participantes do evento. A escritora falou sobre seus livros e a importância da leitura na formação dos indivíduos.



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vem aí Elvira Vigna na Biblioteca Municipal


Dia 23 de Junho a Biblioteca Municipal recebe para um Bate-Papo a escritora Elvira Vigna. O evento é gratuito e faz parte do programa Viagem Literária.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bate-Papo com a escritora Elvira Vigna



Não percam dia 23 de Junho às 10hs na Biblioteca Municipal um Bate-Papo com a escritora Elvira Vigna.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Elvira Vigna na Biblioteca Municipal



Não percam dia 23 de Junho às 10hs na Biblioteca Municipal um Bate-Papo com a escritora Elvira Vigna. O evento faz parte do programa Viagem Literária.

Sinopse do livro Nada a Dizer
Nada a dizer é a história de um adultério, narrada do ponto de vista da mulher traída. No entanto, muito mais do que o inventário de perdas e danos em que costuma consistir esse tipo de relato, o que se encontra aqui é uma investigação minuciosa das motivações de cada um dos envolvidos, bem como uma discussão indireta das possibilidades de entendimento amoroso no mundo urbano contemporâneo.
Paulo e a mulher-narradora, cujo nome não é revelado, formam um casal de alternativos de meia-idade, experimentados nas revoluções políticas e comportamentais dos anos 1960, mas que parecem não ser capazes de lidar com questões mais atuais, como a fragmentação de identidades ou o pensamento cínico de um novo e vitorioso meio social. Os laços que os unem são abalados pela entrada em cena de uma amante vinte anos mais jovem e de perfil executivo, que tanto um quanto o outro não hesitariam, na juventude, em chamar de “burguês”.
A instabilidade marca a trajetória dos personagens. No início da narrativa, o casal de protagonistas acaba de se mudar
para São Paulo. As caixas e malas espalhadas aleatoriamente pela casa são o signo de uma desordem interior muito mais
profunda. Não por acaso, grande parte dos acontecimentos narrados ocorre em trânsito — na rua, em aeroportos, cafés,
hotéis de alta rotatividade — e as conversas cruciais se dão no espaço fluido dos e-mails, chats on-line e mensagens de
celular. A história que a narradora tenta desesperadamente reconstituir é volátil e inapreensível como a própria vida.
Elvira Vigna, a tarimbada autora de Coisas que os homens não entendem e Deixei ele lá e vim, também lançados pela
Companhia das Letras, dá a sua personagem/ narradora uma voz cuja lucidez implacável é modulada pelo ressentimento e
pela dor. O humor e a autoironia perpassam todo o texto, que pode ser lido como uma corajosa jornada de desnudamento
do autoengano em favor de uma descoberta do que ainda resta de afeto e franqueza nas relações entre os indivíduos.
A investigação da narradora é também, em grande medida, um balanço dos ideais libertários de sua juventude e sua difícil sobrevivência ante as relações humanas instáveis da contemporaneidade. Com sua prosa madura e envolvente, Elvira Vigna faz o leitor se engajar com espanto e prazer nessa expedição crua e dolorosa.

Dicas de leitura

Nossa dica de leitura é o livro Flores Azuis de Carola Saavedra que foi o vencedor do Prêmio APCA de melhor romance em 2008. Para você que se interessou pelo livro a Biblioteca Municipal possuí em seu acervo um exemplar do livro Flores Azuis de Carola Saavedra.

Sinopse do Livro
No apartamento para onde se mudou depois de se separar da mulher e da filhinha de três anos, um homem recebe uma carta destinada ao antigo morador e não resiste ao impulso de abri-la. É uma carta de amor, escrita por uma mulher e assinada simplesmente com a inicial 'A'. Também separada, a autora da carta repassa, inconformada,as últimas horas de seu relacionamento amoroso com o destinatário. Novas cartas chegam diariamente, sempre revisitando o dia da separação e acrescentando detalhes cada vez mais perversos aos acontecimentos. O homem que as recebe não apenas sucumbe ao desejo de lê-las como passa a viver em função disso, o que acaba por desestabilizar a sua relação com o trabalho, com a ex-mulher, com a filha e com a atual namorada, todas elas mulheres que ele não compreende e pelas quais se sente acuado. Desse extravio de correspondência, que talvez não seja tão acidental como parece à primeira vista, constrói-se aos poucos uma trama virtual que funde as trajetórias da misteriosa 'A' e do perplexo protagonista.

Fonte: Livraria Cultura

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Prêmio São Paulo de Literatura 2010

O Prêmio São Paulo de Literatura 2010 já tem seus finalistas:

Chico Buarque, João Ubaldo Ribeiro e o angolano Ondjaki estão entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, concedido pelo Governo de São Paulo. A lista com os escritores pré-selecionados foi anunciada pelo Governador Alberto Goldman durante sua passagem pelo III Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, no dia 29 de maio.

Lançado pela Secretaria de Estado da Cultura em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura é o maior em valor oferecido aos vencedores no país – são dois prêmios de R$ 200 mil, um para o melhor livro do ano, outro para o melhor livro de autor estreante. Os vencedores nas duas categorias serão anunciados no dia 2 de agosto, em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa.

Vale lembrar que, entre os finalistas deste ano, estão dois autores que participam do programa Viagem Literária, também da Secretaria da Cultura – e cujo objetivo é levar autores consagrados para conversas com o público de bibliotecas municipais. São eles Ivana Arruda Leite, indicada na categoria de autor estreante com o livro Hotel Novo Mundo, e Bernardo Carvalho, que concorre ao melhor livro do ano com o romance O Filho da Mãe.

Confira abaixo a lista dos indicados:

Categoria Melhor Livro do Ano (de 2009):
Bernardo Carvalho, O Filho da Mãe (Companhia das Letras)
Chico Buarque, Leite Derramado (Companhia das Letras)
João Ubaldo Ribeiro, O Albatroz Azul (Nova Fronteira)
Luiz Ruffato, Estive em Lisboa e lembrei de você (Companhia das Letras)
Ondjaki, Avó Dezanove e o Segredo dos soviéticos (Companhia das Letras)
Paulo Rodrigues, As vozes do sótão (Cosac Naify)
Raimundo Carrero, A minha alma é irmã de Deus (Record)
Reinaldo Moraes, Pornopopeia (Objetiva)
Ricardo Lísias, O livro dos Mandarins (Alfaguara)
Rodrigo Lacerda, Outra vida (Alfaguara)

Categoria Melhor Livro do Ano - Autor Estreante (de 2009):

Brisa Paim Duarte, A morte de Paula D. (Edufal - Alagoas)
Carlos de Brito e Mello, A passagem tensa dos corpos (Companhia das Letras)
Carol Bensimon, Sinuca embaixo d'água (Companhia das Letras)
Cíntia Lacroix, Sanga menor (Dublinense)
Claudia Lage, Mundos de Eufrásia (Record)
Edney Silvestre, Se eu fechar os olhos agora (Record)
Ivana Arruda Leite, Hotel Novo Mundo (Editora 34)
Ivone Castilho Benedetti, Immaculada (WMF Martins Fontes)
Lívia Sganzerla Jappe, Cisão (7 Letras)
Maria Carolina Maia, Ciranda de nós (Grua Livros)

Fonte: Secretaria de Cultura de São Paulo

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Processo Seletivo - OSAAS

A Organização Santo Antônio de Ação Sociasl - OSAAS de Macatuba, abre inscrição para o Processo Seletivo Público para os cargos: AUXILIAR DE SERVIÇOS (FEMININO), AUXILIAR DE SERVIÇOS (MASCULINO), FISIOTERAPEUTA, INSTRUTOR DE CANTO CORAL, INSTRUTOR DE DANÇA, INSTRUTOR DE INFORMÁTICA, MONITOR DE MENORES (MASCULINO), MONITOR ESPORTIVO, NUTRICIONISTA e PAJEM (FEMININO). As inscrições poderão ser realizadas no período de 07 a 20 de junho de 2010 através do endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br.

Maiores Informações: www.omconsultoria.com.br

Fotos do Viagem Literária 2009


João Silvério Trevisan

Fotos do Viagem Literária 2009


Ronaldo Correia de Brito

Fotos do Viagem Literária 2009


Rosana Rios

Fotos do Viagem Literária 2009


Baú de Histórias

Fotos do Viagem Literária 2009



Milton Hatoun

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Junho é mês de festa em Macatuba

Junho é mês de festa em Macatuba

No dia 13 de junho Macatuba completa 110 anos, e as festividades estão espalhadas por todo o mês.
Nos dias 7 e 12 a artista plástica Cássia Rando vem para Macatuba com a exposição "Do lixo ao luxo". A mostra é feita com peças de artesanato com material reciclável, o evento acontece no Teatro Municipal "Renata Licya dos Santos Ludovico". O horário de visitação é entre 9hs às 11hs e das 13hs às 16hs, a entrada é franca.
No dia 10 de junho está confirmada a vinda da peça teatral O Analista de Bagé. A apresentação está marcada para as 20hs, os ingressos custam R$20,00 antecipados, e R$30,00 na hora.
Dia 13 de junho, dia do aniversário de Macatuba, acontece o principal evento do calendário comemorativo aos 110 anos da cidade, é o tradicional Desfile Cívico, que acontece a partir das 9hs.
Já no dia 19 a praça Santo Antonio será palco de série da Feira Cultural Médio Tietê, que tem evento durante todo o dia. Às 9hs acontecera a abertura da feira de artesanato. Para às 13hs está prevista a apresentação dos jovens que integram o Projeto Guri. Às 14hs tem apresentação do projeto Educartes, com o espetáculo "Bate Lata". Às 14h30 a atração é uma apresentação de dança contemporânea, seguida por uma orquestra às 15hs. Após a orquestra, terá mais três apresentações musicais: Orquestra Camerata às 16hs, e uma banda de coreto às 17h30. A partir das 19hs, acontece a apresentação da peça teatral "Sereno da Flor" no Teatro Municipal, com entrada franca, e assim encerrando o dia. E no dia 23 de junho às 10hs acontecerá na Biblioteca Municipal de Macatuba um Bate-Papo com a escritora Elvira Vigna, o evento é gratuito.

Fonte: Acessa Macatuba, Jornal de Macatuba

quarta-feira, 2 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010

Conhecendo um pouco mais sobre a história da Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Macatuba, foi criada pela Lei nº210, de 19 de fevereiro de 1959, alterada pela Lei nº943, de 22 de setembro de 1978, hoje denominada Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade", através do Decreto nº440, de 17 de novembro de 1980 pelo prefeito Wladimir Humberto Vicente. Em agradecimento pela homenagem realizada o poeta Carlos Drummond de Andrade enviou ao prefeito em exercício uma carta de agradecimento e alguns exemplares de seus livros. A carta de agradecimento é considerada uma relíquia e encontra-se guardada na Biblioteca Municipal.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Informações para se tornar sócio da Biblioteca

Para se tornar sócio da Biblioteca é necessário:

●Ser residente na cidade de Macatuba;
●Apresentação de um documento de identidade (RG, RG Escolar do ano vigente ou Carteira de Motorista);
●Apresentação de comprovante de endereço atualizado;
●Menores de 18 anos deverão estar acompanhados ou do Pai, Mãe ou responsável maior de 18 anos e apresentar os seguintes documentos: Apresentação de um documento de identidade do responsável e da Criança (RG, RG Escolar do ano vigente, Carteira de Motorista e Certidão de nascimento no caso da criança não possuir outro documento.

Para maiores informações:

Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade"
Endereço: R: São Paulo 12-67 - Centro – Macatuba - SP
Telefone: (14) 3298-9969
Email: biblioteca.drummond@lpnet.com.br

III FESTIVAL DA MANTIQUEIRA

III FESTIVAL DA MANTIQUEIRA
Prosa, poesia e música. Agualusa, Ferreira Gullar e Arnaldo Antunes são destaques do III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura

De 28 a 30 de maio, em São Francisco Xavier, autores como Ferreira Gullar, Ronaldo Correia de Brito, Altair Martins, conversam com leitores, estudantes e professores em programação gratuita. Ao longo do evento, os nomes dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2010 serão divulgados
Três dias dedicados à literatura, em que o público tem acesso direto aos seus escritores preferidos, seja em conversas temáticas, em oficinas literárias e até mesmo nas ruas. Com uma programação diversificada e gratuita, o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura chega a sua terceira edição. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o evento vai de 28 a 30.05 (sexta-feira a domingo) no charmoso distrito de São Francisco Xavier (138 km de SP), em São José dos Campos. A programação completa estará no site www.cultura.sp.gov.br.
Local: Praça Cônego Antonio Manzi, centro de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (138 km de São Paulo e 59 km de São José dos Campos).


Fonte: Apaa Cultural

Concurso Literário

IX Prêmio Literário Livraria Asabeça 2010
A Livraria Asabeça organiza anualmente o Prêmio Literário Livraria Asabeça, com apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, residentes ou não no Brasil. O Prêmio tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira. Para 2010 será contemplado o gênero POESIA, dividido em três categorias: Juvenil (autores nascidos de 1993 até 1998), Adulta (autores nascidos de 1951 até 1992) e Terceira Idade (autores nascidos antes de 1950). Inscrições: 01 de maio de 2010 até 31 de julho de 2010.
Inscritos Categoria JUVENIL
Inscritos Categoria ADULTA
Inscritos Categoria TERCEIRA IDADE

INFORMAÇÕES:

asabeca2010@concursosliterarios.com.br
Telefone: (11) 3032.1179 ou (11) 3032.6501
http://www.asabeca.com.br/home.php

Concurso Literário

Prêmio SESC de Literatura
Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio SESC de Literatura. Lançado pelo SESC em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além da divulgação das obras, o Prêmio SESC também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC e SENAC em todo o país. Inscrições até 30 de setembro de 2010. Edital.

Informações:http://www.sesc.com.br/premiosesc/edital.html

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Hora da Leitura



Participem da Hora da Leitura, que acontece na Biblioteca Municipal “Carlos Drummond de Andrade”. Todas as segundas-feiras às 15hs.
O projeto é um incentivo às crianças em despertá-las para a leitura através da imaginação, aguçar a criatividade no mundo lúdico que os livros proporcionam.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Doação de livros

No dia 17/05 a Biblioteca Municipal recebeu diretamente dos Estados Unidos uma doação de livros da editora Bridge Publications INC, editora exclusiva das obras de não-ficção do autor L. Ron Hubbard. Entre os títulos doados estão: Dianética: a tese original, O caminho para a felicidade, Auto-Análise, Scientology: os fundamentos do trabalho, entre outros.

L. Ron Hubbard

L. Ron Hubbard é o Fundador de Cientologia. Ele descreveu a sua filosofia em mais de 5.000 obras, incluindo dezenas de livros, e em 3.000 conferências gravadas em fitas. Aqueles que empregam os seus ensinamentos para melhorarem a si mesmos e ajudarem os seus semelhantes vieram de todos os quadrantes da vida, enquanto eram estabelecidas missões e Igrejas de Cientologia nos seis continentes.Como homem foi aclamado universalmente, aclamação essa que inclui milhares de prémios e reconhecimento por parte de indivíduos, grupos e a popularidade sem precedente das suas obras entre pessoas de diferentes realidades, o que constitui apenas um indicador da eficácia das suas tecnologias.
O livro Guinness de Records Mundiais recentemente proclamou L. Ron Hubbard como o “autor mais traduzido” e também “o autor mais publicado”. Suas obras mais populares estão em 50 idiomas diferentes.
Fonte:Wikipédia

Doação de livros

A Biblioteca Municipal recebeu do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura um kit contendo 273 títulos que incluem best sellers como Harry Potter e o Cálice Sagrado, de J.K. Rowling; A cidade do sol, de Khaled Hosseini e Memórias de Minhas Putas Tristes, de Gabriel Garcia Marquez, entre muitos outros. Todos os livros já estão incluídos no acervo da Biblioteca e liberados para empréstimos.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Elvira Vigna



O programa Viagem Literária traz para um bate-papo a consagrada escritora Elvira Vigna. O evento é gratuito e será realizado no dia 23 de junho às 10hs na Biblioteca Municipal "Carlos Drummond de Andrade".

Escritora, ilustradora e jornalista, Elvira Vigna nasceu no Rio de Janeiro, em 1947. É diplomada em literatura pela Universidade de Nancy, França, e Mestre em Comunicação pela UFRJ. Especializou-se em Gravura no antigo Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro e estudou Design em Nova York. Publicou contos, livros infantis e sete romances: Sete anos e um dia (1988), Assassinato de Bebê Martê (1997), Às seis em ponto (1998), Coisas que os homens não entendem (2002), A um passo (2004), Deixei ele lá e vim (2006) e o mais recente Nada a dizer (2010). Premiada por seus livros e ilustrações, Elvira é também crítica de arte e atualmente escreve para o site Aguarrás.

Viagem Literária



O programa Viagem Literária está de volta em 2010.

O primeiro módulo "Bate-papo com o Escritor - literatura para todos" traz a consagrada escritora Elvira Vigna. O encontro acontece dia 23 de junho as 10hs na Biblioteca Municipal e todos estão convidados a participar.

Lançado em 2008, o programa Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as Bibliotecas públicas das cidades participantes.
O programa visa, por meio de atividades realizadas em bibliotecas e encontros com escritores consagrados, incentivar a leitura e aproximar ainda mais o público desses espaços.
As atividades pretendem ser uma “viagem” prazerosa pelo mundo literário, por meio de bate-papos com escritores e cronistas, oficinas de criação literária e contação de histórias.